Entendendo os seguros: responsabilidade civil

Você já ouviu falar em “responsabilidade civil”? Talvez seja um termo complicado, pelo viés jurídico, mas certamente você, que conhece um pouco sobre seguros, vai saber do que estamos falando.

Entenda o que é responsabilidade civil

Lembrando que você pode participar dessa série enviando sua sugestão: caso haja algum termo que deseja explicações, basta recomendá-lo para gente em nossas redes sociais – Facebook ou Google+.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Agora, aprenda tudo sobre o tema de hoje com nosso sócio-diretor Manes Erlichman Neto.

O que é responsabilidade civil?

A Responsabilidade Civil é a aplicação de medidas que obriguem uma pessoa a reparar um dano (material, pessoal, etc.) causado a terceiros.

E ao contratar um Seguro de Responsabilidade Civil, o segurado, mediante o pagamento do valor do seguro, transfere à seguradora a reparação dos prejuízos que ele venha causar a terceiros.

Ou seja, ao contratar essa modalidade estamos protegendo o nosso patrimônio contra perdas que podemos sofrer em decorrência da obrigação de ressarcir financeiramente outra pessoa por um dano causado por nossa responsabilidade/culpa.

Há no mercado diversas modalidades de seguros de responsabilidade civil. É muito comum, inclusive, outros tipos de seguros oferecerem coberturas adicionais de responsabilidade civil. É o caso, por exemplo, do Seguro Auto, que além da cobertura básica que protege o próprio veículo, também possui coberturas de danos causados a terceiros.

Vamos dar alguns exemplos de situações que retratam a importância deste tipo de seguro:

– Ocorrência de um incêndio num supermercado onde o fogo cause ferimentos nos clientes;

– Um painel de propaganda de uma loja acaba se desprendendo por causa de um vento forte e cai em cima de um veículo que estava estacionado nas proximidades;

– Uma livraria promove uma “noite de autógrafos” e um dos convidados leva um tombo e se machuca porque o piso estava molhado;

– Sua empresa promove uma festa para os seus principais clientes e infelizmente algumas pessoas são hospitalizadas em função de alguma intoxicação alimentar;

– Você está dirigindo o seu “carrinho popular” e acaba batendo na traseira de uma Ferrari 0km;

– Num momento de descuido, seu cachorro dá uma escapadinha na rua e acaba mordendo um vizinho;

– Um médico, no exercício da sua profissão, é condenado pela justiça a reparar um dano causado a um paciente por erro médico.

Ou seja, qualquer um de nós, seja em nossas atividades pessoais ou profissionais, está sujeito a inúmeras situações onde podemos causar, involuntariamente, danos a outras pessoas. Este tipo de situação por si só já muito desagradável, mas podemos nos proteger contratando os seguros e coberturas de responsabilidade civil.