O que fazer em caso de furto ou roubo do carro?

pessoa furtando carro

Quer tirar suas dúvidas sobre o que fazer caso seu carro roubado ou furtado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você vai entender a diferença entre ter o veículo roubado ou furtado, o que você deve fazer em caso de acontecer uma dessas coisas, como acionar o seguro e muito mais.

No Brasil, não é novidade que a qualidade da segurança no trânsito é precária, seja levando em consideração o número de acidentes ou automóveis subtraídos de seus proprietários. Afinal, não é difícil encontrar alguma pessoa que teve seu veículo roubado ou furtado. Essa situação traz um sentimento de revolta e tristeza, que pode dificultar a tomada de decisão sobre o que fazer a respeito. Por isso, falaremos sobre como agir ao ter seu carro levado por bandidos.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Qual a diferença entre ter o carro roubado ou furtado?

Roubos e furtos são comuns principalmente em grandes metrópoles. Mas, para entender melhor sobre esse assunto, é preciso explicar qual a diferença entre os dois termos, pois muitas pessoas pensam que tem o mesmo sentido, o que é errado.

  • Roubo – o ato de subtrair um bem, neste caso, o automóvel, quando a vítima está presente e sofre violência ou ameaça do assaltante. Para exemplificar, imagine que um motorista parou no semáforo vermelho e alguém anuncia um assalto, levando o carro da vítima. Isso está previsto como crime complexo, segundo o artigo 157 do Código Penal.
  • Furto – nele a vítima tem a sua propriedade subtraída sem que haja violência ou ameaça contra ela. Dessa maneira, geralmente, ela não percebe que está sendo furtada e, apenas após o ato, ela dá falta daquele bem. Ou seja, caso o proprietário estacione o seu carro na rua e, na volta, ele não esteja mais lá, o que houve foi um furto. Assim como o roubo, esta ação também é considerada ilegal, classificada como crime comum, conforme o artigo 155.

Ainda na dúvida? Leia nossa matéria que explica a diferença entre roubo e furto.

O que fazer ao ter o carro roubado ou furtado?

Quando uma situação como essa ocorre é normal perder a estabilidade, por isso criamos o passo a passo abaixo com tudo que você deve fazer em caso de roubo ou furto de carro.

Registrar B.O.

Em primeiro lugar, a ação que deve ser feita é registrar um Boletim de Ocorrência (B.O). Este documento sinalizará às unidades de segurança sobre o veículo roubado ou furtado. Assim, poderá ser feita uma busca para a recuperação do bem. Aliás, distinguir entre roubo e furto vai facilitar muito na abertura do B.O, pois é preciso especificar qual foi o crime sofrido na hora de fazer o registro do ocorrido.

Para registrar o B.O., a vítima pode se dirigir até uma delegacia ou fazer online, dependendo de sua cidade e região. Vale lembrar que o recomendado é fazer isso em até 24 horas após o ocorrido, pois a polícia poderá agir quanto antes. Abaixo estão os links para registrar o Boletim de Ocorrência:

Acionar o seguro 

Por fim, após fazer o registro do B.O, é preciso entrar em contato com sua seguradora ou corretora para abrir um sinistro, caso você possua seguro. Assim, se o carro não for recuperado, a seguradora indenizará o segurado conforme o plano contratado.

Se você fez seu seguro pela Minuto Seguros, o contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto quando há feriados nacionais. O nosso número é o 0800 882 0656 e a ligação é gratuita.

Em caso de dívidas, consulte nosso FAQ sobre como acionar o seguro.

Peça reembolso do IPVA

Em casos de roubo ou furto, você pode solicitar o reembolso parcial ou total do IPVA. Para fazer essa solicitação é preciso ter em mãos o boletim de ocorrência e entrar no site da Secretária Estadual da Fazenda do seu estado.

Para te ajudar nesse momento, vamos listar o site das Secretárias de Fazenda de cada estado:

Como proteger o carro de furtos e roubos

A preocupação com a segurança do veículo é uma questão comum entre os proprietários de carros. Proteger o carro não é apenas uma questão de preservar um investimento financeiro, mas também de garantir a segurança pessoal. Aqui estão algumas dicas essenciais para proteger o seu veículo:

🅿️ Estacione em um lugar seguro:

  • Prefira locais fechados e com cobertura.
  • Se estacionar na rua, escolha uma vaga bem iluminada e em frente a prédios com maior circulação de pessoas.
  • Considere os horários de permanência do carro no local.
  •  Planeje seu itinerário com antecedência para evitar áreas de alta violência.

🔒 Confira se trancou o carro:

  • Verifique sempre se o carro está trancado e os vidros fechados.
  • Crie o hábito de conferir o trancamento.

📡 Instale um rastreador:

  • Investir em um rastreador pode ajudar a localizar o veículo em caso de roubo.
  • Pode desencorajar o criminoso ao perceber o rastreador.

🎒 Não deixe seus pertences dentro do carro:

  • Evite deixar itens valiosos no carro, pois podem atrair criminosos.
  • Evite deixar objetos visíveis no carro ao sair, como bolsas, tablets e carteiras.
  •  Não guarde documentos do carro no porta-luvas, pois podem ser usados por criminosos.

⏳ Não fique dentro do carro enquanto espera alguém:

  • Esperar dentro do veículo pode torná-lo um alvo fácil para pessoas mal-intencionadas.

🚨 Instale um sistema de alarme:

  • Invista em um bom sistema de alarme, travas e vidros elétricos.
  • Alguns sistemas podem cortar a ignição do motor se violados, impedindo a criminalidade.

Evite imprevistos e ainda economize até 30% no seguro auto

Já pensou se seu carro ou moto é roubado e você não tem um seguro? Por isso, fazer um seguro auto é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis.

Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens. Conheça algumas delas:

  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;
  • Bicampeões Prêmio Reclame AQUI: ganhamos em 2021, pela segunda vez, o Prêmio Reclame AQUI de melhor empresa de seguro online. Um reconhecimento pela excelência do nosso atendimento.
  • Confiabilidade: Somos a maior corretora online do Brasil. Oferecemos soluções de seguros para proteger suas conquistas de forma simples, rápida e econômica. Seguro personalizado do seu jeito é aqui!
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para tirar dúvidas, negociar e fechar o seguro ideal para você.

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ter um veículo roubado ou furtado não é fácil. Portanto, veja as dicas sobre o que fazer nessa situação.

Pronto, agora você já sabe o quer fazer se tiver seu veículo roubado ou furtado. Em caso de dúvidas, deixe nos comentários abaixo!

Um comentário em “O que fazer em caso de furto ou roubo do carro?

  1. Para quem teve seu carro roubado, existe uma plataforma gratuita chamada smillin.com

    Basta você cadastrar seu carro roubado no Smillin, se algum colaborador Smillin o encontrar, você será avisado.

    Espero ter ajudado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *