Seguro Residencial e Seguro Auto: devo avisar mudança de endereço?

Manter o seguro atualizado é importantíssimo. Independentemente de qual tipo de produto o segurado tenha contratado, seja Seguro Residencial ou Seguro Auto, as informações que constam na apólice são essenciais para a seguradora e para o cliente. Isso porque algumas delas, como mudança de endereço, podem impactar, por exemplo, no pagamento da indenização em caso de sinistro

seguro residencial, mudança de endereço

Ao longo do texto, mostraremos os detalhes do porquê de manter esse dado atualizado e como realizar esse processo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Devo avisar a seguradora sobre a mudança de endereço? 

Sim. É muito importante que assim que você mudar de endereço avise imediatamente a seguradora ou corretora para que seja feita uma atualização da apólice, seja ela de Seguro Residencial ou de Seguro Auto.

Manter essa informação correta evitará problemas no recebimento da indenização, por este motivo, em caso de qualquer tipo de sinistro, acionamento da assistência 24 horas ou outras coberturas. 

Importância de informar a mudança de endereço no Seguro Auto

seguro auto, mudança de endereço 

Fazer o aviso de mudança de endereço quando o assunto é seguro auto tem alguns motivos importantes. Um dos fatores está relacionado à precificação do seguro, pois o local onde ele passa a noite, ou seja, o CEP de pernoite, é um item preponderante no cálculo do preço. Por isso, quando há alteração nesse CEP, é fundamental alertar a seguradora ou a corretora. 

Imagine a seguinte situação: você muda de endereço para um considerado mais perigoso, com maior índice de roubo e furto de veículos, não avisa a seguradora e seu carro é levado por criminosos. A seguradora certamente fará uma investigação e, se for constatado que o seu endereço mudou e você não fez a comunicação, a indenização, provavelmente, não será paga. Ou seja, é melhor avisar. O processo de atualização, conhecido como endosso, é muito simples, e iremos falar mais detalhadamente em tópicos mais abaixo.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO

Importância de informar a mudança de endereço no Seguro Residencial 

seguro residencial, mudança de endereço

A importância de avisar a mudança de endereço no seguro residencial é tão importante quanto do seguro auto. Faça o mesmo exercício de imaginar a situação de sinistro na sua casa.

Na apólice, está indicado o endereço A, mas você muda para o endereço B e sua casa sofre um furto ou roubo residencial. Como é que você pode reivindicar alguma coisa se o endereço que está na apólice é outro? O processo de endosso para seguro de casa ou apartamento é bastante simples e também deve ser feito o quanto antes. No dia que você realizar a alteração, a apólice estará atualizada para evitar quaisquer transtornos.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO RESIDENCIAL

Por que há a necessidade de avisar a seguradora? 

Quando a seguradora fecha o contrato de seguro com o segurado, o cálculo do risco é feito por meio dos dados informados, incluindo, é claro, o endereço. Quando seus dados mudam, esse risco também muda – e o valor pode ser alterado, tanto para mais quanto para menos.

O principal motivo, certamente, é tudo o que envolve o pagamento de indenização ou utilização de possíveis coberturas. Como os endereços, tanto para o seguro de carro quanto para o de casa, estarão incorretos, o acionamento será muito mais difícil.

Quando falamos de seguro residencial, a complexidade é ainda maior, afinal, tudo está ligado diretamente ao endereço, seja o jardim, estrutura, casos de roubo e furto, entre outros. Não há como realizar os procedimentos ou pagar indenizações se o endereço do imóvel para a seguradora for outro. Realmente é algo que não se deve deixar passar.

Para o carro funciona da mesma forma: imagine se o seu veículo é roubado em outra residência que não é a indicada na apólice? Isso pode causar muitos transtornos nas tratativas com a seguradora. Manter a apólice atualizada é muito mais simples, além de ser prudente.

Avisar mudança de endereço no Seguro Residencial e no Seguro Auto custa algum valor?

O processo de endosso pode ou não ser custoso para o cliente. Você pode, inclusive, receber determinado valor de volta, dependendo do risco calculado. Às vezes, não há o pagamento de nada. Por isso, o mais indicado é que você entre em contato com a sua corretora ou seguradora e informe a mudança de endereço para que o cálculo seja feito.

Esse cálculo precisa ser feito para saber se o novo CEP tem condições iguais ou se possui o índice de sinistralidade maior ou menor. Se for considerado um CEP de risco mais elevado, é provável que o valor aumente e você precise pagar algo a mais. No entanto, se o risco mais baixo, você pode receber algo de volta. E se for igual, a atualização é feita e você mantém a proteção. Por vezes, a diferença, tanto para receber ou pagar, é baixa.

O que é endosso?

Durante esse texto, usamos muitas vezes o termo “endosso”. Se você ainda não está familiarizado com ele, é por meio do endosso que essas atualizações na apólice são feitas, inclusive a mudança de endereço.

O endosso é o documento que registra as alterações na sua apólice de seguro quando necessário – é quase um aditivo da sua nova apólice. É com o endosso que será formalizado, oficialmente, todas as modificações no seu Seguro Auto ou Seguro Residencial. 

Contrate Seguro Auto e Seguro Residencial na Minuto Seguros

Se você ainda não possui Seguro Auto  para o seu veículo e Seguro Residencial para o seu lar, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguros online do Brasil. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado e temos um time de consultores pronto para lhe atender.

Para cotar o seguro auto, você pode clicar no botão abaixo e preencher o formulário online de forma rápida e fácil para obter as cotações. Se preferir, pode ligar para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Se desejar contratar o Seguro Residencial, também basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou ligar para o 0800 882 0656 para ser atendido por um consultor. 

COTE SEGURO RESIDENCIAL GRÁTIS

Ficou com alguma dúvida sobre a importância da mudança de endereço no Seguro Residencial e no Seguro Auto? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *