Na hora de procurar a melhor solução para sua tranquilidade, pode surgir a dúvida: contratar ou não seguro contra terceiros? Afinal, o que são as diferentes coberturas que compõem um possível seguro de carro e como escolher?
Visto que as opções são muitas e o valor de cada tipo de seguro pode variar bastante, é normal surgirem esses questionamentos.
Para te ajudar, preparamos neste post as principais dicas às quais você deve se atentar para tomar essa decisão.
Vale a pena contratar seguro contra terceiros?
O seguro contra terceiros é uma forma de estar protegido e poder acionar ressarcimento no caso de danificar o veículo de outras pessoas ou causar-lhes também outros prejuízos — na verdade, ele é um seguro contra danos a terceiros.
As vantagens consistem em menor dor de cabeça na hora de resolver o reparo de outro veículo e garantia de ter como solicitar o reembolso.
Em casos mais delicados, pode ajudar a lidar com questões de assistência ao restabelecimento da saúde do afetado.
Cabe ressaltar que esse tipo de seguro não cobra franquia.
A direção defensiva é extremamente importante para evitar contratempos e acidentes. Mas, infelizmente, nas situações em que isso ocorre, o seguro contra terceiros pode evitar desgaste entre os condutores e ajudar a amenizar a situação mais rápido.
Nem sempre a pessoa tem condições de contratar um seguro que ofereça cobertura contra danos no próprio veículo, também. Mas se pelo menos ela tiver a proteção para atender terceiros, tudo fica mais tranquilo, pois nesse caso ela pode esperar ter condições de consertar o próprio. Além disso, esse seguro pode cobrir danos corporais.
Como funciona o seguro contra terceiros?
A contratação de um seguro contra terceiros, embora não seja obrigatória, é altamente aconselhada. Ele é também chamado Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa.
Com o seguro contra terceiros, o contratante deve preencher alguns requisitos e há algumas especificações. Em relação a um seguro total, a pessoa consegue ter cobertura a veículos com até mais anos de uso, em média 10 além do primeiro caso.
Algumas coisas variam muito de seguradora para seguradora, mas normalmente o seguro de terceiros oferece reboque, socorro 24h e cobre problemas como pane.
Regularmente, quando há a necessidade de acionamento, o segurado pode fazer isso em até 1 ano, desde que feito o boletim de ocorrência. Por outro lado, o terceiro tem um prazo maior para fazer uso.
É válido consultar as condições de cada seguradora para entender como pode funcionar cada apólice.
Quais os tipos de coberturas de Seguro Auto?
Um seguro auto geralmente funciona por coberturas e vale entender o todo para compreender melhor essa parte de terceiros.
As coberturas mais comuns são contra roubo e furto, colisão, incêndio, acidentes pessoais a passageiros (Seguro APP) e a de terceiros. Conforme o contrato, o guincho pode estar incluso.
No caso do seguro contra terceiros, dependendo do ocorrido, é possível acionar ressarcimento com despesas médicas.
Se o terceiro for afetado fisicamente pela batida e precisar de cuidados especializados, o seguro cobre essa assistência até o valor acordado na apólice.
Caso você tenha as duas coberturas, para terceiros e para você, e queira acionar somente a de terceiros, também é possível.
Como funciona a indenização nesses casos?
Algo muito importante a salientar, e que pode causar confusão em algumas pessoas, é que existe um seguro obrigatório do veículo, em geral pago junto ao IPVA, que cobre alguns tipos de incidentes.
Nesse caso, é o posto oficial de atendimento do DPVAT que irá, mediante apresentação de documentos, dar a devolutiva sobre a indenização.
A pessoa aciona o seguro contra terceiros, entretanto, quando o valor que esse seguro reembolsa não é o suficiente. Porém, é importante deixar claro que para isso a responsabilidade pelo acidente tem que ter sido do segurado — uma apuração minuciosa pode ser feita para constatar se houve irregularidade.
Dependendo da situação, como, por exemplo, ao bater em um carro PCD, a indenização pode sofrer algumas particularidades, especialmente na questão de impostos.
Vale a pena se informar com especialistas e, se esse for o seu caso, buscar orientação para estar bem esclarecido antes da contratação.
Qual a importância do seguro contra terceiros?
O seguro contra terceiros é de grande relevância para que se possa dirigir tranquilo e mais respaldado. Sem ele, você arrisca ficar sem ter como arcar com eventuais custos de danos causados a terceiros.
Considerando que muitas vezes acontecem avarias nos dois veículos, no seu e no da outra pessoa envolvida, isso é de grande preocupação.
Pode ser que raramente você tenha como arcar com as duas despesas de uma só vez, para consertos. Em outras situações, lidar com questões mais sensíveis é ainda mais complicado sem ele.
Vale lembrar que é muito importante garantir essa proteção quanto antes — quando você acaba de adquirir o veículo, de preferência. Isso porque imprevistos não têm hora para acontecer e o seguro contra terceiros com certeza te dará mais tranquilidade.
Se desejar, hoje em dia é muito mais simples realizar procedimentos referentes à contratação mesmo à distância.
Nem sempre é preciso vistoria prévia, mas quando é necessário, ela pode ser mais prática.
É o caso da vistoria online. Tudo para agilizar o que você precisa neste momento em que estamos, para que não fique sem seguro.
Conseguiu entender melhor a questão? Está precisando cotar o seu seguro para terminar de avaliar as vantagens e qual opção escolher?
Conte com a Minuto Seguros para lhe auxiliar.
Comece agora!