Seguro Veicular: como contratar um seguro de veículo

Seguro veicular - Na imagem um carro vermelho miniatura está parcialmente encoberto por pilhas de moedas.
Quer tirar suas dúvidas sobre seguro veicular? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, veja dicas para contratar e ainda conheça as respostas para as principais questões sobre ele.

Não é novidade que as ruas e estradas podem reservar surpresas indesejáveis. Com um veículo sendo roubado a cada minuto no país, a escolha de um seguro veicular deixa de ser uma opção e se torna uma necessidade. Por isso, reunimos algumas dicas essenciais para você fazer a escolha certa.

Porém, há uma grande gama de opções e detalhes que podem confundir até mesmo o motorista mais experiente. Se você está se perguntando por onde começar, respire fundo. Este artigo vai desvendar os mistérios do seguro auto e mostrar como fazer uma escolha segura e econômica.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como contratar um seguro veicular

Antes de assinar qualquer apólice, informe-se, pois existem fatores críticos a considerar que podem afetar tanto a sua segurança quanto seu bolso. Veja abaixo alguns itens para levar em conta para contratar seguro de veículo.

1. Verifique se o carro é muito visado

Antes mesmo de comprar o seu carro, é muito importante verificar se ele é alvo constante de roubo e furto. Além de ter maiores chances de o seu automóvel ser subtraído, essa informação é levada em consideração na hora da precificação do seguro veicular.

Para saber se um carro é muito visado, leia nossa matéria sobre os carros mais roubados do Brasil.

2. Escolha bem as suas coberturas

Este é um dos itens mais importantes para a contratação do seguro veicular. São as coberturas que vão determinar quais serão os riscos de que você e seu veículo estarão protegidos. Além do básico, avalie coberturas adicionais como danos a terceiros e assistência 24 horas. Assegure-se de que seu seguro atenda às suas demandas diárias.

Para saber mais sobre coberturas, leia nossa matéria sobre o que o seguro auto cobre.

3. Não tente enganar a seguradora

As seguradoras precisam dos dados corretos para calcular o risco. Não omita informações — isso pode ser a diferença entre uma indenização garantida ou uma dor de cabeça futura.

É essencial passar todas as informações corretas, mesmo que eventualmente elas levem a um preço mais alto do seguro veicular. Se houver dados informados que não seja verdadeiros, a seguradora pode até não realizar o pagamento de indenização, por exemplo, em casos de sinistro.

Caso precise alterar alguma informação, como o modelo do veículo ou mudança de endereço, não deixe de informar à seguradora.

4. Prêmio x Franquia

A franquia mais alta pode reduzir o prêmio, mas aumenta sua responsabilidade financeira em caso de sinistro. Avalie seu histórico de direção e frequência de uso do veículo para determinar a melhor opção para o seu bolso e sua segurança.

Por exemplo, se você adota a direção defensiva, suas chances de se envolver em um acidente são menores. Dessa forma, poderia escolher aumentar sua franquia para pagar menos no prêmio. Porém, se o seu estilo de direção é mais agressivo, talvez a melhor opção seja escolher uma franquia menor e pagar mais no prêmio do seguro.

5. Avalie a seguradora

Avaliar a reputação de uma seguradora é um passo crucial antes de contratar um seguro para seu Onix.

A Minuto Seguros confia na qualidade das 17 seguradoras com que trabalha, por isso estamos produzindo matérias que avaliam a reputação de cada uma delas. Confira os links para as matérias abaixo:

  1. Allianz
  2. Azul Seguros
  3. HDI
  4. Itaú
  5. Porto Seguro
  6. Youse

Quer conhecer as melhores seguradoras do Brasil? Então confira o nosso guia das seguradoras mais confiáveis do Brasil.

6. Cote o seguro veicular em mais de uma seguradora

Para encontrar a melhor opção de seguro e economizar até 30% na renovação você precisa comparar.

E para isso você pode utilizar a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode ter os preços de até 17 seguradoras para encontrar o plano ideal para você. Veja abaixo como é fácil fazer sua cotação.

Além de ser um processo simples, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiança: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Economizar até 30%: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras em um único lugar;

Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja as respostas sobre as principais dúvidas sobre como fazer seguro de carros.

Qual a diferença entre seguro e proteção veicular?

Um ponto importante dessa questão é deixar claro que proteção veicular não é seguro. Seguro auto pode ser vendido apenas por empresas legalmente autorizadas que possuem respaldo jurídico e são fiscalizadas pela SUSEP. Esse não é o caso da proteção veicular.

Leia nosso guia completo sobre proteção veicular se você quer conhecer melhor os principais aspectos dessa modalidade.

Qual o valor médio de um seguro veicular?

A Minuto Seguros faz um levantamento mensal do preço médio dos carros mais vendidos do Brasil. Se você quer ter uma noção do custo médio do seguro do veículo e o que impacta no seu custo, basta consultar nosso guia sobre o valor do seguro.

Qual é a melhor seguradora de automóvel?

Imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, por isso ter uma boa seguradora é o que vai garantir que quem está sempre no trânsito terá segurança. Para ter a resposta da pergunta desse tópico, consulte nosso guia sobre as melhores seguradoras do Brasil.

Agora que você já sabe tudo sobre seguro veicular, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de deixar seu veículo seguro.

2 comentários sobre “Seguro Veicular: como contratar um seguro de veículo

  1. Os carros da Chevrolet que usam o On Star não poderiam ter redução no premio de seguro por ser este aplicativo um tipo de rastreador ?

    1. João, esse é um fator que pode impactar no preço do seguro dos carros da Chevrolet, mas não é a única a ser levada em consideração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *