Tipos de franquia de seguro auto: entenda quais são elas

franquia de seguro auto Tipos de franquia de seguro auto: entenda quais são elas

Quer tirar suas dúvidas sobre tipos de franquia? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que é e quais são os tipos de franquia do seu seguro auto.

Assim que você compra um carro, uma das primeiras preocupações é fechar o seguro. Afinal, rodar com seu veículo recém-adquirido sem a proteção necessária é um risco que não dá pra correr. Na hora de garantir uma proposta, você certamente vai se deparar com a expressão franquia de seguro auto. Para ajudá-lo a entender melhor, falaremos sobre os tipos que existem no mercado.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Antes de tratarmos sobre os tipos de franquia de seguro auto, é importante salientar a necessidade de se contar com um seguro para proteger você, sua família e o seu veículo. Só esse serviço traz tranquilidade para o seu dia a dia. Imprevistos indesejáveis, como quebra de alguma peça que faça o carro parar, acidente de trânsito, roubo ou furto, podem acontecer.

O que é franquia de seguro auto?

A franquia de seguro auto é uma participação financeira, estipulada na apólice, que o segurado tem em prejuízos que resultam de um sinistro de perda parcial. Na prática, é o valor fixado pago quando o veículo sofre danos decorrentes de um acidente, por exemplo, e precisa de conserto.

Para entender melhor, imagine que você tenha uma apólice com uma franquia estipulada em 2 mil reais e envolveu-se numa batida no trânsito que avariou seu carro. Se o conserto do carro estiver orçado em 5 mil reais, você paga o valor da franquia e a seguradora arca com os outros 3 mil, para completar o pagamento. Lembrando que esses valores são meramente explicativos, para cada caso, perfil e modelo de carro, os valores das franquias variam.

Qual a função da franquia de seguro auto?

A franquia é um dispositivo que influencia no comportamento de motoristas que costumam agir de forma inadequada no trânsito. Por ter uma participação nos prejuízos, em casos de acidentes e danos ao veículo, quem está ao volante sabe que precisa dirigir com cuidado também para evitar gastos, além de preservar a sua saúde e o seu bem-estar, bem como os de outras pessoas no dia a dia no trânsito.

Se a franquia não existisse, as seguradoras teriam que arcar com a totalidade dos custos de qualquer tipo de prejuízo aos veículos, mesmo aqueles menores, como riscos e arranhões, o que acarretaria em um aumento considerável no preço total dos seguros, visto que a quantidade de acidentes indenizados seria muito maior. Portanto, esse dispositivo é muito importante, tanto para o segurado quando para as empresas.

A franquia se aplica a qualquer caso?

Não! E isso é muito importante de entender. A franquia é proibida de ser aplicada em sinistros de incêndio, queda de raio, explosão do veículo, e todos os casos de perda total. Nesse quesito, entram roubo ou furto cujo automóvel não é recuperado, além de acidentes que estraguem o carro completamente. Ou seja, todos os eventos que resultem em indenização integral.

Quando o segurado aciona o seguro para terceiros, que cobre danos materiais a outros veículos ou corporais a outras pessoas, a franquia também não é acionada. Ou seja, caso você conte com essa proteção na sua apólice, a seguradora arca com todos os prejuízos causados.  

Quais são os tipos de franquia de seguro auto?

contas seguro Tipos de franquia de seguro auto: entenda quais são elas

Agora que você já sabe o que é uma franquia de seguro auto, chegou o momento de conhecer, com detalhes, quais são os quatro tipos diferentes que existem.

Franquia normal

Também conhecida como franquia básica, esse modelo é geralmente utilizado como base nas cotações, além de ser uma das mais escolhidas no momento de fechamento das apólices. Este tipo de franquia é indicado para motoristas mais experientes e que têm vivência no trânsito. O valor é considerado médio, principalmente se é feito um comparativo entre a reduzida e a majorada, os contrapontos entre a normal.

Franquia majorada

Se a franquia normal é indicada para a maior parte dos motoristas, a majorada compensa mais para quem tem um baixo histórico de sinistros e não costuma ter problemas no trânsito. Esse modelo de franquia tem um valor acima da normal. Porém, se as chances do seu veículo sofrer danos são baixas devido ao seu estilo de dirigir, compensa escolhê-la, afinal, o preço total do seguro será mais baixo.

Franquia reduzida

Essa é um dos tipos de franquia de seguro auto mais comuns no mercado de seguros juntamente com a franquia normal. Ela é aconselhada a motoristas menos experientes, mais inseguros ou aqueles que se envolvem em uma quantidade considerável de acidentes. Seu valor é inferior à franquia normal, por exemplo, o que compensa se você tiver um histórico grande de batidas. Com o preço da franquia menor, o preço do seguro fica mais alto.

Franquia isenta

Este tipo de franquia é o menos comum entre todos, além de não ser um modelo oferecido por todas as seguradoras. Na franquia isenta, em caso de danos parciais ao veículo, o segurado não precisa gastar nada mais, o que faz com que todo o conserto fique por conta da seguradora. Entretanto, além de deixar o valor total do seguro mais alto, a utilização dela pode ser limitada. 

Ficou com alguma dúvida sobre as diferenças entre os tipos de franquia de seguro auto existentes? Mande pra gente nos comentários!

Se você está pensando em qual modelo de franquia deve escolher na sua apólice, entre em contato com a Minuto Seguros!

Além de garantirmos uma ótima proposta, nossos consultores estão preparados para recomendar o melhor tipo de franquia de acordo com o seu perfil, além de tirar qualquer dúvida sobre seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *