Vai trocar de carro? Saiba o que fazer com o seguro

Trocar de carro é um dos desejos dos proprietários de veículos. É natural que, ao longo do tempo, pensemos em um novo automóvel. E os motivos para a troca podem ser variados: a família aumenta e você precisa de mais espaço e conforto, o veículo atual possui um custo elevado de manutenção, você precisa aliviar o orçamento e troca por um modelo mais simples, etc.

O que é endosso?

Quem fez ou renovou um seguro auto e, durante a vigência do contrato, decidiu trocar de carro, deve ficar atento para solicitar um endosso (ou aditamento) na apólice do seguro.

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O que é endosso de seguro?

Endosso do seguro é quando há necessidade de mudar, alterar ou transferir dados informados na apólice de seguro. Ou seja: você mudou de casa? Precisa fazer um endosso. Trocou de carro? Precisa fazer um endosso. De modo geral, endosso é quando ocorre uma transferência de propriedade de título, independentemente do ramo.

O endosso trata justamente de formalizar qualquer solicitação de alteração de dados na apólice.

O que fazer quando trocar de carro?

O primeiro passo, assim que efetuar a troca do carro, é entrar em contato com sua corretora para avisá-la. Vale destacar que seu seguro pode sofrer alteração no valor da franquia ou do prêmio, para mais ou para menos.

Caso os valores se elevem, será gerada uma cobrança extra para o segurado. Em caso de um cálculo mais barato, a seguradora fará a devolução da diferença para o cliente.

O endosso também é feito em caso de alterações básicas como mudança de endereço, forma como utiliza o carro, característica do(s) condutor(es), inclusão de garantias e coberturas adicionais.

Em resumo, para qualquer alteração de dados ou condições da apólice de seguro, além da troca de um carro por outro, é preciso fazer um endosso.

Fique atento e faça a solicitação assim que possível! Afinal, sem essa alteração, seu seguro estará inválido, pois não protegerá mais o veículo vendido e nem dará cobertura ao seu novo.

54 comentários sobre “Vai trocar de carro? Saiba o que fazer com o seguro

  1. Um segurado procurou a corretora para fazer endosso de substituição de veículo, 36 dias antes do vencimento da apólice. Corretor entrou no sistema da seguradora (Sompo) e não conseguiu pelo seguinte motivo: não é possível endossar apólice com menos de 60 dias para o vencimento final da mesma.
    Isso tem embasamento legal?

    1. Luiz, tudo bem? A substituição de veículo na apólice pode ocorrer a qualquer momento ao longo da vigência. Mas, a seguradora sempre precisará de tempo hábil para analisar tal substituição. Por exemplo: agendar e realizar a vistoria prévia do veículo, analisar se irá ou não aceitar esse novo risco, etc.

      Mas, de uma forma geral, é possível, sim, realizar a substituição. Converse com o seu corretor de seguros para que ele trate desse caso específico com a seguradora.

  2. Solicitei o endosso a seguradora, substituindo o carro 1 pelo carro 2. Ainda possuo o carro 1, pois não o vendi ainda. A seguradora informava na proposta uma cobertura a partir das 23:59 horas do dia do endosso. A vistoria foi feita no dia seguinte bem cedo, porém a apólice nova ainda não foi emitida, estando aguardando a análise da seguradora. Neste período em que a seguradora está avaliando, o carro coberto pelo seguro é o veículo 1 (velho) ou o veículo 2 (novo)??

    1. Oi, Alan, como vai? O veículo segurado é o “carro 2”. A partir da transmissão da proposta do endosso, e com a vistoria prévia realizada, a seguradora tem 15 para analisar a proposta. Durante esta análise o “carro 2” está com cobertura.

  3. Por favor…vou trocar de carro. A segurador me cobrou para realizar a transferencia do seguro do carro que vou vender para o novo carro.. Isso está correto? E se estiver correto, qual a porcentagem do valor em relação ao preço do carro, poderá ser cobrada? Obrigada.

    1. Fabiana, como vai? Sempre que o segurado solicitar a substituição do veículo na apólice do seguro, a seguradora fará uma nova análise de risco e existem possibilidades decorrentes desta análise:
      – cobrança adicional de valores (ex: inclusão de um veículo mais visado para roubo/furto, valor de peças mais caro, mudança de um veículo popular para um veículo mais luxuoso, etc)
      – devolução de valores (ex: inclusão de um veículo menos visado pelos ladrões, peças mais baratas, etc)
      – substituição sem diferença de preços (ex: substituição por um veículo do mesmo modelo/ano que o veículo atual)

      O valor também pode variar em função do tempo de vigência da apólice. Quanto mais próxima a troca de veículo estiver do prazo final de vigência do seguro, menor será a diferença pois o prazo de cobertura será menor.

  4. Já vendi meu carro e o troquei por outro, porém meu endosso foi recusado. O que devo fazer? Para fazer um seguro em outra empresa receberei a restituição dos meses que faltavam para meu seguro vencer?

    1. Olá, Iane, como vai? Exatamente isso, se a atual seguradora não aceitou o endosso de substituição de veículo, este seguro será cancelado (com devolução proporcional de valores) e você deverá contratar uma nova apólice em outra seguradora que aceite o seguro para este novo risco.

  5. Eu tinha um carro de 30 mil reais, troquei por um de 10 mil reias, paguei o seguro sobre um carro de 30mil, é justo eu ter que pagar o endosso de 166 reias para usar mais 3 meses?

    1. Oi, Pedro, como vai? Provavelmente este novo veículo de R$ 10 mil, apesar de ser muito mais barato, deve ter uma exposição aos riscos cobertos pelo seguro bem maior que o veículo de R$ 30 mil, o que justificaria a cobrança adicional no seguro.

      Exemplificando: você pode ter um veículo de R$ 30.000,00 que não é visado pelos bandidos, isto é, o risco deste veículo ser roubado ou furtado pode ser muito baixo. Por outro lado, este novo veículo de R$ 10.000,00 pode ser um dos “preferidos” devido a facilidade de revenda de peças e afins, então é natural que esta maior exposição ao risco influencie no valor do seguro.

  6. Olá, troquei de carro e agora preciso endossar meu seguro. Posso cotar e contratar esse endosso com outra companhia, ou só com a atual?

    1. Oi, Heverton, tudo bem? O endosso é só com a atual seguradora. Mas se não compensar, você pode contratar um seguro novo. =)

  7. Troquei de carro por um de menor valor o anterior tabela 85.000,00 Hilux sw4 2008 por outro tabela 55.000,00 land rover defender 2 2010. Diferença de 30.000,00 . Vai vencer o seguro em janeiro de 2018. Me passaram um valor de 300,00 pra receber de diferença esse valor não está fora por está segurando um carro de menor valor e com menos risco de roubo.

    1. Fabiano, como vai? A precificação do seguro vai um pouco além apenas do preço do carro, também há a necessidade de analisar outros critérios. Às vezes, o índice de roubo do seu carro atual, por exemplo, é maior na região que você mais circula ou no CEP de pernoite, sem contar a reposição de peças, que também é importante. Mas, entre em contato com a gente para falarmos mais sobre isso no 0300 773 3000.

  8. Boa tarde!
    Vendi meu carro GM – CORSA MAXX 1.4 ECONOFLEX porém, renovei o seguro dele com intuito de não perder o bonus 10 até a compra do novo carro.
    Esta semana, consegui um carro novo e solicitei a seguradora rever o valor do seguro a ser pago pois trata-se de um carro mais caro e mais visado!
    Minha dúvida: Ao me fornecerem o valor do endosso, significa que terei que pagar o valor anterior do antigo carro mais o endosso ou o endosso já está considerando o valor final a ser pago?
    Atenciosamente,
    Graça Ferreira

  9. Boa tarde!
    Renovei 3 meses atras o meu seguro a vista, mas resolvi trocar de carro agora. Porem antes o carro estava no meu nome e eu era o principal condutor e agora o outro carro que dei na troca saira da agencia no nome da minha esposa e eu continuarei como principal condutor.

    Como proceder neste caso para continuar com o seguro?

  10. Tenho uma dúvida, fiz um seguro no site do banco do brasil com o meu carão de cédito e dentre as opções eu contratei a cobertura do carro reserva por 15 dias, só que quem fizesse o seguro pela internet ai ganharia grátis o carro reserva por 10 dias.
    Ai eu fui e cancelei essa cobertura do carro por 15 dias e lá diz que o prêmio líquido é de – 89,89 que eu receberia de volta, só que até agora não recebi nada. Ai liguei dia 04/09/2017 para o seguro e informaram que tinha depositado essa diferença em minha conta no dia 09/08/2017 e fui ver e nada foi creditado em minha conta ou cartão de crédito.
    Como faço para resolver este problema?

    1. Olá, Sergio, como vai? Você provavelmente contratou o seguro sem a intermediação de um corretor de seguros, terá então de tratar diretamente com a seguradora para solucionar a situação. Caso você tivesse contratado o seguro com a assessoria de um corretor, este profissional iria fazer todas as intermediações junto à seguradora.

  11. Olá
    Renovarei meu seguro nesse mês, mas logo em seguida trocarei de carro. Terei que renovar o seguro do antigo carro antes de troca-lo por um novo semanas depois. Não gostaria de perder minha classe 3 de seguro, por isso terei de renovar o seguro antes de comprar o carro novo. Teria como eu não renovar o seguro do carro antigo sem perder o bônus classe 3? Se eu tiver que renovar o seguro ainda no carro antigo só me restará o endosso o que me fará perder a oportunidade de realizar cotação do seguro do carro novo com vocês.

    1. Olá, Ramon, como vai? A renovação pode ser feita em até 30 dias sem perder a sua classe de bônus após o vencimento do seu seguro, considere o prazo de 30 dias para fazer a renovação em seu novo veículo.

  12. Olá. Sou o principal condutor do carro que está em nome do meu pai. Vou trocar de carro e o novo ficará em meu nome. Eu aproveitarei a classe de bônus para o carro novo ou teria que ser um seguro novo e sem o bônus? Obrigado.

    1. Diego, tudo bem? A classe de bônus é pessoal e intransferível, independentemente de quem seja o proprietário do veículo. Portanto, se você quem for o segurado principal e a pontuação da classe de bônus estiver em seu nome, ela se manterá. Agora, se a pontuação estiver em nome do seu pai, ele é quem fica.

      Você pode ler mais sobre o assunto aqui: https://www.minutoseguros.com.br/perguntas-frequentes/seguro-auto/o-que-e-classe-de-bonus-e-qual-sua-funcao

      Se tiver dúvidas, fique à vontade para nos procurar. 😉

  13. Oi tudo bem
    Renovei meu seguro está semana mais percebi um erro na classe de bônus em 2014 erro do corretor que nao renovou meu seguro fez um novo seguro perdi duas classes como posso resolver já falei até com minha sucursal que também encontrou o erro mais disse que ninquem pode fazer nada e que vai permanecer assim. Seguro iniciado em 2012e sem sinistros

    1. Olá, Adenilton, como vai? Nossa recomendação é que você converse com o seu corretor para tentar obter um acordo de ressarcimento pelo ocorrido. O fato da falha ter sido cometida há 4 anos, enfraquece as chances de conseguir o ressarcimento, pois você deveria ter analisado as apólices emitidas nos anos anteriores.

  14. Estou trabalhando com Uber e por isso o seguro ficou muito carro se durante a vigência do seguro eu parar de trabalhar como motorista de aplicativo posso alterar o seguro. Eu pagarei um valor menor ex valor atual 4500 com Uber 2500 sem uber

    1. Olá, Adenilton, como vai? Não é uma garantia que o seguro ficará mais barato, mas sempre deve ser atualizado quando houver alteração no uso do veículo, com essa alteração, é necessário um recálculo do valor de seu seguro.

  15. Oi, fiz o endosso de transferencia de seguro para um carro que adquiri, paguei a diferença tudo certinho, porém no momento que precisei do seguro descobri que teve erro do corretor no preenchimento do endosso, pedi para que o pagamento fosse feito com desconto em conta conta corrente, acontece que foi preenchido com o nº de conta errada. Consequentemente o seguro foi cancelado por falta de pagamento e tive de arcar com o conserto do meu carro.
    De que forma posso acionar a corretora de seguros e a seguradora na justiça, quais são os meus direitos nesse caso?
    Desde já agradeço.

    1. Olá, Pedro, como vai? Se você tiver um modo para comprovar, seja por um e-mail ou ligação telefônica gravada, que o erro do número da conta foi da corretora, o ocorrido é responsabilidade da mesma.

  16. Olá bom dia, renovei o contrato de seguro e ainda não havia efetuado o pagamento da primeira parcela quando consegui vender meu veículo que estava segurado. Pretendo comprar um novo veículo, porém não sei quanto tempo levará pra encontrá-lo. Nesse meio tempo preciso continuar pagando o contrato anterior pra poder fazer um endosso quando comprar o outro carro. Ou posso cancelar sem ônus , pra não pagar sem estar utilizando o seguro?

    Grata

    1. Olá, Meg, tudo bem? Se você ainda não pagou a 1ª parcela, fique tranquila, seu seguro será cancelado automaticamente por falta de pagamento e não haverá cobrança alguma. Após o término da vigência do seu seguro anterior, você tem até 30 dias para contratar um seguro utilizando a classe de bônus que você possuía.

  17. Ola bom dia..
    Meu marido trocou o carro ha 3 semanas..ja foi acionado a vistoria do seguro, mas ele bateu o carro ontem, antes da vistoria.. e a seguradora disse que talvez cubra o prejuizo dos terceiros.
    Ele ja pagou as 3 parcelas do seguro anterior e ja esta pagando a primeira parcela do endosso. Gostaria de saber, se o seguro nao cobrir o prejuízo, oque devemos fazer? Entrar com uma ação contra a seguradora? Obrigado

    1. Olá, Milena, como vai? Se o seu marido trocou de veículo e não foi feita a vistoria prévia para substituição do automóvel na apólice do seguro, a seguradora está desobrigada de aceitar a cobertura para este novo veículo. A realização da vistoria prévia sempre antecede a cobertura do veículo no seguro, exceto nos casos onde a seguradora dispensa a realização da mesma, por exemplo: quando o novo veículo for 0 km e o segurado encaminhar a nota fiscal da compra com a data de saída da concessionária.

  18. Oi solicitei endosso do neu seguro e bati o caro antes da vistoria prévia que por sinal no dia soliciteo tinha sido dispensada porem por atraso na parcela do endosso o seguro foi declinado e foi feita uma nova proposta e agendaram a vistoria porém bati o carro antes da vistoria o que devo fazer?

    1. Olá, Julio, como vai? A realização da vistoria previa é obrigatória para efetivação do endosso, portanto os reparos no seu veículo não devem ser cobertos pelo seguro.

  19. Bom dia! Realizei um endosso para troca de veículo, porém antes de ser feita a vistoria, o veículo para qual o seguro foi endossado sofreu sinistro e deu perda total. A seguradora está me enrolando dizendo que se não realizar a vistoria não tem como concluir o endosso. Ela tem que cumprir o endosso mesmo sem a vistoria?

