Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

PID – Permissão Internacional para Dirigir

Permissão Internacional para DirigirMuitas pessoas pensam em viajar para o exterior sem um programa definido. Conhecer várias cidades, traçar as rotas em cima da hora e passear com tranquilidade é um método que vem ganhando cada vez mais fãs.

Uma das formas mais simples (e mais bacanas) para isso é alugar um carro. Com valores relativamente acessíveis, esses aluguéis permitem ao viajante ter um veículo de qualidade para rodar pelas estradas do seu país favorito.

Mas o que acontece com a habilitação? Ao viajar para o exterior, posso dirigir com a minha habilitação? Como funciona?

Pensando nessas questões, elaboramos um guia rápido para você entender tudo sobre a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

O que é a PID?

A PID foi estabelecida na Convenção de Viena, firmada em novembro de 1968. Engloba mais de cem países e foi criada justamente para padronizar a permissão para dirigir para os turistas. Antes dela, cada órgão de trânsito local era responsável pela elaboração do documento.

Países que permitem a PID

Entre os mais de 100 países que fazem parte da Convenção e adotaram a Permissão Internacional para Dirigir destacam-se os Estados Unidos, Alemanha, África do Sul, Bélgica, Espanha, Rússia, Austrália, Paraguai, Reino Unido e Portugal. (Consulte os demais no site do Denatran).

Condições para emitir a PID

Para ter acesso a PID, o viajante deve ter CNH com foto, em situação regular, no prazo de validade, sem processo de mudança de categoria. É proibido estar com o documento suspenso, cassado ou com restrição.

Como solicitar a PID

O interessado em ter o documento precisa ir ao site do Detran onde sua carteira foi tirada. É preciso preencher um formulário online e pagar a Taxa de Emissão da PID (DAE). O valor varia de estado para estado (ex: SP – R$ 233,75 e MG – R$ 133,42). Ao ser emitida, a PID terá validade semelhante à CNH do condutor.

Agora você já sabe. Se for viajar para o exterior e tiver a intenção de dirigir, solicite a PID com antecedência e não tenha problemas.

E não se esqueça do Seguro Viagem para ter um passeio tranquilo e protegido!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS