Seguro Viagem cobre Coronavírus? Entenda como funciona em casos de epidemia

Após o início do surto de Covid-19, iniciado na China e que se espalhou para diversos países ao redor do mundo, muitas pessoas com viagens marcadas para lugares em que a doença possui maior número de casos ficam em dúvida quanto ao que acontece se contraírem essa enfermidade durante o passeio. Dessa forma, é comum questionar se o seguro viagem cobre Coronavírus

seguro viagem cobre coronavirus

Importância do seguro viagem

Primeiramente, antes de falar sobre como funciona o seguro viagem em caso de coronavírus, é preciso ressaltar a importância de adquirir esse produto antes de iniciar o seu passeio.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Já imaginou se ao chegar ao destino você recebe a notícia de que sua bagagem foi extraviada? Ou se acaba precisando de atendimento médico emergencial no exterior? Estes são exemplos de situações que o seguro viagem proporciona cobertura, de acordo com o que está descrito na apólice. Dessa forma, você completa seu roteiro mais tranquilo e resguardado. 

Portanto, faça uma cotação do seguro para a sua viagem agora mesmo com a Minuto Seguros. Afinal, trabalhamos com algumas das principais seguradoras do Brasil e estamos preparados para lhe garantir uma proposta adequada ao seu perfil. 

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Seguro viagem cobre epidemia/pandemia?

Antes de mais nada, é preciso entender que a cobertura ou não de uma doença que se alastra depende se ela é considerada epidemia ou pandemia pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O posicionamento da entidade é determinante para saber se há a possibilidade de proteção por parte das seguradoras.

Quando a OMS classifica que a doença tem o status de epidemia em determinado país, o seguro viagem não tem obrigação de cobrir o tratamento para o viajante. Se a classificação for de pandemia, o que significa basicamente que a enfermidade está se espalhando pelo mundo com transmissão sustentada entre as pessoas, não deverá haver cobertura em nenhum lugar do planeta.

Riscos excluídos 

Isso acontece porque epidemia e pandemia são considerados riscos excluídos do seguro viagem. Ou seja, na própria apólice constará que certos tipos de situações, nas quais estas duas estão inclusas, a seguradora não se responsabilizará pelo tratamento, reembolso ou indenização para o viajante.  

Seguro viagem cobre Coronavírus? 

Mas e no caso específico do Covid-19? O seguro viagem cobre coronavírus ou não? É importante ressaltar que no dia 11/03, a OMS classificou o vírus como pandemia. Isto é, já existe a chamada transmissão comunitária em diferentes países e continentes no planeta.

Com essa decisão da OMS, o coronavírus, por ter o status de pandemia, torna-se um risco excluído do seguro viagem. Dessa forma, as seguradoras não são obrigadas a cobrir o tratamento para o viajante que contrair o vírus e manifestar o Covid-19. 

Porém, no momento da contratação do seguro viagem, o ideal é consultar o corretor especificamente sobre a doença. Isso porque algumas seguradoras podem abrir exceção e garantir a cobertura, inclusive, para o tratamento em caso de manifestação dos sintomas ligados ao Covid-19, a enfermidade causada pelo Coronavírus. 

Devo cancelar minha viagem marcada por causa do Coronavírus?

viagem epidemia

Antes de tomar qualquer decisão, o ideal é averiguar quais são as orientações do país de destino. Com a situação de transmissão acelerada ocorrendo em alguns países, as mudanças podem ocorrer em questão de dias e até horas. Algumas nações podem restringir a entrada e saída de pessoas do seu território, por exemplo, o que poderia ser uma situação complicadíssima durante sua viagem.  

Além disso, é preciso verificar a situação dos voos, caso você esteja planejando viajar de avião. Com os casos de Coronavírus se espalhando pelo mundo, algumas companhias aéreas estão cancelando voos para locais onde o Covid-19 está em ascensão e com maior concentração de casos.  

Uma recomendação importante é a de não realizar qualquer viagem se você estiver doente ou se apresentar sintomas que podem ser do Coronavírus. Além de se preservar, é importante evitar um possível contágio para outras pessoas também.   

Portanto, a dica é ficar atento às informações provenientes de órgãos oficiais de cada país e, logicamente, nas recomendações do Ministério da Saúde e da OMS. Afinal, trata-se de uma situação delicada que exige cuidado por parte de todas as pessoas.   

Como o Coronavírus é transmitido? 

O Coronavírus é transmitido por meio de contato por secreções. Ou seja, uma pessoa contaminada pode passar para outras por meio de gotas de saliva ou catarro, por exemplo. Dessa forma, espirro e tosse, entre outras formas de contágio, já podem levar partículas com o vírus consigo. Sendo assim, contatos pessoais próximos, como aperto de mão com uma pessoa infectada já podem causar a transmissão. 

O contato com objetos ou superfícies contaminadas, quando seguidos de contato com mucosas, como boca, nariz e olhos também pode infectar a pessoa.

Formas de se prevenir do Coronavírus

prevenção

Com o Coronavírus se espalhando, é necessário que todos façam o que estiver ao seu alcance para a prevenção. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde, as principais orientações para se proteger do Covid-19 são as seguintes:

  • – Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • – Utilizar lenço descartável para fazer a higiene nasal;
  • – Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • – Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • – Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • – Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool (conhecido como álcool gel);
  • – Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • – Evite aglomerações se estiver doente;
  • – Mantenha os ambientes bem ventilados;
  • – Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Ficou com alguma dúvida relacionada a como funciona o seguro viagem em casos de Coronavírus? Mande sua pergunta para a gente por meio dos comentários abaixo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *