Recibo de compra e venda de veículos é essencial para realizar a transferência de propriedade. Saiba como fazer!

A Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) é o documento popularmente conhecido como recibo de compra e venda. Está anexado ao Registro do Veículo (CRV).

O que é ATPV?

No CRV ficam registradas todas as informações referentes ao veículo. Sem o recibo de compra e venda anexado, o comprador não pode fazer a transferência de propriedade e poderá ter problemas futuros.

Certificado de Registro do Veículo

Como preencher?

1. No campo “valor”, coloque a quantia pela qual o veículo foi vendido; 2. Preencha os dados do comprador (nome, RG, CPF/CNPJ e endereço); 3. Preencha a sessão “local e data”, com informações reais; 4. Colete a assinatura do proprietário; 5. Colete a assinatura do comprador; 6. Vá até um cartório para reconhecer firma de ambas as partes.

Simule online seu seguro e ainda economize na Minuto Seguros.

Cotações com as 16 maiores seguradoras do Brasil

Novo CRV Digital

Veículos registrados a partir e 2021 contam agora com o CRV digital, com o mesmo valor legal. Para carros mais antigos, o documento em papel moeda continua em vigência.

Perdeu o recibo?

Em caso de extravio, o proprietário pode solicitar a 2ª via do CRV pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou pelo site do Detran de seu Estado, mediante taxa e vistoria do veículo.

Transferência de veículo: como fazer e andar regularizado

Confira nosso conteúdo completo para saber tudo sobre a transferência de veículos.

Se interessou? Veja mais conteúdos