Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Explicando o mercado de seguros: Sinistro

Mercado de seguros: sinistro

O Blog da Minuto pretende, em uma série de postagens, descomplicar o mercado de seguros. Sabemos que existem detalhes, termos técnicos e muitos pontos que causam dúvida em consumidores e interessados em adquirir uma apólice.

Para isso, contamos com o apoio de especialistas, de profissionais que conhecem e têm experiência no mercado. Em nosso Facebook ou Google+ você pode deixar um comentário com alguma dúvida sobre seguros. Responderemos aqui, em forma de post, posteriormente.

Você sabe o que é Sinistro?

Um dos termos mais frequentes no mundo dos seguros, o sinistro pode ser traduzido como o evento previsto no contrato onde um bem ou pessoa sofra com prejuízos materiais ou pessoais. É a transformação do risco coberto na apólice em “realidade”.

O termo tem origem no latim sinistra, que significa mão esquerda ou lado esquerdo. Nos tempos antigos, a esquerda era associada a coisas negativas, danosas…

Em outras palavras, é a ocorrência do risco previsto no contrato de seguro e que, legalmente, quando coberto, obriga a seguradora a indenizar.

Todo contrato de seguro possui uma relação de todos os seus riscos cobertos e, quando ocorre a materialização desse risco através de um evento que cause prejuízos materiais ou pessoais, dizemos que ocorreu um sinistro.

Acionar o sinistro significa avisar a seguradora sobre a ocorrência do evento para que a mesma possa: apurar os danos, avaliar a cobertura (se o risco é coberto pelo contrato) e providenciar a indenização.