Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Franquia, bônus, endosso: a gente descomplica pra você

Não é incomum ficar com dúvidas no momento de fechar o seguro auto. O segurês é uma língua diferente, mas pode ser mais fácil do que parece. Os famosos termos, como: franquia, endosso, sinistro, prêmio e bônus são apenas algumas palavras que podem causar um sentido dúbio nas frases. Mas, fica tranquilo que a gente vai explicar tudo de uma forma simples e que você jamais irá esquecer.

Franquia

Franquia não é aquele monte de loja que você encontra em diversos lugares, pelo menos, não quando estamos falando de seguros. Franquia, em segurês, é o que você precisará pagar para consertar o seu veículo usando o seguro. Sabe quando você bateu e teve uma perda parcial? Então, você vai precisar utilizar a sua franquia para arrumar o carro.

Endosso

Fazer um endosso é mudar ou corrigir alguma informação passada para a seguradora. Por exemplo: mudou de casa? Você precisa realizar um endosso para alterar o seu endereço. Por meio do endosso é formalizada as modificações necessárias no seu seguro ao longo da vigência. Outros exemplos que podem ser usados são: incluir ou excluir coberturas, mudar o modelo do carro, o endereço residencial ou comercial e etc.

Sinistro

Sinistro, no significado literal, pode ser algo que pressagia acontecimentos infaustos; agourento, funesto, que é pernicioso; mau ou que se deve temer; assustador, temível. Mas, quando falamos de sinistro em segurês, é apenas o nome dado a situações que têm cobertura do seguro. Pode ser um acidente, furto ou dano da natureza.

Prêmio do seguro

Prêmio não é nenhuma premiação que você ganha quando faz ou tem um seguro para o seu carro. Prêmio, em segurês, nada mais é do que o valor que você pagará para estar seguro. Ou seja, é o preço para contratar o seguro auto.

Bônus

Já o bônus é o desconto oferecido ao cliente no momento da renovação. Ele aumenta ou diminui de acordo com a utilização do seguro no ano anterior. As classes podem ser esclarecidas da seguinte forma: a cada ano sem sinistro, o cliente ganha um “ponto” chamado de classe de bônus. Essas classes se acumulam e fazem com que o desconto aumente a cada renovação.

Para ter mais explicações sobre o segurês e as suas expressões, assista ao vídeo abaixo:

 

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS