• Fale conosco

O que é um sinistro?

Sinistro é a ocorrência de todo evento que tem cobertura no seguro contratado. Isso é, sinistro é quando você bate o seu carro de forma involuntária e foi contratado a cobertura para colisões. Por outro lado, se o seu carro é roubado e você não contratou a cobertura para roubo/furto, o evento ocorrido (o roubo do veículo) não pode ser considerado um sinistro, pois os prejuízos não estarão cobertos pelo seguro.

Quando ocorre um sinistro, há duas maneiras de ser indenizado pela seguradora, são elas a indenização parcial ou indenização integral.

A indenização parcial ocorre quando os danos sofridos possibilitam o conserto do veículo, ou seja, quando o veículo é encaminhado para reparo em uma oficina. Este tipo de indenização também é conhecida como perda parcial. Já a indenização integral ocorre quando os danos sofridos são muito grandes e não é viável o conserto do veículo. Neste caso, o segurado receberá integralmente o valor do bem segurado. É a chamada perda total do veículo. Quem nunca ouviu a expressão "a batida foi tão forte que deu PT (perda total) no carro"?

O critério objetivo para classificar um sinistro como perda parcial ou perda total é o seguinte: se o valor para o conserto for inferior a 75% do valor do veículo, é considerado perda parcial. E se o valor dos reparos for igual ou maior que 75% do valor do veículo, é caracterizado como perda total.

Veículos segurados que são roubados ou furtados e que não são localizados são indenizados integralmente. Por outro lado, se o seu veículo foi roubado e antes de você ser indenizado o carro for localizado com danos, neste caso será feita a mesma análise se o valor do conserto atinge ou não 75% do valor do veículo.

Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre os termos de seguro: