Novas regras do seguro viagem entram em vigor nesta semana

regras seguro viagemDepois de ser adiada por 180 dias, a Resolução 315 – que traz novas regras para o seguro viagem – vai entrar em vigor nesta semana. O prazo dado pela SUSEP se encerra no dia 23 de março, quarta-feira.

A mudança ocorreu a pedido das empresas, que entenderam precisar de mais tempo para ajustar seus produtos e atender seus clientes. Algumas companhias, no entanto, já estavam prontas desde o primeiro prazo, em outubro de 2015.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Desta forma, os planos de assistência viagem deixam de existir, passando a ser comercializados exclusivamente em forma de seguros. Assim, o consumidor ganha com o apoio próximo da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), responsável por fiscalizar todos os produtos do segmento.

Também entram em cena novas coberturas obrigatórias. O “novo” seguro viagem internacional deverá trazer as coberturas de despesas médicas, hospitalares e odontológicas (DMHO), repatriação sanitária, traslado médico no local e repatriação funerária. Para viagens nacionais, apenas DMHO e traslado médico são obrigatórias.

Outra vantagem para o consumidor é que todas as empresas deverão oferecer suporte em português, independente de onde o segurador estiver.

Preço pode mudar, mas não muito

É natural que, por acrescentar coberturas e ajustar os pacotes, as seguradoras mexam no preço dos seus seguros viagem. No entanto, o sócio-diretor da Minuto Seguros, Manes Erlichman Neto, faz uma ressalva:

“Isso dependerá de cada seguradora e da forma como cada uma montará seus produtos. A questão da concorrência deve ser levada em consideração. Como algumas companhias já adequaram seus planos à nova regulamentação, essas não devem mexer nos seus preços”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *