Como economizar no seguro auto: 7 dicas para baratear seguro

economizar seguro auto Como economizar no seguro auto: 7 dicas para baratear seguro

Saber como economizar no seguro auto é um assunto muito pesquisado, já que ter seguro é praticamente indispensável.

Uma vez que a inflação e o custo de vida também estão altos, é natural que as pessoas comecem a procurar formas de reduzir custos, mas manter benefícios, como a garantia do seguro.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, neste conteúdo, iremos abordar dicas sobre como economizar no seguro auto.

Quer ver? Então acompanhe!

Como economizar no seguro auto

O primeiro passo para entender como economizar no seguro auto é compreender como são compostas as coberturas e quais as suas necessidades.

O valor dos seguros de carro, na pandemia, chegou a cair até 35%. Embora outras coisas tenham aumentado de valor, como os próprios veículos, que experimentaram valorização recorde nos últimos meses, em 2021.

Com grande parte da produção parada, faltou veículo 0km no mercado e o preço dos seminovos subiu. Com isso, muitas pessoas que se programaram para comprar carro acabaram gastando mais, então tornou-se ainda mais relevante saber como economizar em outras frentes.

Veja a seguir as dicas:

1. Entenda suas necessidades

Em geral, quando contratamos um seguro compreensivo, nós temos as chamadas coberturas básicas, que normalmente cobrem roubo e problemas como explosão e incêndio, entre outros.

No entanto, existem as coberturas adicionais, que podem ser contratadas conforme a necessidade de cada cliente.

Se para você for muito importante ter um carro reserva, vale a pena ter de incluir essa cobertura, bem como coberturas de vidros e quebra de acessórios. Tudo depende de uma análise para compreender o que é prioridade para o segurado.

2. Aproveite descontos

Às vezes, é possível ter o valor da apólice reduzido ao migrar de seguro ou ao renovar. Neste segundo caso, por exemplo, existe a classe de bônus, que dá ao segurado um desconto na renovação caso ele não tenha precisado acionar o seguro durante a vigência do contrato anterior. .

Sempre esteja de olho no que as seguradoras têm a te oferecer, se existe algum programa ou incentivo à fidelização e quais os descontos que pode obter.

3. Avaliar a reputação da seguradora

Esse é um passo crucial antes de contratar um seguro para o seu Onix. A Minuto Seguros confia na qualidade das 17 seguradoras com que trabalha, por isso estamos produzindo matérias que avaliam a reputação de cada uma delas. Confira o links para as matérias abaixo:

  1. Allianz
  2. Azul Seguros
  3. HDI
  4. Itaú
  5. Mapfre
  6. Porto Seguro
  7. Youse

4. Estude se compensa aumentar a franquia ou o valor do prêmio

Entender a precificação também é essencial para saber como economizar no seguro auto. Geralmente, quando a franquia é maior, o seguro fica mais barato, em função do valor do prêmio.

Então cabe pensar no que é mais adequado para você, como cliente, em cada momento. Prefere pagar menos pela apólice, mas no caso de um sinistro, ter que arcar com uma franquia maior? Existe planejamento para que você possa arcar com isso se acontecer?

Decida com base em sua situação, pois cada cliente é específico. Então suas necessidades podem ser diferentes das dos demais.

Mas tenha muita atenção também às coberturas, para não gerar expectativas que não poderão ser pleiteadas e saber o que o seguro não cobre. Sempre consulte sua apólice e esteja bem atento a ela.

6. Analise as assistências e coberturas adicionais

Pergunte-se sempre qual é o seu estilo e a sua maneira de utilizar o veículo.

O propósito de economizar no seguro auto é importante também nas assistências. Você faz viagens muito longas? Costuma ir para grandes distâncias com o seu carro? Caso a resposta seja negativa, não há necessidade de contratar um seguro com assistência de guincho ilimitada, por exemplo. É uma forma de baratear o preço final e, mais uma vez, economizar no seguro auto.

Mas, agora, pense na possibilidade de incluir cobertura para vidros, lanternas e faróis. A diferença no preço final será muito pequena. Não incluir essas coberturas é uma economia muito pequena perto do gasto que você pode ter. Se precisar usar, caso um desses itens for danificado, o preço, com certeza, será muito maior.

7. Cotar e comparar preços

Para baratear o seguro auto você pode fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros. Veja abaixo um vídeo do João Brigato, do site Automais, sobre a experiência de simular seguro auto com a Minuto Seguros.

Simples, não é mesmo? Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Então, se você busca por coberturas de qualidade, transparentes e confiáveis, uma empresa renomada no mercado e autorizada legalmente pela Susep, que está disposta, com profissionais qualificados, a ajudá-lo a evitar danos e prejuízos com sinistros e riscos de estrada, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

icone tire suas duvidas Como economizar no seguro auto: 7 dicas para baratear seguro Tire suas dúvidas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre como economizar no seguro auto.

A partir de que idade o seguro fica mais barato?

O seguro começa a baratear aos 25 ou 30 anos, dependendo da seguradora e do perfil do condutor. Isso porque pessoas entre 18 e 25 anos apresentam índices de acidentes maiores.

A partir dos 25 anos as seguradoras começam a dar um voto a mais de confiança, por isso o seguro fica mais barato.

O que é melhor seguro com franquia reduzida ou normal?

A opção de Franquia Reduzida implica em uma franquia de valor mais baixo (geralmente 50%) e um custo um pouco mais elevado no seguro anual. Já a Franquia Normal ou Obrigatória representa uma franquia de valor médio (100%) e um valor um pouco mais econômico no seguro anual, em comparação com a opção de franquia reduzida.

Conseguiu compreender melhor como economizar no seguro auto? Precisa de ajuda para cotar o seu, de forma prática e rápida? Cote agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *