• Fale conosco

Acabei de contratar o meu seguro e aconteceu um acidente ou precisei da assistência 24h. Já posso acioná-lo?

Essa é uma situação pela qual nenhuma pessoa quer passar, afinal, entrar em contato com a corretora ou com a seguradora devido a um sinistro, necessidade de assistência 24 horas ou guincho 24 horas é o pior dos cenários. Mas, tudo é possível e é muito importante que todos estejam cientes dessa informação para ter uma vigência de apólice mais tranquila. Além disso, conhecer o produto “seguro” ajuda no esclarecimento de dúvidas que muitas pessoas ainda têm com ele.

 

É importante que você tenha o OK da corretora sobre a situação da sua apólice. Na Minuto Seguros, por exemplo, você será avisado por um dos nossos consultores, por telefone ou e-mail, do início da vigência do seu seguro. Isso é muito importante e lhe dá a segurança necessária para transitar de carro sem se preocupar.

 

Por isso, a primeira indicação nossa, e a mais precavida também, é a de que em caso de dúvida, sempre ligue para nós no 0300 773 3000 e questione sobre a situação atual da sua apólice. Também temos uma página de Fale Conosco, que você pode usar para encontrar todos os meios de comunicação para que possamos ser contatados. Sugerimos que você não saia com seu carro sem ter recebido nosso comunicado, pois pode ser que a cobertura do seguro ainda não esteja válida. Não vale a pena correr riscos.

 

Mas afinal, eu posso usar o meu seguro?

 

Exemplificando de uma maneira bem simples: se você aceitou a proposta de seguro no dia 1, resolveu todos os trâmites necessários e a corretora lhe deu o OK sobre a situação da sua apólice no dia 2 pela manhã, e na parte da tarde você sofre uma batida ou é roubado, sim, você pode acionar o seguro sem o menor problema. Não há um prazo mínimo para a sua utilização, assim como não há um prazo máximo.

 

Se a sua apólice vence dia 30 às 23h59 e você necessitar de um algum tipo de assistência 24h até esta data e horário estipulado, você pode acionar o seguro também.

 

O que é um sinistro?

 

Para quem ainda está na dúvida do que é um sinistro, esse é um questionamento de resposta simples: é a ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado e que esteja descrito na apólice de seguro. Isso é, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e foi contratado a cobertura para colisões. Por outro lado, se o seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo/furto, o evento ocorrido (o roubo do veículo, neste caso) não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

 

Quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de ser indenizado pela seguradora, são elas a indenização parcial ou indenização integral.

 

Qual o tempo de validade de uma apólice?

 

O prazo de uma apólice de um seguro de automóvel tem duração de 12 meses, a partir da data de início do contrato. Essa é a data que você será informado pela Minuto que o veículo está segurado.

 

Mas, caso deseje, é possível solicitar à seguradora que o início da vigência seja posterior ao que veio emitido na apólice de seguro. No entanto, é preciso que esse pedido seja formalizado diretamente à seguradora, ou você pode entrar em contato com a Minuto Seguros para ajudarmos na resolução desse caso.

 

E como eu faço para renovar a minha apólice de seguro quando o prazo estiver acabando?


Após passar o período determinado de 12 meses, indicado na apólice e pela Minuto Seguros ao ser concluído o seu seguro, você precisará fazer a renovação da apólice. Esse processo é bem simples e é feito com ajuda da Minuto Seguros, que tem uma equipe qualificada para atender os clientes na parte de renovações. A renovação indica um novo contrato de seguro, ou seja, uma nova apólice.

 

Aproveite e faça uma cotação de seguro auto agora!