Seguro viagem despesas médicas: veja como funciona

estetoscópio e avião de brinquedo em mesa

Ninguém planeja passar por emergências médicas durante uma viagem, mas acidentes e problemas de saúde são imprevisíveis. Por isso, um seguro viagem despesas médicas é um serviço essencial. Se o seu destino for internacional, o seguro pode ser até mesmo obrigatório. Mas, mesmo para viagens dentro do Brasil, ele representa economia e tranquilidade para curtir o passeio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura! A seguir, preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre seguro viagem para despesas médicas.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como funciona o seguro viagem?

De maneira geral, um seguro viagem para despesas médicas funciona como um plano de saúde temporário para cobrir possíveis gastos médicos em um destino onde o plano regular do contratante não tenha cobertura, como no caso das viagens internacionais.

Nestas situações, o seguro prevê o reembolso de todas as despesas hospitalares e farmacêuticas que o viajante tiver até o valor máximo estabelecido em contrato. Para isso, basta apresentar as notas fiscais para confirmar os gastos.

Além das despesas médicas, este tipo de seguro também pode oferecer:

  • hospedagem após alta hospitalar;
  • remarcação de passagem para regresso;
  • indenização em caso de invalidez permanente durante a viagem;
  • indenização pelo cancelamento da viagem;
  • custos de despesas jurídicas;
  • indenização de extravio de bagagem;
  • assistência funerária e repatriação em caso de morte.

Vale lembrar que apesar deste serviço ser mais comum para viagens internacionais, também é possível contratar um seguro nacional para destinos dentro do Brasil com a mesma cobertura.

Porque preciso contratar um seguro?

Ao contrário do que acontece no Brasil, muitos países não atendem estrangeiros de forma gratuita na rede de saúde. Assim, qualquer imprevisto — por menor que seja — pode representar uma grande despesa. Por isso, o custo de um seguro viagem para despesas médicas deve ser encarado como um investimento na sua tranquilidade, segurança e praticidade para a resolução de problemas.

Além disso, esta é uma exigência básica de muitos países já no momento da imigração. Na Europa, por exemplo, caso o viajante não tenha um seguro viagem com cobertura internacional, ele sequer pode entrar nos países.

Despesas médicas complementares

As despesas médicas complementares são um valor adicional na apólice total das despesas cobertas pelo contrato. Para viajar para a Europa, por exemplo, o seguro viagem despesas médicas precisa ter cobertura mínima de 30 mil euros. Entretanto, no caso de algum imprevisto, pode acontecer dos custos hospitalares excederem este valor. Neste caso, o valor determinado para a despesa médica complementar é utilizado para quitar a diferença sem que você precise arcar com este custo.  

A principal diferença deste valor para o valor destinado às despesas médicas regulares é que ele é deduzido a cada uso. Caso o valor do seu seguro seja de 30 mil euros, por exemplo, você terá este valor à disposição a cada vez que ocorrer uma emergência médica, mesmo que já tenha acionado o seguro anteriormente durante a viagem. 

Já as despesas médicas complementares são consumidas a cada uso. Assim, caso o seu seguro para esta despesa seja de 5 mil euros e você precisar solicitar 2 mil para um determinado atendimento, só sobrarão 3 mil para o próximo uso.

Como contratar um seguro viagem?

Um seguro viagem despesas médicas pode ser contratado diretamente com empresas especializadas em seguros, com a companhia aérea, no site em que a passagem foi comprada, em agências de turismo ou mesmo com operadores de cartão de crédito. Geralmente, o serviço pode ser contratado de maneira 100% on-line sem grandes burocracias. Entretanto, é preciso atenção na hora de preencher os dados, pois os seguros são feitos de acordo com o perfil do viajante e com o destino da viagem.

O fornecimento de informações erradas ou contraditórias pode influenciar no valor e na cobertura do seguro. Por isso, o ideal é contratar este serviço com uma empresa especializada que possa prestar toda a orientação necessária.

 

A Minuto Seguros oferece um atendimento humano: aqui você fala com gente de verdade e pode realizar a sua cotação on-line e ser atendido com rapidez e eficiência por um representante disposto a entender quais são as suas necessidades. 

Com mais de 16 seguradoras parceiras, oferecemos benefícios exclusivos, como atendimento 24h em português em mais de 150 países. Tudo para garantir mais segurança e tranquilidade para sua viagem.

 

Então, que tal encontrar o seguro viagem despesas médicas ideal para você com a Minuto Seguros? Faça uma cotação e contrate online seu seguro viagem ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *