Direção hidráulica ou elétrica? Qual é a melhor?

Diante de tantas tecnologias e avanços nas mecânicas dos carros, às vezes, fica difícil saber qual opção é melhor ou, pelo menos, qual é a mais indicada para o meu caso. Um exemplo claro disso são as direções, afinal, qual passa mais credibilidade e segurança: direção hidráulica ou elétrica? O momento de dirigir precisa ser confortável, principalmente para quem vive no trânsito das grandes metrópoles.

direção hidráulica ou elétrica

Com esses pontos a serem considerados, os motoristas estão cada vez mais atentos na hora de escolher a direção do carro. Mas, ainda surgem algumas dúvidas, especialmente em relação ao preço, manutenção e vantagens e desvantagens de cada uma. Mas, iremos passar informações relevantes sobre cada uma delas, tornando a escolha mais simples.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é direção hidráulica?

A direção hidráulica reduz em quase 80% do esforço do motorista se comparado a uma direção manual. Também possui baixo custo de manutenção e tem em sua composição uma bomba hidráulica, um reservatório de óleo e tubulações de alta de baixa pressão. Ainda é possível ver mais um exemplo de peça no mecanismo de direção, que ajuda diretamente na movimentação das rodas dianteiras.

A direção hidráulica é bem mais conhecida entre os motoristas – chamada antigamente de direção assistida – e ganhou popularidade na década de 70, nos caminhões. Sentindo a necessidade dos motoristas de veículos leves e de menor porte, as montadoras começaram a adaptar a ideia para os carros e tornou o item praticamente essencial na hora da compra.

E só há coisas boas na direção hidráulica? Não, também há pontos negativos. Ela não pode ser colocada posteriormente no veículo, pois é um item que vem de fábrica. E os problemas específicos, como vazamentos, só podem ser resolvidos por especialistas, visto que é algo bem complexo.

O que é direção elétrica?

A direção elétrica possui um sistema independente do motor, o que permite instalações posteriores. Ela proporciona maior leveza ao volante – mais do que a hidráulica.  A direção elétrica se resume em apenas uma peça, pois o seu trabalho funciona de acordo com a velocidade do carro, além de não usar nenhum aditivo. Ela é praticamente livre de manutenções e, ainda por cima, auxilia na economia de combustível.

Em relação às vantagens, além das citadas acima, esse tipo de direção não é prejudicial ao meio ambiente e não consome potência efetiva do motor. É muito indicada para novos condutores e mulheres por conta do baixo esforço ao fazer manobras, como a baliza, por exemplo.

Mas, nem tudo são maravilhas quanto à direção elétrica. Mesmo que em pequenas possibilidades, quando ela apresenta algum defeito, o custo é bem mais elevado do que a hidráulica. Os carros equipados também são mais caros e você terá que elevar o seu investimento para poder desfrutar desta opção.

6 comentários sobre “Direção hidráulica ou elétrica? Qual é a melhor?

    1. Almir, como vai? Acreditamos que você possa instalar no Gol a direção hidráulica. Quanto ao preço, varia bastante de lugar, por isso, é melhor você pesquisar com lojas de sua confiança. 😉

    1. Ricardo, a possibilidade de fazer a troca de direção deve ser consultada no estabelecimento que será feito o serviço. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *