Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

Dia da Mentira custa caro para empresas em 2013

Dia da Mentira nas empresas

O Dia da Mentira (01/04) foi há uma semana, mas ele não foi nada engraçado para as empresas que atendem chamados de emergência ou que entram na brincadeira.

Segundo relatório da Allianz Pre-Risk Mitigation (APM), em 2013, cerca de US$ 4.3 milhões foram perdidos nas pegadinhas de Primeiro de Abril.

Chamado de “No laughing matter: April Fools’ Day”, o levantamento foi calculado com base nas perdas resultantes da queda de produtividade, do desperdício de recursos e outros gastos associados a serviços de emergência – estes acionados por pegadinhas do Dia da Mentira.

Não apenas chamadas falsas foram registradas, mas também alguns alertas mentirosos que causaram pânico em um grupo de pessoas ou até mesmo acidentes resultantes das brincadeiras.

De acordo com o relatório, só nos Estados Unidos, 840 chamados de emergência em 2013 foram associados a brincadeiras ou foram feitos em resposta a pegadinhas que deram errado.

Citada no levantamento como uma das resultantes da perda de dinheiro, a queda de produtividade diz respeito ao tempo perdido por funcionários pensando, executando ou reagindo a brincadeiras do Dia da Mentira. Empresas que toleram ou tomam a iniciativa de tal prática são multadas e podem até sofrer processo na justiça.

“As pessoas gostam de rir, mesmo às próprias custas. No entanto, muitas pegadinhas de Primeiro de Abril não são apenas uma bobagem e uma perda de tempo para outras pessoas, mas, em alguns casos, um grande perigo”, declarou Rainer zu Fall, porta-voz sênior da APM.

Você pode ler a reportagem completa da APM no link