Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Dia do Seguro: conheça sua história

Dia do Seguro14 de Maio é uma data que há mais de 50 anos está marcada como Dia do Seguro, ao menos para todos os países da América e na Espanha. O marco é uma homenagem à primeira Conferência Hemisférica de Seguros, realizada em 1946, em Nova York.

Dois anos depois, a segunda edição do evento aconteceu no México e, entre os assuntos discutidos, fixou-se 14 de Maio como o Dia Continental do Seguro e foi criada a Fides, Federação Interamericana de Seguros.

As comemorações do Dia do Seguro são simbólicas e servem para chamar a atenção para a importância desse produto que, ao longo dos anos, foi evoluindo para levar ainda mais proteção e tranquilidade aos consumidores.

História do Seguro

O conceito de indenizar um bem é bastante antigo. Temos como os primeiros registros da prática registros de 3000 a 2000 anos a.C, onde pastores caldeus montaram uma espécie de cooperativa para repor o gado perdido do seu povo. No mesmo período, babilônios firmavam convênios antes das caravanas no deserto para garantir o pagamento de novos camelos para aqueles perdessem seus animais no trajeto.

Em 1600 a.C, os fenícios avançaram na prática ao criar convenções que ofereciam novos barcos aos navegadores que sofressem com problemas no mar. Enfim, ao longo dos anos, diversos exemplos surgiram.

A primeira legislação, de fato, sobre seguros é datada de 1318 com a publicação da Ordenança de Pisa, na Itália. O primeiro contrato (apólice) foi feito em 1347 e protegia os bens de um navegador que faria o transporte de mercadorias entre Gênova até a Ilha de Mallorca, na Espanha.

Os seguros evoluíram, portanto, na parte marítima. A primeira “apólice terrestre” surgiu apenas em 1488. Foi assinada em Florença para o rei Fernando I e garantia a indenização de uma coroa preciosa, já que a original seria transportada até Nápoles.

Em 1583 surgiu o primeiro seguro de vida, feito por William Gybbons, um empresário de Londres. Foi emitido para 16 mercadorias pertencentes à Câmara de Seguros.

Como podemos observar, os seguros estão presentes em nossas vidas desde muito tempo. Neste Dia do Seguro, vale o reforço de que estar protegido é sempre muito importante.

A Minuto Seguros faz sua parte e celebra essa data especial!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS