Aqui no blog da Minuto Seguros você encontra dicas e notícias sobre seguros, carros, casas, eletrônicos, viagens e muito mais. Acesse e confira nosso conteúdo.

10 causas de acidentes de trabalho

acidentes de trabalhoCuidar dos colaboradores e do ambiente de trabalho é uma das tarefas mais importantes de um gestor. Mesmo assim, não é possível prever quando um acidente de trabalho pode afetar a empresa.

Mesmo que tendo um seguro de vida em grupo, que protege a família de seus funcionários, nenhum local quer passar pela situação de ver um acidente prejudicando a empresa em diversos aspectos.

Pensando nisso, apresentamos abaixo o top 10 de causas mais comuns de acidentes de trabalho. Assim, um gestor ou dono de negócio pode ficar atento para deixar o ambiente ainda mais adequado para todos.

Fadiga: entre as causas mais frequentes, o cansaço físico e mental costuma levar o colaborador a cometer deslizes, distrações e até um erro grave que pode lhe custar a vida. Cuidar do bem estar é fundamental.

Estresse: outro problema emocional bastante comum. A pressão constante por resultados e a carga elevada de trabalho são alguns dos exemplos que podem deixar alguém estressado e, consequentemente, sujeito à acidentes.

Escorregões: a limpeza deve ser constante no ambiente, mas é preciso sinalizar bem para evitar deslizes e tombos.

Descaso: colocamos como descaso aquelas situações “incompletas” que aumentam o risco de acidentes. Itens deixados no corredor, um cabo mal escondido no chão, corredores e escadas mal iluminadas são alguns exemplos.

Objetos: é importante a manutenção estar em dia para observar se móveis estão bem presos e se caixas estão bem guardadas nos armários. Esses deslizes são frequentes e perigosos.

Materiais: quem trabalha com materiais perigosos é obrigado a usar equipamentos de segurança. No entanto, alguns cometem grave erro de correr sérios riscos.

Repetições: existem diversas doenças e lesões que são causadas após anos de movimentos repetitivos. Cuide da saúde dos colaboradores evitando essa situação.

Levantamento: pegar muito peso, abaixar e levantar com frequência são exercícios que, no futuro, podem gerar lesões sérias nas costas. Investir em uma ginástica laboral, por exemplo, é uma saída.

Violência: é uma situação peculiar, mas a violência pode acontecer no ambiente de trabalho. Por isso, é importante manter o ambiente amigável e livre de problemas.

Colisões: algumas pessoas são muito aceleradas que abrem portas bruscamente, viram rápido um corredor, resultando em trombadas que podem ser graves.

São situações, muitas vezes, comuns, mas que podem ser evitadas com alguma campanha de prevenção de acidentes. E lembre-se, o seguro de vida em grupo é um aliado importante em caso de problemas. Pense nisso!

Deixe uma resposta

É permitido HTML básico. O seu endereço de email não será publicado.

Assinar o feed deste comentário por RSS