Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Faça um check list e viaje com tranquilidade

viaje com tranquilidadeEm busca de uma viagem tranquila e segura? O check list é necessário para evitar que qualquer tipo de transtorno ocorra e o caminho seja mais agradável, tanto para o motorista quanto para os passageiros.

Para que fique mais fácil saber o que é importante checar antes de pegar a estrada, vamos passar uma lista de itens. Não caia na besteira de perder o melhor da viagem por conta de transtornos no carro ou surpresas desagradáveis.

Combustível e lubrificantes

Antes de pegar estrada, abasteça o seu carro em postos conhecidos e que façam parte da sua rotina. Isso é muito importante para evitar que no meio do percurso o carro apresente algum problema por conta de gasolina ou etanol adulterado. Além disso, evite viajar se o combustível ficou muito tempo parado no tanque. Sempre coloque, pelo menos, um pouco de líquido novo.

Verificação básica de óleo e filtro

É importante verificar como está o nível de óleo e o filtro do carro. Um veículo que está mal lubrificado pode apresentar sérios danos ao motor, portanto, faça essa análise no posto de confiança. Caso precise trocar, você não irá gastar mais do que 30 minutos. É simples e pode te resguardar de diversos problemas.

Freios

Pastilhas gastas e nível de fluído de freio baixo devem ser consertados o quanto antes, principalmente por se tratarem de itens que influenciam diretamente na segurança do carro. Ruídos, pedal duro e demora na frenagem precisam de uma verificação mais minuciosa.

Limpador de para-brisa

Um item que parece desimportante em um primeiro momento, mas durante uma chuva forte, vai  mudar sua opinião a respeito. Analisar se o item está limpando com eficiência é muito importante e, caso precise trocar, as peças são baratas e dê preferência às originais.

Lâmpadas dos faróis

Sempre verifique se todas as lâmpadas estão em perfeito funcionamento, pois além de a falta delas atrapalharem na estrada, andar com o farol queimado resulta em multa.

Água do radiador

Para evitar que o carro aqueça demais e aquela fumaça saia, confira se o líquido de arrefecimento está em dia. Além disso, vale dar uma olhada na válvula termostática, na bomba d’água e na ventoinha.

Certifique-se que está tudo certo com o seu seguro auto e boa viagem!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS