• Fale conosco
  • Fale conosco
  • Simule grátis

Posso transferir o seguro para o novo proprietário e ele segue com o pagamentos?

Ao comprar um veículo, o ideal é que o motorista faça um seguro desse carro, afinal garantir o retorno daquele investimento em caso de sinistros é uma situação muito mais confiável para o motorista. Mesmo que o seu carro esteja quitado ou ainda esteja financiado, mantê-lo protegido é algo imprescindível.


No entanto, a troca de veículo pode ser algo constante na vida de algumas pessoas - ainda mais das que gostam sempre de estar com carro novo na garagem. Mas, esse processo pode gerar algumas dúvidas, principalmente no que se refere ao seguro do carro.


Com a decisão de trocar o carro, a transferência do seguro do seu veículo vira tema importante: afinal, posso transferir o seguro auto do meu antigo carro para o novo proprietário?


É permitido a transferência do seguro auto para o novo proprietário do veículo?


Não é permitido a transferência do seguro para o novo dono do carro ao vender o seu veículo. As informações na apólice são de uso pessoal e ajudaram na hora de precificar os valores. Nesse cálculo, muitos pontos são analisados para determinar o valor do seguro, não somente o modelo e o valor do veículo.

As características pessoais são essenciais para determinar o valor do seguro, como: idade, endereço, classe de bônus, CEP de circulação e etc. Assim, com a troca de condutores, consequentemente será alterado essas informações, impossibilitando a transferência para o novo proprietário.


Se não posso transferir o seguro, o que devo fazer?


Nesse caso, é necessário fazer um endosso, no qual será alterado o veículo segurado que está descrito na apólice. Com o ato, pode haver uma alteração no valor do seguro, podendo gerar uma cobrança adicional ou restituição.


No caso de uma restituição, o segurado deverá manter o pagamento no valor fixo das suas parcelas e no final, com a quitação do débito, haverá o reembolso pela seguradora.


E se eu não tiver um novo veículo para substituir na minha apólice?


Se o segurado não tiver um novo veículo para fazer a substituição do seguro, ele deverá cancelar o contrato com a seguradora. No cancelamento é realizado um cálculo com base na Tabela de Prazo Curto, onde consiste em: parte do valor pago ficará retido pela seguradora pelo tempo de cobertura concedido, e o saldo restante é devolvido ao segurado.


Seguro auto com a Minuto Seguros

Contrate o seu seguro auto com a Minuto Seguros. Somos uma das maiores corretoras do Brasil e líder do segmento online. Cotamos com 14 seguradoras altamente qualificadas e prontas para lhe oferecer os melhores preços e planos.

Preencha o formulário em nosso site ou ligue para 0300 773 3000 e fale diretamente com um consultor.