7 dicas para viajantes de primeira estrada

crianças em carros de brinquedo

Um dos momentos mais esperados para quem tira a primeira habilitação: dirigir na estrada pela primeira vez. Os viajantes de primeira estrada devem estar empolgados, ansiosos por esse momento de liberdade, mas sempre é bom ir com calma, afinal, dirigir numa estrada requer muito mais atenção do que em ruas residenciais ou pegar aquela avenida do seu bairro. Um carro a 120 km/h está muito mais suscetível a acidentes pelo fato de que qualquer movimento brusco no volante pode causar um capotamento, batida, derrapagem etc.

Por isso, é importante ressaltar que os viajantes de primeira estrada precisam estar bem adaptados ao trânsito da cidade. Isso garante que atitudes do cotidiano já sejam tratadas como básicas, como: manter-se na mesma faixa, manter a aceleração, a distância do carro da frente, estar tranquilo para fazer ultrapassagens de maneira segura e permitida e por aí vai…

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

E se mesmo assim houver alguma insegurança, separamos algumas dicas que podem ajudar:

Cuidados necessários devem ser reforçados

Parece bobeira, mas a ânsia de pegar a estrada pode causar alguns esquecimentos básicos na hora de pegar um carro. Por exemplo: você colocou o cinto de segurança? Checou se os espelhos estavam na posição correta? Você está confortável no banco? Afinal, serão algumas horas dentro do carro… Não pense que tudo isso é bobeira, pois essas atitudes podem salvar vidas.

Respeite os limites de velocidade

Isso serve tanto para os motoristas experientes quanto para os iniciantes. Essa dica é muito relevante, pois ao estar na estrada, a sensação de velocidade acaba sendo muito agradável, mas, não ultrapasse os limites impostos na via. Essa atitude é de alto risco e, além de tudo, pode lhe causar multas.

Revisão básica do veículo antes de sair

A revisão pode garantir que você e outros motoristas escapem de acidentes, afinal, imagina estar a mais de 100km/h e o freio não funcionar? Não é algo legal de se pensar, não é mesmo? Fora isso, repor a água do radiador, do para-brisa, verificar o óleo e a calibragem dos pneus são procedimentos básicos e que devem ser feitos toda vez que você for pegar estrada.

Mantenha distância do carro à frente

Os iniciantes têm um tempo de resposta mais demorado, por não estarem acostumados com os imprevistos causados nas estradas. Um buraco na via, uma pedra que é lançada contra o vidro, um animal na pista, enfim… Tudo isso pode acontecer e você precisa de um espaço considerável para realizar uma manobra.

Não pegue estrada sozinho pela primeira vez

Querer ser independente no volante é o desejo de todos, mas vá com calma. Ao dirigir numa estrada pela primeira vez é muito importante estar com alguém que tenha experiência ao volante ou que lhe passe segurança. Isso garante mais confiança para o motorista iniciante e, caso não se sinta confortável para continuar, basta passar o volante para quem já está acostumado.

Sono + fadiga = distância do volante

Se você estiver com sono e se sentindo cansado, não pegue o volante. Você pode até estar se sentindo apto a dirigir, mas o seu corpo está pedindo uma pausa. E esse é um dos erros mais comuns dos viajantes de primeira estrada: achar que eles não cometerão nenhum erro. Qualquer desatenção, uma piscada de olho mais demorada pode ser fatal nas estradas. Esteja completamente descansado e acordado para dirigir em estradas.

Sinais das estradas

Nas estradas, existem alguns sinais que são muito importantes para o fluxo dos carros permaneça. Se alguém estiver atrás de você piscando os faróis significa que ele quer te ultrapassar. Caso alguém esteja vindo no sentindo oposto ao seu piscando os faróis, pode ser um aviso de problemas na via mais a frente… A dica é sempre atenção redobrada e boa sorte =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *