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Se eu trocar de carro durante a vigência do seguro, o que devo fazer?

Não é incomum que, durante a vigência da apólice de seguro, as pessoas necessitem realizar algumas alterações por conta de mudanças, sejam elas em relação ao modelo do carro, perfil do motorista, CEP de circulação, inclusão ou exclusão de coberturas, etc. Quando isso acontece, é necessário que o segurado entre, imediatamente, em contato com a seguradora ou com a corretora, no caso a Minuto Seguros, solicitando um endosso de seguro.


Ao fazer isso, a Minuto Seguros, irá comparar as diferenças de preço e de risco do veículo antigo em relação ao novo. Se houver algo significativo, o valor pode aumentar ou diminuir, ou seja, você poderá pagar a mais para modificar o carro na apólice ou até receber algum dinheiro de volta. Após esse processo, será reemitido uma nova apólice do seguro com os dados do novo veículo, garantindo que a cobertura permaneça vigente e você não tenha nenhum problema.


O que é endosso de seguro?


Endosso é o documento pelo qual são feitas as alterações na sua apólice do seguro quando necessário, por exemplo, quando você troca o carro durante a vigência da apólice. Em termos mais técnicos, é conhecido como aditivo do contrato de seguro. Esse documento irá formalizar e efetivar a mudança em relação à troca de veículo que ocorreu. O processo de endosso pode fazer que haja alterações no preço do seguro do veículo, tanto para mais, quanto para menos. Vai depender do modelo escolhido para a troca.


Não realizar o endosso acarreta em perda da cobertura?


Sim! Se você tiver um sinistro com o carro novo e o antigo que estiver em sua apólice, a seguradora não irá realizar o pagamento da indenização.


Exemplificando: imagine se você tem um Chevrolet Onix, mas decidiu mudar e comprou um Renault Captur, no entanto, não avisou a corretora, nem a seguradora dessa mudança. Na primeira semana com o carro novo, você colide contra um muro e danifica o veículo inteiro com uma perda parcial considerável. A seguradora não tem nenhuma obrigação em realizar o pagamento, pois o Captur não está segurado, o veículo segurado na apólice era o Onix.


Por isso, sempre que for trocar de carro, avise imediatamente a sua corretora ou seguradora sobre a mudança e garanta que o seu bem esteja protegido contra todos os danos previstos na sua apólice.


E se o carro for o mesmo modelo do anterior?


Mesmo que o carro seja idêntico ao que você tinha anteriormente, é necessário realizar um endosso de seguro, pois outras informações importantíssimas precisam ser coletadas, como: chassi do veículo, RENAVAM e placa. Essas informações são únicas e cada modelo de carro tem uma diferente.


Por isso, caso você tenha um sinistro e essas informações não sejam iguais às passadas para a seguradora, a cobertura perde a validade e você não será indenizado.


O processo do endosso de seguro é muito simples e rápido, por isso, não há motivos para não fazê-lo.


Entre em contato com a Minuto para fazer o seu endosso, caso seja nosso cliente


Se você é um cliente da Minuto Seguros e precisa realizar um endosso, pois mudou de carro durante a vigência da apólice, entre em contato com a Minuto pelo 0300 773 3000 ou acesse a nossa página do Fale Conosco e escolha a melhor forma de contato.


A Minuto Seguros tem um horário de atendimento bem flexível para poder atendermos todos os clientes com a máxima qualidade e eficiência. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto quando há feriados nacionais.