1. Home
  2. »
  3. Residencial

Limpeza de casa contra o Coronavírus: 3 dicas para se proteger

Em tempos de uma pandemia que assola o mundo inteiro, resguardar-se e tomar as devidas precauções, principalmente em casa, local que estamos passando a maior parte do tempo, é fundamental. Só que, com tantas recomendações, às vezes algumas dúvidas pairam no ar. Qual produto usar? Onde as bactérias tendem a se concentrar? Como realizar uma boa limpeza de casa para evitar o coronavírus?

limpeza de casa coronavírus

Essas são algumas questões básicas que queremos te ajudar a responder e assim vamos juntos poder influenciar positivamente na propagação de cuidados essenciais que foquem no controle do contágio com o vírus.

Recentemente, demos algumas dicas de como fazer a higienização do carro para evitar o coronavírus. Mas, agora, queremos focar na residência e em todos os cantos possíveis do seu lar.

Fazer a limpeza de casa contra a COVID-19 de forma adequada é indispensável. Segundo orientações de infectologistas e profissionais do ramo, uma limpeza pesada, que abrange todos os cômodos, normalmente deve ser realizada de 15 em 15 dias. Contudo, devido à pandemia do coronavírus, esse tempo deve ser encurtado para 7 em 7 dias.

Esse é apenas um dos esforços a serem adotados para sua residência e para as pessoas que habitam esse lar. E, por falar em cuidados com a casa e com todas as pessoas que habitam nela, fazer um Seguro Residencial é outra forma de preservação e segurança.

Proteja sua casa com o Seguro Residencial

Por isso, se você ainda não contratou seguro para sua casa, não perca mais tempo e fale com a Minuto Seguros agora mesmo. Somos a maior corretora online do Brasil. Nós trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado, o que é um grande diferencial do ramo. Por conta disso, garantimos uma proposta que seja adequada às suas necessidades.

Para contratar o seu seguro residencial com a Minuto, basta solicitar uma cotação, preenchendo o nosso formulário online clicando no botão abaixo. Se preferir, há a opção de ligar gratuitamente para o número 0800 773 3000 e falar com um de nossos consultores. Estamos prontos para atendê-lo com a nossa premiada excelência em atendimento.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO RESIDENCIAL

Agora, retomando o assunto da limpeza de casa para evitar o coronavírus, veja os principais tópicos abaixo.

Como fazer limpeza de casa para evitar o coronavírus? <h2>

Ao fazer a limpeza da casa para evitar o coronavírus, a indicação é que o início seja nos cômodos mais íntimos, como os banheiros e os quartos. Depois disso, aí sim, passe para os cômodos onde há mais convívio social, como a cozinha, sala de jantar e sala de estar. 

Essa ordem de limpeza tem um bom motivo: quem está limpando vai liberando quartos e suítes para que as pessoas possam ficar acomodadas, evitando trânsito na residência. Para quem tem crianças, essa é uma dica muito importante e que fará toda diferença.

Lembre-se que, depois de definir a priorização entre os cômodos, dentro de cada local também há uma ordem para ser seguida, justamente pensando em eliminar possíveis concentrações do vírus.

Dentro dos dormitórios, banheiros, cozinha ou quaisquer que sejam os cômodos, foque primeiramente na limpeza das superfícies com os produtos adequados (falaremos abaixo). São lá que, provavelmente, há o acúmulo de vírus e bactérias, por conta de espirros, tossidas, contato constante de mãos etc.

Quarto

No quarto, opte por fazer a troca da roupa de cama. Se tiver uma janela ou varanda de fácil acesso, o indicado é que você bata a roupa para eliminar pelos, cabelos, possíveis farelos de comida e outras sujeiras que se aglomeram em cima do lençol, principalmente.

Banheiro e cozinha

Já no banheiro ou cozinha, a primeira tarefa a ser feita é a remoção do lixo por motivos óbvios – aglomeração de bactérias, dejetos, sujeiras e afins.

1. Escolha bem a sequência para a limpeza dos cômodos 

limpeza covid-19

Essa dica vai servir para qualquer cômodo que você for limpar: sempre comece de cima e vá indo para baixo. Não deixe de limpar lustres, ventiladores de teto, ar-condicionado e afins. Depois, passe para estantes, prateleiras, bancadas, puxadores. 

O motivo é simples: ao final dessa limpeza, todo o pó e sujeira retirada dos móveis estará no chão. Além disso, essa limpeza, como citado anteriormente, elimina os principais “focos” das bactérias e vírus: as superfícies dos móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, entre outros.

Para o chão, evite a vassoura, pois ela espalha uma parte do pó e pode lhe causar retrabalho. Se tiver, dê preferência por um aspirador de pó e, na sequência, passe um pano úmido com desinfetante. Dessa forma você garante móveis e superfícies limpas, sem contar o chão, que estará livre das sujeiras e bactérias.

2. Utilize os produtos certos para limpar a casa contra o coronavírus 

limpeza de casa coronavírus

Aqui, felizmente, não tem muito segredo. Para fazer uma boa limpeza de casa contra o coronavírus, alguns produtos são excelentes. Vamos listá-los abaixo para você garanti-los na sua próxima compra. 

Entre os produtos abaixo não há um com mais ou menos eficácia, todos matam o vírus da mesma forma, pois todos “quebram” a camada de gordura que envolve o vírus, tornando-o assim incapaz de infectar pessoas.

  • Desinfetantes, como o Lysoform;
  • Água e sabão;
  • Álcool 70%;
  • Limpador multiuso;
  • Água sanitária.

Para superfícies, pode usar o álcool 70% num pano e realizar a limpeza diretamente. Se preferir, também é possível fazer misturas, de acordo com o indicado em cada embalagem, sempre com o auxílio de um pano e de luvas.

Para limpeza do chão, por exemplo, o ideal é sempre fazer a diluição num balde, de acordo com o que é indicado na embalagem do produto escolhido.

3. Utilize equipamentos de segurança 

luvas coronavírus

Entre os equipamentos para serem utilizados durante a limpeza da casa, não se esqueça das luvas e da máscara. Além da proteção contra vírus, inclusive o causador da COVID-19, esses itens lhe resguardam dos produtos utilizados. Muitos deles são agressivos para a pele e podem, também, fazer mal para a respiração. 

Ah! E não se esqueça de estar sempre calçado. Não faça limpezas descalço, pois você estará em contato com a sujeira e pode sofrer alguma queda por conta de pisos escorregadios.

Quais locais devo limpar com mais frequência para evitar a COVID-19?

limpeza de casa coronavírus

Neste caso, se você pretende fazer limpezas diárias em alguns cômodos, opte, em primeiro lugar, pelos banheiros. Por lá a concentração de bactérias e outros microorganismos é muito maior, além de se propagarem facilmente por ser um ambiente fechado e úmido. 

Falando especificamente de lugares dentro dos cômodos, todos os móveis, principalmente em suas superfícies, devem ser limpos. Tampo de mesa, racks ou estantes, em cima do fogão, pias de cozinha, banheiro ou lavanderia, maçanetas, criados-mudos, pegadores de armários e guarda-roupas, interruptores… Todos os lugares que estão em contato constante com as mãos devem ser higienizados frequentemente e com todo o cuidado.  

De quanto em quanto tempo devo limpar a casa por causa do coronavírus? 

O ideal é que seja feita uma limpeza dentro de casa, passando por todos os cômodos, de 7 em 7 dias. Claro que, entre esse período semanal, uma manutenção com aspirador, pano úmido e higienização com álcool é interessante.

Posso fazer a limpeza se houver alguém infectado com COVID-19 em casa? 

O ideal mesmo é que a pessoa infectada faça a limpeza do cômodo que ela estiver. Caso isso não seja possível por conta da sua situação clínica, alguns cuidados devem ser tomados. Primeiramente, entre no ambiente de luvas e máscara e, em hipótese alguma, retire-os ou leve as mãos ao seu rosto, mesmo estando de luva.

Após a limpeza, descarte as luvas e a máscara utilizadas e coloque-as, de preferência em duas sacolas antes de jogá-las no lixo. Isso evita contaminações cruzadas. Após isso, higienize muito bem as suas mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO RESIDENCIAL

Ficou com alguma dúvida sobre como limpar a casa para evitar o coronavírus? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo!

3.25 / 16 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *