Nesta matéria, você vai conhecer os golpes mais comuns em aplicativos de transporte e como se proteger. Acompanhe!

Tanto motoristas quanto passageiros estão sujeitos a uma lista inesgotável de tentativas de golpe ou fraudes. Listamos alguns nesta matéria.

Riscos para motoristas e passageiros

Perfis falsos de usuários e motoristas são criados para simular corridas reais, pagas na maioria das vezes com cartões clonados e GPS adulterado.

Perfis falsos

Também com o uso de GPS falso, o app consegue alterar o GPS oficial do serviço - o que resulta em um valor maior pela corrida.

Corridas aumentadas

Alguns motoristas mal intencionados iniciam a corrida antes de encontrar o passageiro, que dificilmente consegue identificar o golpe e acaba pagando mais pela corrida.

Antecipação de corrida

Ao cobrar a corrida em maquininhas de cartão adulteradas, o golpista retira da conta do passageiro valores altíssimos, que ultrapassam mil reais.

Golpe da maquininha

Os golpistas dizem que foram ao destino, esperaram por alguns minutos, tentaram contato e o usuário simplesmente não apareceu. Então, uma taxa de cancelamento é cobrada do passageiro.

Cancelamento

Nesse caso, o passageiro altera as formas de pagamento para que seja feito em dinheiro, oferecendo notas altas prevendo que o motorista não tenha troco - e a viagem saia de graça.

Fraude do troco

Existem muitos relatos de pessoas que sofreram tentativa de sequestro ou assédio sexual durante a corrida. Esses casos costumam gerar bastante repercussão, mas são mais raros.

Sequestro ou assédio

Veja a seguir algumas dicas para evitar que você seja a próxima vítima dos golpistas.

Como se proteger?

Ao chamar o carro, acompanhe seu deslocamento e desconfie se o motorista ficar muito tempo parado ou simplesmente cancelar a corrida. .

Acompanhe o deslocamento

Nunca aceite entrar em um veículo diferente daquele descrito no app e informe o ocorrido à plataforma caso isso aconteça. O mesmo vale para a foto do motorista.

SEMPRE confira o carro e placa

Ao entrar no carro, tenha certeza de que a corrida só começou naquele momento e não antes do motorista chegar. Durante o trajeto, confira ao caminho e valor cobrado pela viagem.

Atente-se na corrida

Prefira sempre fazer o pagamento dentro da plataforma, por meio do cartão de crédito ou saldo pré-pago.

Evite pagar com cartão

Sempre que possível, compartilhe seu trajeto com uma pessoa de confiança que poderá ser acionada caso o motorista mude a rota ou em outras situações de perigo.

Compartilhe seu trajeto

Veja nesta matéria algumas dicas para proteger seus dados de golpistas.

Golpes virtuais: saiba como proteger seus dados na internet

Se interessou? Veja mais conteúdos

Seguro para Uber: o que você precisa saber

Saiba quais são os objetos mais esquecidos no Uber