Viagem para Arraial do Cabo: um dos melhores roteiros do Rio

Arraial do Cabo se tornou, principalmente nos últimos tempos, um dos destinos brasileiros mais desejados pelos viajantes. A fabulosa cor do seu mar é um dos grandes chamarizes da região. Este é um local que se tornou bastante popular e atrai turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Para quem mora no Sul e no Sudeste do País, por exemplo, Arraial acaba sendo uma boa opção devido à proximidade, diferentemente das belas praias do Nordeste, como Fernando de Noronha. Apesar de serem lindas, estão mais afastadas desses regiões. Por isso, considerar uma viagem para Arraial do Cabo, conhecida como o Caribe brasileiro, é válido.

viagem para arraial do cabo

Foto: Leonardo Shinagawa

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Motivos para visitar Arraial do Cabo

As intensas tonalidades de azul e verde facilmente vistas nas águas da Região dos Lagos do Rio de Janeiro, encantam até aos mais exigentes turistas. Não por menos, a beleza de Arraial pode ser comparada a poucos lugares no mundo.

Por isso, se você está planejando uma viagem para Arraial do Cabo, esse guia vai ser extremamente útil para lhe ajudar na elaboração do roteiro. Afinal, é preciso aproveitar o máximo possível do que este município fluminense oferece. 

Arraial, inclusive, foi considerado um dos melhores destinos para o verão 2018. Conhecer essa maravilha em forma de praia, para quem ama estar em contato com a natureza, é fundamental.

Antes de fazer uma viagem para Arraial do Cabo, contrate um seguro viagem com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro online do País. Montaremos um plano adequado às suas necessidades, no prazo certo do seu roteiro. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Agora é o momento de saber todos os detalhes de Arraial do Cabo e o que fazer na viagem a um dos pontos turísticos mais bonitos do Rio de Janeiro.

A localização de Arraial do Cabo

Para quem não conhece Arraial do Cabo, é importante saber onde o município está situada. Localizada a apenas 165 km da cidade do Rio de Janeiro, o município faz parte da Região dos Lagos, lugar que abriga as cidades de Búzios e Cabo Frio.

Uma viagem para Arraial do Cabo termina na ponta do continente, onde ocorre um fenômeno natural conhecido como ressurgência. As águas profundas do oceano chegam à superfície com temperaturas mais baixas e também com grande quantidade de alimentos para a vida marinha. É algo único para ser apreciado.

Viagem para arraial do cabo

Mesmo estando bem perto de Cabo Frio e Búzios, Arraial não é nada parecida com estes dois lugares, a começar pela tonalidade do seu mar. Além disso, na viagem para Arraial do Cabo é possível presenciar a constante visita de animais como golfinhos, arraias, tartarugas e baleias.

Como chegar na viagem para Arraial do Cabo?

Carro e ônibus são as melhores opções, sem sombra de dúvidas! Não existem aeroportos na cidade e o único que opera na Região dos Lagos, mas somente em rotas comerciais, é o de Cabo Frio. Para evitar altos custos e deslocamentos complicados, o melhor é seguir de ônibus ou carro. Vá até o Rio de Janeiro de avião, se for o caso, e de lá continue a viagem por via terrestre.

Partindo do Rio, fazer a viagem para Arraial de Cabo por meio da na Ponte Rio Niterói com acesso à BR-101 é a opção mais viável. Depois siga pela Via Lagos, RJ-124.

Quem pretende ir de ônibus, siga até a Rodoviária Novo Rio, onde há transporte disponível durante todo o dia, tanto para Arraial do Cabo quanto para Cabo Frio.

A principal operadora de ônibus a realizar o trajeto para a Região dos Lagos é a Auto Viação 1001. O custo da passagem parte de R$ 58,00.

Quando fazer uma viagem para Arraial do Cabo?

De janeiro a janeiro! Não há época certa para conhecer Arraial do Cabo, pois lá costuma ter sol quase todos os dias, praticamente garantindo uma boa experiência aos viajantes.

Quem quer evitar chuva a qualquer custo, julho e agosto são os meses mais secos, inclusive quando a temperatura está mais baixa e a água do mar um pouco mais fria. Já de novembro a março, durante o verão e a  alta temporada, as chuvas são mais frequentes, mas a água do mar é mais quente.

Quem não gosta de tanto agito e muvuca, evitar o período de dezembro a fevereiro e feriados como Semana Santa e Carnaval é indicado. Março e novembro são bons meses para curtir Arraial.

As melhores praias de Arraial do Cabo

O município tem uma vasta opção de praias bem interessantes para serem conhecidas. Ao todo são oito que se destacam em Arraial do Cabo e dividem a atenção dos turistas. Entre elas, as mais famosas são: Praia do Forno, Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia do Forno 

praia do forno

Uma bela montanha cercada de verde ao fundo com uma enseada de mar colorido à frente: essa é a descrição da Praia do Forno. Um dos seus diferenciais é a água, com temperaturas menos frias. Também é fácil reconhecer o Forno por conta da longa faixa de água rasa. É uma ótima pedida para quem vai fazer uma viagem com crianças.

No quesito infraestrutura, a praia tem muitos quiosques e restaurantes, isso a deixa mais cheia aos finais de semana. Quem quer um ambiente mais tranquilo, deve ir até o final da faixa de areia, onde é mais deserto. Para chegar à Praia do Forno, é preciso passar por uma trilha que leva à Praia dos Anjos. Essa trilha tem um grau de dificuldade baixo.

Praia do Farol 

É uma das mais belas praias do Brasil, competindo, inclusive, com as espetaculares praias do Rio Grande do Norte. O azul intenso do mar, a vegetação preservada e as dunas de areia branquinha são apenas alguns dos motivos dela ser tão incrível. Mas, para chegar à Praia do Farol, é necessário ir de barco, pois ela está localizada na Ilha de Cabo Frio (não confundir com a cidade de Cabo Frio).

O lugar é tão preservado que somente 250 pessoas podem estar em contato com o solo a cada 45 minutos. Para não perder um só minuto, não chegue atrasado na hora que o barco for levá-lo para lá. O custo médio do barco, que sai da Praia dos Anjos, é de R$70,00. No trajeto, você faz um tour completo na viagem para Arraial do Cabo, com paradas nas Prainhas do Pontal do Atalaia, Gruta Azul e na Praia do Forno. A duração do passeio gira em torno de três a quatro horas.

Prainhas do Pontal do Atalaia 

Nesse ponto da viagem para Arraial do Cabo, nas Prainhas do Pontal do Atalaia, o mar é calmo, como se fosse uma piscina. Já a areia é muito fina e branca, como nos melhores cenários de filmes.

viagem para arraial do cabo, pontal do atalaia

O charme do lugar e ponto turístico para fotos, é a escadaria de madeira que leva à praia. Não há como não ficar encantado com a beleza do Pontal do Atalaia.

O nome “prainhas” foi atribuído ao local pelo fato de ser constituído por duas faixas de areia. Elas se unem na maré baixa e se separam na maré alta. Outro acontecimento da natureza muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *