Listamos todas informações que você precisa para pagar o IPVA 2022. Confira a seguir as principais informações e saiba quando e quanto pagar pelo seu veículo.

O que é o IPVA

Ele é um tributo anual calculado sobre o valor de mercado dos automôveis. Essa taxa representa em média 3% do preço do automóvel.

Para onde vai o dinheiro do IPVA

20% por cento do valor arrecadado vai para o Fundeb. O valor restante é dividido em partes iguais entre o estado e o município de registro do veículo.

O IPVA vai subir em 2022? 

Sim, o IPVA 2022 ficará mais caro, já que os preços dos automóveis valorizaram significativamente em 2021.

Seguro auto com desconto e cotação grátis em até 16 seguradoras é na Minuto Seguros.

Evite dor de cabeça: tenha um seguro auto.

Como calcular o IPVA?

Para calcular o valor você precisa: Preço do veículo em setembro do ano anterior. Aliquota do imposto no seu estado. Com isso, basta fazer o valor do veículo x aliquota.

Quem está isento do IPVA?

Apesar de ser um imposto obrigatório para a maioria dos proprietários, em alguns casos é possível ter isenção. Arraste e confira quem está isento.

Começo de ano é sempre o mesmo dilema: pagar o IPVA a vista ou parcelado. Arraste e confira as vantagens e desvantagens de cada um.

IPVA a vista ou parcelado?

O pagamento pode ser feito através do site da secretaria estadual de fazenda ou do Detran. Nesses sites, normalmente, você consegue emitir uma guia de pagamento do tributo atrasado.

O que fazer quando o IPVA está atrasado?