    1. Oi, Samuel. Para que o endosso seja realizado é necessário a vistoria feita e aprovada. É o jeito que as seguradoras têm para se proteger contra fraudes, por exemplo.

  20. Bom dia! Comprei um usado de maior vlr na concessionária,com troca, para emitir a nf.passo DUT no nome deles, porém ficarei com meu carro até a entrega por volta de 15 dias. O carro continua com seguro no nome deles terei até eu pegar o deles? Terei acrescimo antes da troca? E se eu tiver sinistro?

  21. Ola. Vou vender o meu carro, e pode ser que eu demore de alguns dias ou ate mesmo uns 2 meses para encontrar outro. Logo que efetuar a venda, eu posso trancar o seguro? Se eu trancar, ate quanto tempo posso ter para encontrar outro e transferir o seguro? Perco algum bonus?

    1. Wertson, como vai? Você tem um prazo de 30 dias até perder classe de bônus. Não é possível trancar o seguro, teria que cancelar e fazer um novo. Fale com seu corretor sobre as condições do seu seguro. 🙂

  22. bom dia, troquei de carro, fiz o endosso, paguei a 1 parcela do endosso, fiz a vistoria prévia e 5 dias depois bati o carro. a seguradora fala que o seguro é provisório, e tem que chegar a apólice para poder vistoriar o sinistro. Há chance de eles não pagarem? visto que eles tem 15 dias pra aceitar o seguro? foi falado pra mim por telefone que poderia tirar o carro da loja, pois já estava assegurado provisoriamente.

    1. Olá, Yuri, como vai? É recomendado que consulte o seu corretor quanto às condições da sua apólice. Se a seguradora informou que já estava segurado, é bom que tenha prova dessa afirmação para caso haja uma tentativa de não pagar a indenização.

  23. Boa tarde, vendi meu carro segurado e trocarei por outro que ainda não comprei. Como faço para não perder meus bônus? Posso manter esse seguro sem um carro assegurado por quanto tempo?

    1. Alessandra, como vai? Você tem um prazo de até 30 dias para concluir o endosso, se o prazo para pegar o outro veículo for maior que esse período, você deve cancelar este e realizar a contratação de outro seguro. Consulte com seu corretor quais as condições de sua apólice.

  24. Bom dia, vou substituir o meu veiculo do seguro, vou entregar o carro antigo na loja e pegar o novo, já fiz vistoria e transmiti a proposta, e se no caminho da loja para entregar o veiculo usado ocorrer um sinistro, tenho cobertura.

    1. Gilson, como vai? É preciso que confirme com seu corretor a troca de veículos no momento que estiver na concessionário/loja para pegar o novo automóvel. Pois, caso houver uma colisão, roubo ou furto durante o trajeto, não estará com cobertura.

  25. Bom dia! Tinha um CrossFox 2015 valor do seguro 2mil Reais, vencimento da apólice janeiro 2019. Em novembro de 2018 comprei um Corolla 2015, pedi para fazer o indoso paguei 161 Reias, minha dúvida é:o valor do seguro do mesmo em Janeiro de 2019 quando for renovar, será de 2161Reias?

    1. Ataíde, tudo bem? Não, isso não é uma regra. Os preços de seguro são mais variáveis por conta da alternância de diversos fatos, como aumento de sinistralidade do carro (ex: aumento de roubo, aumento de batidas, aumento de furto etc).

  26. Olá.
    O meu amigo possui um carro, e irá trocá-lo por outro.
    Ele gostaria de trocar de corretor, e passar a usar meus serviços.
    Nesse caso eu posso fazer o endosso do carro dele, no lugar do corretor atual?
    E nesse caso a cia. segurado não pode ser trocada por enquanto, pois ele não está satisfeito com a seguradora atual, certo?

    1. Cezar, como vai? Neste caso, é mais prático seu colega cancelar o seguro atual dele. Assim poderá fazer um novo com você, excluindo a necessidade de endosso e recálculo com o novo veículo.

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