Home » Viagem

6 detalhes que não podem ser esquecidos ao fazer um plano de viagem

Detalhes que parecem pequenos, mas que na verdade, não são tão pequenos assim. Essa é a sensação das pessoas que estão fazendo um plano de viagem e ainda não sabem exatamente por onde começar.

Porque elaborar um plano de viagem?

plano de viagem -

Existem detalhes que não podem passar despercebidos em um plano de viagem. Afinal, se algo ficar para trás quando você pegar o avião ou cair na estrada, recuperar o que foi esquecido pode ser um grande problema. A dica é simples: se você quer que tudo saia perfeito durante a rota, a organização, sem sombra de dúvidas, é o primeiro passo.

Além do que, uma viagem tranquila e serena, faz toda a diferença, ainda mais para quem está tirando uns dias de folga. Fazer um bom plano de viagem evita os quase que inevitáveis imprevistos que podem estragar algo que era para ser 100% diversão.

A organização começa antes da definição do destino da sua viagem, seja ele internacional ou nacional. Ter em mãos papel e caneta para a listinha de tarefas e afazeres pode parecer arcaico, mas ajuda bastante.

Para os mais tecnológicos, nada contra usar o computador para definir as prioridades do seu plano de viagem. Entre essas peculiaridades, saber exatamente quanto tempo ficará longe de casa e quanto dinheiro poderá gastar, são as primeiras respostas que ajudarão a iniciar o planejamento e roteiro.

plano de viagem - Porque elaborar um plano de viagem?

E tão importante quanto essas definições é fazer um seguro viagem e, realmente, manter-se protegido de imprevistos que nenhum plano de viagem pode prever.

Existem inúmeros acontecimentos que, mesmo com os devidos cuidados e precauções, podem ocorrer. O momento de despachar a mala, por exemplo, é um mistério, afinal, com o grande índice de bagagens extraviadas, fica impossível saber se a sua chegará no destino final.

Além disso, estar respaldado com um seguro para casos de necessidade de atendimentos médicos é essencial. Isso tem grande importância ainda mais pelo altíssimo custo desses serviços fora do Brasil. Não deixe de considerar isso no seu plano de viagem.

Faça seu seguro viagem agora mesmo com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora online do país e iremos oferecer um plano de acordo com as suas necessidades. Para fazer uma cotação, preencha o formulário, clique no botão ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Voltando a pensar em como realizar um bom plano de viagem, há diversas questões que precisam ser consideradas, começando pela companhia para o passeio que será feito: viagem sozinho, viagem romântica a dois, viagem em grupo, viagem com amigos…  todos esses pontos têm relevância e vamos mostrar o porquê logo abaixo.

Questões a serem consideradas para um bom plano de viagem

O plano de viagem começa com a companhia

plano de viagem - O plano de viagem começa com a companhia

Essa definição pode influenciar, por exemplo, nos custos da sua viagem. Também é importante ressaltar que em uma viagem em grupo existe o perigo de que as pessoas comecem a definir o roteiro por você, o que pode tornar a experiência frustrante.

Por isso, pense bem e escolha como e com quem será a sua viagem. O seu melhor amigo, por exemplo, pode ter uma ideia de viagem totalmente diferente da sua. Então, não deixe de considerar essa questão no seu plano de viagem e, com essa definição em mente, parta para os próximos passos.

A hospedagem é fundamental para o plano de viagem

plano de viagem - A hospedagem é fundamental para o plano de viagem

Como os custos da viagem também são bem importantes aqui, saber qual tipo de hospedagem você pretende ajuda nas buscas.

Se estiver decidido a ficar em hotéis, por exemplo, usar um site que compare opções de hospedagem otimiza o seu tempo e seu plano de viagem. Se irá ficar em hostels ou albergues, tente buscar o melhor custo-benefício, não apenas valores baixos. Faz muita diferença depois de um dia cansativo ter que dormir numa cama ruim e desconfortável.

Atualmente, existem as opções de alugar casas, quartos ou espaços de pessoas que moram na região, por meio do Airbnb. Nessa opção, a sensação de ser um morador local é maior e vale passar por essa experiência, pelo menos uma vez na vida.

A organização da mala também conta no plano de viagem

plano de viagem - A organização da mala também conta no plano de viagem

Um bom plano de viagem passa pela organização da mala ou mochila ideal para você: primeiramente, faça uma lista das peças que pretende levar, levando em consideração os eventos que pretende participar durante a viagem ou os locais que irá frequentar. De nada adianta levar um vestido longo se você irá passar uma semana andando nas trilhas de Machu Picchu.

Também é muito bom fazer uma pesquisa sobre o clima do local. Isso faz com que apenas as peças próprias para esse clima sejam incluídas na bagagem. É claro que, pelo menos uma peça distinta deve ser levada, para casos como a mudança repentina de clima. Um exemplo disso é que mesmo sendo um local de clima frio, sempre vale a pena levar uma roupa de banho e um chinelo para sua viagem.

No plano de viagem, começar a fazer as malas com uma semana de antecedência é parte essencial e que ajuda muito na calmaria pré-viagem. Deixar para arrumar a mala na correria sempre causa algum esquecimento ou te faz levar aquela peça de roupa desnecessária.

Separe os documentos necessários para a viagem

plano de viagem - Separe os documentos necessários para a viagem

Para alguns países é imprescindível o visto para entrada, como os Estados Unidos. Caso ainda não tenha tirado o visto, nem o passaporte, providencie o quanto antes e não deixe tudo para a última hora, com o perigo de não conseguir embarcar. Considerar isso no seu plano de viagem é imprescindível.

Não é incomum que alguns países também solicitem que o turista tome algum tipo de vacina para entrar no país e comprovem isso com uma documentação internacional. Fique de olho nas regras de cada nação e pesquise bastante de achar que está tudo pronto.

Faça uma lista de todos os lugares que pretende visitar

plano de viagem - Faça uma lista de todos os lugares que pretende visitar

O plano de viagem não existe se não há uma lista separada com os melhores locais de cada cidade. Cada lugar tem a sua particularidade mas, certamente, há lugares que você não pode deixar de visitar. Anote todos esses itens e, em média, quanto tempo levará para conhecê-los.

Inclua as formas de locomoção no seu plano de viagem

plano de viagem - Inclua as formas de locomoção no seu plano de viagem

Pode parecer besteira, mas isso é muito importante, afinal, nem todas as cidades podem ter pontos de fácil acesso. E aí é necessário ter planejado como será a locomoção: aluguel de carro, transporte público, táxis, Uber, etc…

Para finalizar seu plano de viagem, faça uma pesquisa sobre as melhores formas de se deslocar no destino escolhido e entre os pontos turísticos. Algumas vezes, compensa mais ir de carro, outras, de metrô…

Agora que você já sabe como fazer o plano de viagem ideal, só falta decidir seu destino e colocar a mão na massa! Nosso blog está cheio de dicas sensacionais destinos para viagens inesquecíveis. Não deixe de conferir!

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *