Gosta de viajar, mas tem medo de voar? Estas 6 dicas podem te ajudar

Viajar, provavelmente, está entre as melhores coisas da vida. A sensação de explorar novos lugares é realmente magnífica. Mas, dependendo do destino e do tempo disponível para viajar, o uso do avião se faz necessário. E o que fazer com as pessoas que tem aquele medo de voar?

medo de voar

Atualmente, não é incomum até empregos necessitarem desse meio de transporte para trajetos entre cidades, estados ou até mesmo países. Carros ou ônibus, às vezes, não conseguem atender a demanda da agilidade e o avião aparece mais uma vez como única alternativa.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Se serve de consolo, o medo de voar é mais comum do que se imagina. É claro que há diferenças: desconfortos ao ver a aeronave subir ou simplesmente o pânico de estar no ar. Mas para tudo há uma solução, inclusive para as pessoas que têm medo de viajar sozinhas e não aproveitar o destino da melhor forma.

O medo de voar pode ser minimizado seguindo algumas dicas e prevenindo-se contra os principais causadores do seu temor. Mas, para já começar com o pé direito e evitar qualquer transtorno o mais indicado é fazer um seguro viagem.

Desde o momento da decolagem até o pouso para o retorno, você estará coberto contra os mais diversos imprevistos. Cote agora o seu seguro com a Minuto Seguros e conheça diversos planos de acordo com o seu perfil e roteiro de viagem.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Como vencer o medo de voar?

Se você é aquele tipo de pessoa que ama viajar, mas já não tem mais tanto tempo para fazer longas viagens de ônibus, por exemplo, vencer o medo de voar é essencial. Você não só ganha mais tempo para curtir seu destino, mas também evita fadiga e viaja mais confortável. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar com o medo de voar:

Prepare-se para viajar com tranquilidade

O processo de ansiedade é um dos maiores aliados para contribuir com o medo de voar. Por isso, tente se planejar o quanto antes para não deixar nada em cima da hora. Cheque as passagens, guarde todos os documentos necessários, faça a mala com antecedência e tenha uma boa noite de sono. Além disso, chegar ao aeroporto mais cedo ajuda na adaptação e aceitação da ideia de voar. Dê uma volta pelo terminal, coma alguma coisa leve e pare em algumas lojas para ler e se distrair.

Evite cafeína antes do voo para não ficar muito agitado. Minimize as chances de imprevistos que possam causar estresse. Você deve entrar no avião o mais calmo possível para ter uma viagem tranquila.

Escolha um bom lugar dentro do avião

O medo de voar, geralmente, está relacionado à altura, por isso, prefira sentar no corredor e evitar o contato direto com a janela. O corredor também é uma boa opção, pois as pernas podem ficar esticadas, ajudando na circulação sanguínea e você pode levantar-se sempre que quiser dar uma voltinha, muito válido para diminuir a ansiedade.

Além disso, optar pelas poltronas próximas às asas do avião é algo muito importante. Essa é a área do avião que menos sofre com a movimentação das curvas, decolagem e pouso, pois funciona como um eixo. Sentando nessas poltronas você quase não sentirá os movimentos da aeronave, dando a impressão de que você está sempre parado.

Bata papo com os comissários de bordo

Eles podem ser ótimas companhias no momento de medo ou pânico, ainda mais pelo fato deles serem treinados para isso. Quando sentir-se desconfortável com alguma turbulência ou barulho estranho, eles são as melhores pessoas para esclarecer o que está acontecendo.

Os comissários são inclusive instruídos a sentar-se ao lado dos passageiros para acalmá-los, quando necessário. Portanto, não tenha vergonha de mostrar o seu receio com a situação.

Mantenha-se distraído durante o voo

Ficar pensando em coisas ruins e que podem acontecer com o avião não ajuda em nada. Conversar, por exemplo, é uma ótima saída. Caso não esteja acompanhado, tente perceber se a pessoa que está ao seu lado é receptiva e puxe algum assunto.

Alguns aviões oferecem recursos multimídias bem bacanas, como TVs, rádios e jogos. Para quem preferir algo mais calmo, os livros e as palavras-cruzadas são bons passatempos de concentração.

Não ingira bebidas alcoólicas

Como a pressão do ar na cabine do avião é um pouco menor do que na atmosfera, as pessoas ficam bêbadas com muito mais facilidade. Ficar embriagado nesses casos pode ser bem prejudicial e causar um medo de voar ainda maior, além, é claro, dos efeitos colaterais da alta ingestão de bebidas.

Faça questão de entender todos os processos de voo

Uma das maneiras que mais tranquilizam as pessoas que têm medo de voar é entender como o avião funciona, o que são as turbulências, qual é a real segurança que ele passa e outras informações adicionais.

Por exemplo, você sabia que, tirando o elevador, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo? As chances de ocorrer algum acidente de avião é infinitamente menor do que andando de carro.

No geral, as turbulências são perfeitamente normais e não afetam a segurança do voo. A maior preocupação dos pilotos nesse caso, na verdade, é acalmar as pessoas e não deixar que as bebidas caiam no chão. Os aviões foram feitos para suportar esses “períodos instáveis” no ar.

É voando que se supera o medo de voar!

Por mais contraintuitivo que pareça, a melhor dica que podemos dar para quem tem medo de voar é: voe ainda mais! A experiência de sobrevoar as nuvens e conhecer novos lugares é fantástica e certamente vale “arriscar” e colocar o medo de lado.

Para incentivar, já fizemos muitos textos aqui no blog que tratam lugares maravilhosos e inesquecíveis. Para os apaixonados de plantão, que tal conferir os melhores destinos para ir a dois? Já os independentes podem ver ótimas dicas de como viajar sozinho e os exploradores vão conhecer destinos que parecem ter saídos da ficção.

Opções certamente não faltam. Que tal aproveitar o final do ano e programar uma bela viagem para se livrar do medo de voar? Atualmente, existem até profissionais que podem te acompanhar durante o trajeto, como se fossem psicólogos, especialistas em medo de voar, com dicas, interações, passatempos e muito mais. Deixe de inventar desculpas e comece a inventar motivos para perder o medo de voar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *