Minuto Seguros

O Que é IDT no Seguro Residencial?

O Seguro Residencial tem por finalidade proteger a residência e patrimônio do segurado. Ele tem como base cobrir questões relacionadas à estrutura física do local, mas há outras opções que podem englobar eletrodomésticos, eletroeletrônicos e outros bens. Esses adicionais podem ser contratados durante a negociação com o seu corretor de seguros.

E entre as coberturas adicionais do Seguro Residencial há o IDT, que significa Incêndio Decorrente de Tumulto, uma opção pouco conhecida, mas que, para determinados casos e localidades, pode ser fundamental. Para quem mora em bairros centrais de grandes cidades, que concentram manifestações, tumultos e afins, essa contratação pode ser essencial.

O que significa IDT Seguro Residencial?

Nós já adiantamos essa resposta, mas, caso você esteja se perguntando o que significa IDT no Seguro Residencial, é uma cobertura presente em algumas apólices constando como básica e que significa Incêndio Decorrente de Tumulto. Ou seja, essa é uma cobertura focada na possibilidade da sua residência ser incendiado em decorrência de um tumulto, como manifestações e depredações, geralmente ocorrido em protestos em áreas urbanas.

O que o IDT cobre?

Agora que você já sabe o que é IDT no Seguro Residencial, deve estar se perguntando exatamente o que ele cobre. Para que essa cobertura seja válida e o segurado receba a indenização, entende-se que tumulto é qualquer aglomeração de pessoas que estejam perturbando a ordem pública.

 Portanto, o IDT se aplica caso esse aglomerado de pessoas causem um incêndio na residência, seja ele acidental ou não. O incêndio pode ser decorrente de vandalismos na rede elétrica, por exemplo, ou mesmo a partir de instrumentos inflamáveis.

Qual a diferença do IDT para a cobertura de incêndio tradicional

A cobertura de incêndio, básica e presente em todas as apólices, é diferente da cobertura IDT, focada somente em incêndios decorrentes de tumultos e aglomerações. A cobertura básica envolve outras situações, mais corriqueiras. Por ser essencial, ela está presente em todas as apólices de Seguro Residência por uma obrigatoriedade da SUSEP.

Abaixo estão listadas algumas situações cobertas pela cobertura de incêndio básica.

O que está dentro da cobertura de incêndio básica

Raios

A queda de um raio pode ocasionar um incêndio na residência, principalmente devido à rede elétrica. Mas há também incêndios gerados por outras fontes, como aparelhos eletrônicos ou eletrodomésticos danificados. Caso isso aconteça na sua casa, haverá cobertura.

Explosão

Quando ocorre um incêndio causado pela explosão de algum aparelho, eletrodoméstico, produto químico inflamável ou vazamento de gás. Nestes casos, a cobertura também se faz presente.

Contrate um seguro residencial com IDT na Minuto Seguros

Descobriu o que é IDT no Seguro Residencial e se interessou em garantir essa cobertura para o seu lar? Assegure a sua tranquilidade e adicione todas as coberturas que fazem sentido para você, como a IDT, contratando seu Seguro Residencial com a Minuto Seguros. Somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do mercado.

Para cotar, basta preencher o formulário online. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com nossos consultores especialistas em seguros residenciais.

Cote grátis