Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Seguro auto popular, enfim, vira realidade

seguro auto popularApós um período de negociações, mesmo já aprovado há alguns meses, o Seguro Auto Popular entrou em vigor. A Azul Seguros, do grupo Porto Seguro, foi a primeira seguradora a oferecer o serviço, por enquanto, apenas na região metropolitana de São Paulo.

Outras empresas estão se preparando para oferecer produtos que sejam adequados a esta modalidade. A economia no Seguro Auto Popular pode chegar até em 30%, dependendo, é claro, das escolhas que o futuro segurado irá fazer.

Vale ressaltar que o grande motivador dessa economia é o uso das peças genéricas, no entanto, elas são feitas nas mesmas bases das originais e fornecidas por desmanches regularizados.  A exceção fica por conta de reparos que estejam diretamente ligados à segurança, como: freios, suspensão, amortecedores, pneus, entre outros.

Não há uma regra da Superintendência de Seguros Privados (Susep) quanto a quem pode fazer uso da modalidade, mas, as seguradoras estão limitando o Seguro Auto Popular a veículos a partir de 5 anos de uso. Há uma lei que não permite que carros com menos de 3 anos usem peças genéricas.

Outros pontos que valem ser mencionados é que, possivelmente, carros com valores acima de R$60 mil devem ficar de fora. Há uma lista com 40 modelos, que ainda não foi divulgada, mas deve incluir Gol, Palio, Uno, Civic e até Corolla, entre outros.

Afinal, o que é o Seguro Auto Popular?

O Seguro Auto Popular é um seguro até 30% mais barato do que um seguro tradicional.

Ele foi regulamentado em abril deste ano, mas algumas ressalvas ainda impediam que as seguradoras criassem produtos específicos. O intuito é ampliar o número de segurados e proprietários cobertos. Atualmente, apenas 30% da frota circulante no Brasil tem seguro. Um número um tanto quanto impactante, se pensarmos que há mais de 60 milhões de veículos no país.

Coberturas do Seguro Auto Popular

Primeiramente, os interessados no Seguro Auto Popular devem ter conhecimento que a cobertura é básica para colisão, roubo e furto e indeniza cerca de 80 a 90% da Tabela Fipe. Há outras coberturas, como o guincho de até 100km e a assistência 24 horas.

Para quem se interessar, existe a possibilidade de inclusão de outras coberturas, como: Responsabilidade Civil Facultativa, RCF, e por danos morais e estéticos.

O que mudou nas regras desde abril?

A principal mudança ocorreu devido a uma reclamação que as seguradoras fizeram para a Susep. Como na primeira edição do Seguro Auto Popular mencionava apenas peças originais usadas ou seminovas, as empresas alegaram que não havia um subsidio suficiente para que os valores fossem diminuídos a ponto de atrair o interesse de possíveis novos clientes.

Com isso, a Susep analisou os pontos e aceitou o uso de peças de fabricação independente, conhecidas como genéricas. A circular com esse novo adendo foi enviada em 30 de setembro.

Seguradoras precisam explicar tudo

Falar sobre seguros não é algo tão simples , o Seguro Auto Popular é um pouco ainda mais complexo, por isso, existe uma necessidade muito grande dos corretores explicarem e serem transparentes em relação ao produto e as diferenças entre as modalidades. O Seguro Auto Popular só poderá ser vendido se for consentido pelo cliente e se ele concordar com todas as especificações.

O trabalho será feito dessa forma: o corretor irá oferecer um seguro “tradicional” com os valores, de acordo com a necessidade do segurado e, caso o cliente não se interesse, não possa arcar com o valor ou o veículo não seja aceito para um seguro tradicional, a alternativa, de 15 a 30% mais barata será apresentada, mas deixando claro que peças não originais ou usadas serão utilizadas em casos de acidentes.

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS