Aluguel de carros: 10 coisas importantes que você precisa se atentar antes de alugar um veículo

Tanto motoristas quanto o condutor adicional devem ter mais de 21 anos, CNH emitida há no mínimo 2 anos e não pode ter restrições de crédito.

1. Critérios para alugar um veículo

2. Como é feito o pagamento

Muitas locadoras não exigem cartão de crédito exclusivamente, porém ele ainda é necessário para caução exigida no momento da assinatura do contrato de aluguel.

A Minuto Seguros é a maior corretora de seguro auto online do país. Faça sua cotação grátis com até 16 seguradoras e encontre o melhor preço..

Evite dor de cabeça: tenha um seguro auto.

3. Como escolher o carro certo

É  necessário entender que tipo de deslocamento será feito. Será em uma cidade grande ? Você estará sozinho ou com a família? Vai pegar estrada?

4. Quanto custa o aluguel

O valor varia dependendo do veículo e da locadora e é possível que em períodos de alta demanda os preços subam. 

5. Quais são as coberturas

Veja o que está incluso na locação e não deixe de contratar o seguro oferecido pela empresa. Em caso de sinistro, o contrato prevê a coparticipação do locatário.

Entenda como funciona, preços, vantagens e desvantagens dessa nova forma de contratar um veículo.

Carro por assinatura vale a pena?

6. Quilometragem livre ou limitada

Na livre, você não pagará nada a mais independente de quanto rodar. Já a controlada tem tarifa mais baixa, mas haverá cobrança extra por cada km além do contratado.

7. Verifique o carro antes de sair

Antes de sair com o veículo, acompanhe a vistoria e verifique se arranhões, amassados, vidros arranhados ou qualquer outro dano está especificado no check-list.

8. Devolva com tanque cheio

O tanque sempre deve estar cheio ao devolver o veículo – a maioria das locadoras costuma cobrar uma taxa extra para completar.

9. Devolução em outra unidade

Caso você precise devolver em outra unidade — o que inclui outra cidade ou estado — isso deve ser especificado no contrato. Lembre-se de exigir um comprovante de encerramento do serviço.

Tenha em mãos os telefones de emergência e a localização da franquia da locadora mais próxima do destino. Em caso de imprevistos ou acidentes, contate imediatamente a locadora.

10. O que fazer em caso de Imprevistos