• Fale conosco

O que é necessário para realizar a vistoria do meu veículo após a batida?

A contratação de um seguro auto é muito importante para a proteção do veículo em casos de roubos, furtos e batidas. Por isso, ao optar por segurar o carro, o motorista se resguarda em diversas situações. Mas e se houver uma batida, o que fazer? Após sofrer uma batida ou colisão, o segurado terá que fazer uma vistoria do  veículo para que a seguradora possa analisar os danos causados e determinar se foi um caso de perda parcial ou perda total.

Como o processo para a realização da vistoria e conserto do carro pode gerar algumas dúvidas, entender o passo a passo do que fazer e quais documentos serão necessários ajuda a agilizar tudo.

É muito importante que a entrega dos documentos seja rápida e completa, pois o prazo de pagamento da indenização, em casos de perda total, começa a valer após o recebimento de todos documentos exigidos pela seguradora. Após a entrega de todos os documentos, a seguradora tem um prazo de 30 dias, determinado pela SUSEP, para realizar o pagamento.

O que fazer após ter batido o meu carro?


 Primeiramente, entre em contato com a sua seguradora informando o ocorrido, quem foi o culpado e se há terceiros envolvidos no acidente. Você também pode ligar para a Minuto no 0300 773 3000 para lhe auxiliarmos no passo a passo e encaminhar o seu caso para a seguradora.

E se houver terceiros envolvidos na batida do carro?

 

Caso haja terceiros envolvidos no acidente, será necessário o recolhimento de alguns documentos básicos, como RG, CPF, endereço, CRLV (documento do veículo) e telefone.

Nesse momento vai ser de seu critério escolher qual será a oficina que realizará o conserto, pode ser em oficinas credenciadas pela seguradora ou oficinas de confiança.

O conserto será realizado em algum lugar específico?

 

A importância de escolher as oficinas referenciadas se dá pelo fato delas serem avaliadas pelas seguradoras e terem um controle de qualidade para realizar o conserto da melhor forma possível, num prazo justo.

As oficinas que são referenciadas também oferecem outros serviços, como revisão e liberação dos reparos com mais rapidez, sem mencionar o fato de que as seguradoras concedem benefícios quando o segurado escolhe a oficina referenciada.

O que é necessário para realizar a vistoria?

 

Em relação aos documentos, é necessário número do sinistro que será passado pela seguradora, além de alguns documentos que podem variar de acordo com cada seguradora. O importante nesta etapa é manter a agilidade no envio para tornar o processo mais eficiente.

E se a minha batida resultar em perda total?

 

Já em casos de perda total, geralmente são exigidos os seguintes documentos:

  • - Boletim de Ocorrência da Polícia Militar;
  • - Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (no caso de acidente com vítima, como: atropelamento);
  • - D.U.T. (Documento Único de Transferência);
  • - C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação);
  • - Comprovante de residência;
  • - CPF;
  • - RG;
  • - Para veículos alienados (financiamento, consórcio ou leasing): Cópia da última parcela paga para a financeira.

E se a minha batida resultar em perda parcial?

 

Agora, em casos de perda parcial, geralmente os documentos exigidos são esses:

  • - Boletim de Ocorrência da Polícia Militar (quando necessário);
  • - Boletim de Ocorrência da Polícia Civil (se houver vítima);
  • - D.U.T. (Documento Único de Transferência);
  • - C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação).

 Por ser uma batida com perda parcial, o motorista deverá pagar a franquia, a parte da contribuição para a reposição do que precisou ser arrumado. Ele pode fazer o pagamento da franquia na própria oficina.

Quando ocorre a PT (perda total), o segurado não precisa fazer o pagamento da franquia, apenas se houver parcelas do seguro em aberto, que precisarão então ser quitadas.

Faça um seguro auto com quem entende do assunto

 

A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras de seguro do país e líder no segmento online. Cotamos com 14 seguradoras e temos um processo online e humanizado. Passamos os valores por e-mail e, com o auxílio de um consultor, explicamos tudo o que foi ofertado na proposta.

Conte com a Minuto para fazer a sua cotação, entre em nosso site e preencha o formulário ou nos ligue no 0300 773 3000 e fale diretamente com um consultor para que façamos um plano de acordo com as suas necessidades e o seu perfil.