• Fale conosco

Se eu perder meus documentos, o que posso fazer?

Já pensou na possibilidade de perder os documentos no meio de uma viagem? Se você está planejando viajar, é melhor atentar-se a esse risco, pois ele existe e é necessário ter conhecimento sobre o que fazer caso ocorra. O seguro viagem é a melhor alternativa, pois ele lhe auxilia caso ocorra uma emergência, além de dar suporte em caso de outros problemas, como o extravio de bagagens, necessidade de atendimento médico, entre outras coisas.


Ao viajar, o intuito é de que o roteiro seja o mais proveitoso possível, mas levar em consideração que problemas podem surgir é extremamente importante. Por isso, fazer um seguro viagem antes de embarcar é uma atitude prudente de qualquer viajante. O produto tem um custo acessível e pode oferecer coberturas extremamente interessantes, até mesmo para quem viaja com a intenção de praticar esportes radicais, como as famosas escaladas naqueles lugares tão incríveis que parecem ter saído da ficção.


Leve em consideração que muitos imprevistos podem acontecer durante uma viagem, como a necessidade de atendimento médico no exterior, alguma emergência ou ter suas malas extraviadas, por esses motivos, é indicado contratar um seguro viagem e manter-se sempre protegido contra qualquer situação indesejada.


O que pode acontecer se eu perder os documentos?


A perda de documentos é extremamente crítica, pois pode acarretar em uma série de complicações durante a viagem. Se a pessoa que encontrar os seus documentos tiver más intenções, ela pode usá-lo para diversas ações, tais como: fazer compras, empréstimo no banco e até sair do país em seu nome. São situações extremamente delicadas e bem complexas de serem resolvidas.


A principal dica para estes casos é evitar ao máximo andar com documentos de suma importância, como o passaporte. Leve o RG ou CNH como identificação, mas mantenha o passaporte protegido. Se possível, uma cópia autenticada desses documentos é a melhor alternativa para evitar perdas e gerar estresse durante a viagem.


O que devo fazer quando perder os documentos?


É necessário tomar providências imediatas. Primeiramente, você pode contatar a sua seguradora ou a Minuto Seguros, ambas vão passar orientações de como proceder diante dessa situação.


As instruções podem variar de acordo com o local onde você está, seja no Brasil ou mesmo fora dele. Caso você esteja fora do país, comunique diretamente o órgão responsável daquele local e faça um B.O (Boletim de Ocorrência), registrando a perda do documento. O mesmo procedimento vale para quem estiver dentro do Brasil.


Após fazer o B.O, dirija-se para a embaixada ou Consulado Brasileiro. Nestes dois lugares você deverá solicitar um novo passaporte, que provavelmente custará o dobro do preço do passaporte no Brasil, e demorará cerca de 7 a 10 dias para ficar disponível.


E se o meu voo for antes da retirada do passaporte?


Se o seu vôo for antes do prazo para a retirada do passaporte,  solicite um comunicado de autorização para embarcar diretamente para o Brasil. Caso seja necessário um desvio ou escala em outro país, lembre-se de fazer o comunicado no mesmo instante.


Se você estiver no Brasil, vá até uma delegacia e realize um B.O. Com a cópia do B.O em mãos, você poderá embarcar e seguir viagem. O registro é uma proteção que lhe ampara nas viagens e lhe permite realizar os voos nacionalmente.


Faça um seguro viagem com a Minuto


Para fazer um seguro viagem, conte com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil, para fazer a sua cotação do seguro e lhe oferecer amparo para sanar todas as dúvidas.


Nós temos um atendimento humano, pronto para lhe oferecer os melhores planos e coberturas para cada situação, seja uma viagem nacional ou internacional. Entre em nosso site e preencha o formulário, ou se preferir, ligue no 0300 773 3000 e faça sua cotação diretamente com um consultor.