Vantagens do 4×4

Quando estamos a procura de um carro, temos que escolher um modelo que atenda as nossas necessidades, seja ela estética, qualitativa, financeira, com relação a manutenção do carro ou o preço do seguro, por exemplo. Um dos tipos de veículos que sempre chamam a atenção das pessoas é o 4×4, modelos esportivos mais altos. Por décadas, o 4×4 mantém uma legião de admiradores, principalmente por causa da força e qualidades que outros carros não têm. Com o grande advento de jipes e SUVs, muitas pessoas estão procurando automóveis com esse tipo de tração ainda mais devido as vantagens do 4×4 comparativamente a outros modelos, que não conta só com o benefício de vencer terrenos difíceis e diferentes.

vantagens do 4x4

Um veículo 4×4 não deve ser pensado apenas como uma máquina para ultrapassar adversidades de estradas esburacadas e lamacentas. Hoje em dia as montadoras estão procurando cada vez mais e mais aliar isso a conforto, desempenho e segurança, até por isso as vantagens do 4×4 só aumentam e o modelo do carro fica mais atrativo. Com isso esses carros ganham diversos benefícios: pneus maiores, controles eletrônicos, painel multimidia, suspensões mais elaboradas, itens super modernos e mais seguros.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Porém, mesmo com os novas tecnologias para deixar o veículo com mais segurança, é necessário ter um seguro, pois é um produto que contém coberturas que outros recursos não podem oferecer, como: roubo, furto, colisão, desastre natural, entre outros. Faça o seu seguro com a Minuto Seguros, cotamos com mais de 10 seguradoras que vão oferecer os melhores planos e coberturas. Entre em nosso site e preencha o formulário ou se preferir ligue para  0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Voltando a falar sobre as vantagens do 4×4, os compradores começaram a procurar esses veículos para as cidades por conta dos diversos benefícios e, é claro, a facilidade do 4×4 passar em ruas e estradas esburacadas, bem comuns em muitas cidades. As montadoras viram nesses modelos uma grande possibilidade, por isso, o investimento tem sido tão forte. Mas, afinal, quais as vantagens do 4×4 em comparação a SUVs compactos, sedan médios, hatchs e etc?

Vantagens do 4×4 

O 4×4 é um veículo mais seguro 

vantagens do 4x4 - mais seguro

O 4×4 é muito mais seguro do que um veículo sem tração nas quatro rodas, por exemplo. Quando um veículo só tem tração em duas rodas, as outras ficam mais vulneráveis e podem perder o controle.

Já as vantagens do 4×4 se resumem, pelo menos nesse quesito, em segurança e conforto e são bem grandes porque tanto as rodas dianteiras quanto as traseiras têm tração, estabilizando assim com mais facilidade, trazendo mais confiança ao automóvel e previsibilidade ao condutor.

A tração tem mais capacidade 

vantagens do 4x4 - tração tem mais capacidade

Se um veículo não é 4×4, a força aplicada dos pneus em áreas de contato será em apenas duas. Já em um automóvel com tração nas quatro rodas, a força será aplicada nas quatro áreas dos pneus. Isso vai fazer com que o resultado de transferir torque para o solo seja mais efetivo, assim mesmo que o terreno for muito ruim, sua capacidade permanece boa.

E vale mencionar que isso não precisa ser visto em estradas esburacadas com chuva e lamacentas. Em um asfalto sujo ou sem emborrachamento a capacidade já vai ficar evidente, principalmente em curvas fechadas, quando um carro comum costuma deslizar.

Sistema híbrido de tração 

vantagens do 4x4 - sistema híbrido de tração

Outra das vantagens do 4×4 é que dentro dessa categoria você consegue encontrar alguns veículos com sistema híbrido de tração. Ele faz com que motores independentes trabalhem para cada eixo do automóvel. Desse modo não vai existir nenhuma conexão entre os eixos traseiro e dianteiro, não necessitando de componentes, como: a caixa de transferência e o cardã traseiro.

Mas, como sempre há uma ressalva, esse sistema mais elaborado só existe em carros de luxo, como Porsche 918 Spyder e BMW i8, por exemplo.

Veículos com tração integral ou AWD 

vantagens do 4x4 - tração AWD

Dentro da categoria do 4×4 existem carros com tração integral, ou seja, a força do motor será transmitida para as quatro rodas em qualquer situação. E como ela funciona sem interferência do condutor, há mais efetividade.

Na maioria das vezes são gerenciados de forma eletrônica, e por conta própria determinam a proporção de potência que precisa ser enviada para cada roda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *