A correia dentada é uma importante peça do seu veículo e quando ela se parte pode causar danos graves ao carro. Saiba como evitá-los.

A correia dentada é uma peça que tem como função sincronizar o virabrequim, peça que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas.

O que é a correia dentada?

A maior parte das montadoras afirma que ela possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos.  Porém, você deve ficar atento a alguns sinais para evitar problemas.

Quanto tempo ela dura?

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Listamos a seguir algumas práticas que podem diminuir a vida útil da peça. Confira!

O que pode reduzir a vida útil da correia dentada?

O recomendado é fazer a revisão de todo o conjunto de transmissão de força (correia dentada, polias e tensionadores) a cada seis meses ou 10.000 quilômetros rodados.

1. Não fazer a revisão

Reduzir a marcha drasticamente ou não diminuir ou aumentar a velocidade o suficiente para a mudança causam trancos que prejudicam a peça a longo prazo.

2. Trocar marcha sem atenção

Empurrar o carro quando não funciona prejudica várias peças do motor, inclusive a correia dentada. Forçar o giro pode arrebentar a peça.

3. Fazer o carro pegar no tranco

Isso danifica diversos componentes do seu carro, inclusive as embreagens e, por consequência, a correia dentada.

4. Cantar pneu

Isso danifica diversos componentes do seu carro, inclusive as embreagens e, por consequência, a correia dentada.

4. Cantar pneu

O tempo pode ser diferente de acordo com o modelo, por isso sempre consulte o manual do proprietário.  A versão digital do manual pode ser encontrada no site da montadora.

Quando é hora de trocar?

Fique atento se seu carro apresenta os seguintes sinais:  - Ruído alto e estridente vindo da frente do carro; - Superaquecimento do motor.

Sinais de problema na correia

Confira nosso guia sobre o tema e veja se é hora de trocar sua correia dentada.

Ainda na dúvida se é hora de trocar?

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