Viajar mais gastando menos: 10 dicas para viajar barato

viajar barato

Acredite: viajar, conhecer o mundo todo e gastar pouco é possível. Basta fazer um bom planejamento e seguir algumas dicas importantes durante seu  trajeto.

Fazer o dinheiro render e gastar pouco não significa que você não irá aproveitar. Muito pelo contrário: esse estilo “mochileiro” pode te reservar algumas surpresas bem bacanas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

É claro que há as vantagens de uma viagem mais luxuosa, com muitas regalias e facilidades, mas viajar barato também é positivo. São experiências distintas pelas quais as pessoas deveriam passar.

E se você é um amante dos destinos espalhados pelo mundo, confira as melhores práticas para viajar mais gastando menos.

Pesquise com antecedência

Antes de sair comprando passagens, reservando hospedagem e marcando passeios de atrações turísticas, faça pesquisas bem aprofundadas sobre o destino. Ir fora de temporada, por exemplo, é uma das formas mais básicas de economizar em todos os sentidos.

Além disso, fale com pessoas que já foram ao lugar que você pretende visitar. Elas podem indicar lugares mais legais e mais baratos do que a sua lista está mostrando. Evite deixar tudo muito programado, pois alguns passeios inesperados, na maioria das vezes, são marcantes.

Compare preços de passagens

Com tanta companhia área e tantos voos disponíveis não é possível que alguém feche com os primeiros valores encontrados. Atualmente, existem vários sites e aplicativos de comparação de preços que ajudam na hora de encontrar o melhor preço, como o Skyscanner e Kaiak.

Comprar com antecedência garante preços melhores. Se tiver milhas disponíveis, use-as para abater ainda mais o valor.

Não leve muita bagagem

As pessoas acabam não levando em conta que muita bagagem dá excesso de peso e esse excesso rende multa na hora de embarcar. Certamente esse será o dinheiro mais mal gasto durante a sua viagem.

E a questão pode não ficar apenas nos gastos. Levar pouca bagagem facilita seu deslocamento pelos destinos, evitando que você tenha que ter um gasto a mais com guarda-volumes e etc. Mesmo que pareça complicado, leve somente o necessário. Evite os famosos itens “caso precise, tenho aqui”.

Hospede-se em hostels, albergues ou na casa de alguém

Essa é uma das premissas para viajar barato. Deixe os hotéis luxuosos e cheios de pompa para poucas vezes. Você não está indo para desfrutar do hotel e sim das atrações turísticas da cidade.

Há muita opção espalhada pelo mundo com preços superacessíveis e que renderá uma economia gigantesca. Além do que, hospedar-se nesses locais, possibilita o convívio com outras pessoas, de outros lugares, com outros hábitos… Uma viagem rica em cultura!

Você também pode optar por opções como o Couchsurfing e o Airbnb. O primeiro oferece a oportunidade de ficar hospedado de graça na casa de alguém, tendo a vantagem de fazer novos amigos e ter um local para te ajudar em tudo.

Já o segundo também tem a vantagem de um anfitrião local, mas você pagará uma espécie de aluguel temporário por uma casa – ainda assim, é uma opção bem mais em conta em relação aos hotéis.

Procure a melhor taxa de câmbio em viagens internacionais

Evite fazer trocas de dinheiro em aeroportos e rodoviárias, pois as taxas são altíssimas e não compensam. Caso seja extremamente necessário, pegue o dinheiro só para a emergência e procure uma casa de câmbio fora desses locais. Os centros da cidade costumam oferecer melhores oportunidades.

Para quem tem medo de se complicar com isso, é mais indicado trocar o dinheiro no país de origem e já ir com ele separado para as despesas. Isso garante mais tranquilidade e um planejamento certeiro para evitar abusos.

Viaje durante a noite

Principalmente na Europa, uma das maneiras mais conhecidas para viajar barato é pegar os trens ou ônibus no horário noturno. E isso tem um motivo bem especial: dessa maneira você economiza a diária, pois não precisa se hospedar.

Claro que dormir nesses transportes não é tão confortável, mas, vai valer a pena, afinal, serão apenas alguns dias. Fique de olho em promoções para trechos que possuem a opção leito, pois assim seu conforto e descanso serão garantidos.

Compre comida em supermercados

Ao invés de ir a restaurantes populares e badalados, por que não comprar comida nos supermercados e fazer a própria comida? Muitos hostels e albergues oferecem cozinha para os hóspedes preparem as refeições.

É claro que haverá exceções, mas, no geral, essa atitude fará você economizar muito dinheiro.

Use o transporte coletivo

Por que pegar táxi enquanto podemos ir de metrô ou ônibus, não é mesmo? Muitas cidades oferecem um transporte público de qualidade e fácil de usar. Em alguns lugares é possível comprar um cartão com várias passagens, o que gera mais economia.

Mas, se der para ir a pé ou de bicicleta, prefira estas opções. Os lugares se tornam mais atrativos e você consegue conhecê-los a fundo.

Descarte gastos com planos de celulares

Ficar no WhastApp e Facebook enquanto faz uma viagem não dá, né? É claro que há necessidades específicas, mas para isso existem os pontos de Wi-Fi gratuito. Desfrute deles para conversas por Skype.

No final de tudo, essa será uma economia importante para quem busca viajar barato.

Não deixe de fazer um seguro viagem

Apesar de todas essas economias, algo que não pode ficar de fora do seu planejamento é o seguro viagem. Na verdade, essa pode ser a melhor economia que você irá fazer. Os custos médicos, por exemplo, são altíssimos em casos de acidentes.

Além disso, há outros problemas, como o extravio de bagagens. É melhor garantir que você não irá precisar custear esses danos. Se ainda estiver em dúvida sobre como funciona o seguro viagem, veja essa matéria.

Faça agora uma cotação online com a Minuto Seguros: é fácil, rápido e você faz tudo pela internet!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *