Nova CNH: modelo inédito do documento chegará em 2019

Foi publicado na primeira semana de dezembro a aprovação da nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que busca melhorar a segurança da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e reduzir as chances de fraude no documento de habilitação. O destaque da nova CNH fica por conta da estrutura, aparência e tecnologia aplicada. Em breve, ela será feita com plástico deixando-a semelhante a um cartão de crédito, além de contar com um microchip em seu interior, capaz de salvar dados do motorista.

Nova CNH

Com a nova aparência, será mais simples e prático de fazer o uso do documento em determinadas situações. Por exemplo: graças ao microchip implantado é possível realizar maior proveito do documento.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Devido ao formato “cartão inteligente” no verso do documento, o mesmo poderá ser usado para fazer pagamentos de pedágios ou transporte públicos e até acessar prédios e universidades. Quando nos referimos a identificação biométrica, a CNH poderá ser usada, devido as digitais gravadas no microchip, para validação de identidade em bancos e outros serviços públicos.

Nova CNH - verso

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) fará a segurança dos dados armazenados e afirma que não há risco de leitura de dados sigilosos do motorista.

Em caso de roubo da CNH, o condutor deverá solicitar o bloqueio do documento para impedir o uso de sua conta e acesso a outros dados. Para fazer o bloqueio, o usuário deverá acessar o portal de serviços do Denatran.

Prazo para chegada na nova CNH

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve estar em vigor em todas as instituições e órgãos executivas de trânsito do Brasil até o dia 1° de janeiro de 2019.

Aqueles que possuem a CNH com data de vencimento posterior ao novo visual, não precisará se preocupar em fazer a troca, pois o mesmo receberá a nova apenas quando for necessária a renovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *