Veja dicas para dirigir com segurança na neblina

No Brasil, não é difícil encontrar trechos de estradas que estejam com neblina. Um nevoeiro nada mais é do que um fenômeno atmosférico associado à presença de umidade no ar e às baixas temperaturas. Para os motoristas, dirigir nessas condições é um verdadeiro desafio. Principalmente porque esse fator interfere na visibilidade da pista, o que faz com que dirigir com segurança seja uma tarefa mais difícil. Por isso, veja as dicas que separamos para lhe ajudar nesses casos.

carro com vidro embaçado pela neblina

 

Dirigir com segurança, por meio da direção defensiva, é uma prática que deve ser constante, independentemente da situação ou do local. Porém, a neblina é uma formação de nuvens densas que repousa sobre o solo. Portanto, dependendo da intensidade, a visibilidade do que há a frente fica comprometida.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Contudo, a neblina costuma manter-se por determinados trechos das estradas brasileiras. Sendo assim, para que o motorista consiga prosseguir sem problemas, nós separamos uma lista de dicas para dirigir com segurança e não precisar interromper sua viagem.

Seguro auto

Antes de falar sobre as dicas para dirigir com segurança na neblina, é preciso salientar a importância de contratar um seguro auto. Só este serviço oferece proteção para imprevistos que podemos passar com o automóvel, tais como roubo, furto e colisões.

Para garantir a sua tranquilidade, entre em contato com a Minuto Seguros para fazer uma cotação. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal ao seu perfil. Basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como dirigir com segurança na neblina

Usar os faróis de neblina

dirigir com segurança - Faróis de neblina

Primeiramente, é válido lembrar que alguns automóveis contam com faróis de neblina. Este acessório foi desenvolvido especialmente para ajudar o motorista a dirigir com segurança com névoa à frente. Portanto, ao ver que a visibilidade ficará comprometida, ligue esses faróis específicos ser auxiliado.

É importante deixar claro que este não é o farol de milha. Alguns motoristas não sabem reconhecer e, assim, acabam ligando o farol errado e agravando os riscos de acidentes. O feixe de luz criado pelas luzes de neblina é normalmente amplo, com um padrão plano e direcionado para o chão. Dessa forma, ilumina diretamente a pista e não atrapalha os motoristas que estão no sentido contrário. Geralmente, essas luzes estão um pouco abaixo das normais, dentro ou embaixo do para-choque dianteiro.

Os faróis de neblina costumam ser encontrados com lentes transparentes ou amarelas.

Utilizar os faróis de condução

dirigir com segurança - Faróis de condução

Embora os faróis de neblina sejam comuns nos automóveis que saem de fábrica atualmente, existem muitos veículos que ainda não possuem este acessório. Portanto, a única opção é usar os faróis de condução para auxiliar.

Mas, estes faróis devem ser usados de uma forma específica nessas situações. A visibilidade diminuirá acentuadamente no nevoeiro, então use os faróis baixos, pois a neblina muito densa não permite o uso de faróis altos. A forte luz emitida acaba refletindo nas pequenas gotículas do ar úmido, ofuscando ainda mais a visibilidade do motorista e do outro veículo que estiver vindo em sentido contrário.

Não ligue o pisca alerta

Pisca alerta

Pode parecer surpreendente, mas o pisca alerta não ajudará em nada na neblina. Muito pelo contrário, isso causará uma confusão para o motorista que estiver atrás. Com esse sinal ligado, ele não saberá se você irá virar para a esquerda, para a direita ou se o veículo está parado no meio da via.

Portanto, jamais use o pisca alerta em movimento durante a neblina, somente quando estiver com o veículo parado no acostamento.

Mantenha uma distância segura

dirigir com segurança - neblina

Esta dica vale para sempre que estiver dirigindo, independentemente se tiver neblina na pista. Manter uma distância segura do automóvel que está a sua frente pode evitar colisão em caso de uma freada brusca.

Contudo, em vias onde tiver nevoeiro, aumentar a distância para o outro automóvel é recomendado. Por conta da visibilidade ruim, o motorista pode demorar para notar que o carro da frente está freando.

Lembre-se das dicas quando for passar por trechos com neblina na pista. Assim, você poderá dirigir com segurança mesmo em situações de risco. Se houver dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *