Quais as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

download Quais as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

Quer entender quais são as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender como eles funcionam e para que tipo de situação cada um é indicado. Confira!

Dentre os benefícios que as empresas podem oferecer aos colaboradores estão o plano de saúde ou o seguro saúde. Na hora de contratar ou mesmo de reter profissionais, esses benefícios fazem diferença. E, falando mais especificamente sobre os citados, você sabe as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Ambos benefícios são uma forma das empresas cuidarem de seus colaboradores e também de se diferenciarem no mercado. Porém, muitas pessoas não sabem que eles não se tratam da mesma coisa. Veja as similaridades e diferenças entre eles nesta matéria. Continue a leitura!

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Ainda que ambos os serviços sejam destinados à ofertar facilidade no acesso a atendimentos médicos, eles têm algumas diferenças. Veja quais são elas a seguir.

  • O seguro saúde permite que o segurado escolha médicos, hospitais e laboratórios de sua preferência;
  • O plano de saúde oferece serviços, profissionais e estabelecimentos pré-determinados;
  • O atendimento pelo seguro saúde deve ser pago pelo segurado, que depois pede reembolso;
  • No caso do plano de saúde, o valor da mensalidade já cobre os atendimentos;
  • O seguro saúde pode ser customizado, já que é formado por módulos de cobertura;
  • De maneira geral, o prêmio do seguro saúde é mais barato do que a mensalidade de um plano.

Se você quiser entender mais sobre a diferença entre plano de saúde e seguro saúde, veja o vídeo abaixo, onde o professor e advogado Elton Fernandes, especializado em Plano de Saúde, conta mais sobre as diferenças entre eles.

Abaixo você pode entender um pouco mais sobre o funcionamento específico do plano de saúde e seguro saúde.

Como funciona o plano de saúde

O plano de saúde talvez seja mais conhecido pelas pessoas de maneira geral e, por isso, é mais fácil de explicar — pois muitos já tiveram e sabem como funciona.

Com uma rede própria e/ou credenciada de atendimento médico que conta com profissionais, clínicas, laboratórios e mais, o plano de saúde cobra uma mensalidade para que se tenha acesso a essa rede.

Como o plano de saúde é “fechado” em uma rede referenciada ou credenciada, o segurado não tem livre escolha na hora de buscar atendimento e, muitas vezes, não tem tantas opções de profissionais, hospitais, clínicas ou laboratórios de sua preferência e confiança.

Como funciona o seguro saúde

Diferentemente do plano de saúde, o seguro saúde não “prende” os segurados a médicos, hospitais e laboratórios pré-definidos. Com o seguro saúde, há liberdade de escolha e o segurado deve arcar com os custos para depois ser reembolsado — e os reembolsos podem ser integrais ou parciais.

Algumas seguradoras têm serviços referenciados e, nesses casos, pode não ser necessário o pagamento direto ao prestador de serviço ou ainda o custo pode ser menor e o reembolso, maior.

Há também um pagamento mensal do seguro saúde que é chamado de “prêmio”. Assim como em outras modalidades de seguro, o valor do prêmio pode variar de acordo com o risco de futuros custos com tratamentos.

Além disso, o seguro saúde é customizável, permitindo a adição de coberturas que encaixam no valor mais acessível para a empresa.

O que o plano de saúde e seguro saúde tem em comum?

Antes de começarmos a falar sobre as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde, vamos às similaridades:

  • Ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
  • Ambos garantem assistência médica e hospitalar;
  • Ambos cobrem desde consultas de rotina a cirurgias e internações;
  • Em ambos pode haver carência para usar os serviços, que é aquele período durante o qual os serviços não podem ser usados mesmo com as mensalidades ou prêmio em dia.

Qual é a melhor opção: plano de saúde ou seguro saúde?

Não há uma resposta universal para esta pergunta, pois a melhor opção depende das necessidades individuais de cada pessoa e do alcance da empresa que disponibilizará o benefício. Alguns consideram que os planos de saúde oferecem cobertura mais ampla e mais acesso a serviços médicos, enquanto outros acreditam que os seguros de saúde são mais acessíveis e oferecem mais flexibilidade. No momento de escolher, o mais importante avaliar cuidadosamente as coberturas, custos, limites e exclusões. Além disso, é sempre uma boa ideia consultar um especialista em seguros de saúde para obter aconselhamento personalizado.

Que tal fazer uma cotação agora mesmo? Basta preencher o formulário ou ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Aproveite e conheça também todos os outros seguros para empresas que nós oferecemos e mantenha a sua equipe sempre protegida!

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre as diferenças entre seguro saúde e plano de saúde.

O que o seguro saúde cobre?

A cobertura do seguro saúde dependerá do que está especificado no contrato entre a seguradora e o cliente. Porém, de forma geral, as apólices contam com a maior parte dos atendimentos e emergências médicas, como exames, consultas de rotina e emergência, internações e procedimentos. Porém, como explicamos no tópico acima, o seguro saúde permite que o usuário inclua ou exclua serviços de acordo com sua necessidade.

Gostou de aprender as diferenças entre seguro saúde e plano de saúde? Então compartilhe este conteúdo com pessoas que você gostaria que entendesse mais sobre esse assunto.

2 comentários sobre “Quais as diferenças entre plano de saúde e seguro saúde?

  1. Sou estudante da Universidade Federal de Uberlandia, e queria algumas informações a mais sobre o seguro saude para realização de um trabalho referente ao assunto. Consigo aqui?

    Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *