Descubra 7 consequências de não pagar o IPVA, que envolvem multas pesadas, apreensão do veículo, restrições legais e financeiras. Fique atento!

A inadimplência do IPVA resultará em multas e juros que serão adicionados ao valor original. Esses encargos podem aumentar rapidamente, tornando a dívida ainda mais difícil de quitar.

1. Multas e juros 

Caso a dívida do IPVA não seja regularizada, ela poderá ser encaminhada para protesto em cartório, o que levará à negativação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

2. Protesto e negativação 

Se o IPVA não for pago, o veículo não poderá ser licenciado. Isso significa que você estará impossibilitado de circular legalmente com o carro.

3. Licenciamento do veículo 

Caso você queira vender o veículo, a falta de pagamento do IPVA pode dificultar ou até mesmo impossibilitar a transferência de propriedade para o novo comprador.

4. Restrição na transferência 

Em casos extremos de inadimplência, o veículo pode ser apreendido e levado a leilão. O valor arrecadado no leilão será utilizado para quitar a dívida do imposto.

5. Leilão do veículo 

Em casos extremos de inadimplência, o veículo pode ser apreendido e levado a leilão. O valor arrecadado no leilão será utilizado para quitar a dívida do imposto.

5. Penalidades adicionais 

Muitas seguradoras exigem a comprovação do pagamento do IPVA para emitir a apólice. Portanto, a falta de pagamento pode resultar na recusa de cobertura.

6. Dificuldade na contratação de seguro 

O não pagamento impede o proprietário de receber a cobertura do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que oferece indenização em casos de acidentes.

7. Ausência de cobertura do DPVAT 

Quer saber mais sobre como parcelar IPVA atrasado? Nesta matéria, você vai entender como parcelar e realizar seu pagamento.

Saiba como parcelar IPVA atrasado de forma simples!

Se interessou? Veja mais conteúdos

5 veículos com o IPVA mais barato do Brasil

Indenização do DPVAT sem ter pago o seguro?