1. Home
  2. »
  3. Seguro Residencial

Entenda como funciona o seguro residencial

Quer saber  o que é Seguro Residencial e quais são as suas coberturas, serviços e principais benefícios? Quanto custa e como contratar? Ao longo deste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

 

Proteger nosso patrimônio é algo essencial. Afinal, os bens que adquirimos sempre exigem muito esforço e dedicação. Quando pensamos no investimento em um imóvel, a necessidade de cuidado é ainda maior. Por este motivo existe o Seguro Residencial

 

O seguro da casa ou do apartamento foi criado justamente para resguardar um dos maiores patrimônios que você pode ter: o seu lar! Portanto, entender seu funcionamento é fundamental para ter mais tranquilidade no dia a dia.  

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez. COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é o Seguro Residencial e para que serve?

O Seguro Residencial é uma proteção para o lar do segurado que engloba um conjunto de coberturas que podem ser contratadas para esse fim. Basicamente, trata-se de um produto que vai resguardar o patrimônio, garantindo uma indenização em caso de sinistros que causem prejuízos, de acordo com o que está estipulado na apólice.

 

Como se não bastasse, o contrato de Seguro Residencial também é um apoio para o segurado no dia a dia para eventuais problemas que podem acontecer na residência, entre outros benefícios, conforme explicaremos ao longo do texto.  

Benefícios do Seguro Residencial 

Basta compreender o conceito de Seguro Residencial para perceber como ele pode ser vantajoso para você e para as pessoas que moram ao seu lado. Além da segurança e da tranquilidade que ele agrega ao cotidiano, os principais benefícios ainda incluem os pontos que explicaremos a seguir. Confira!

Custo-benefício

No Seguro Residencial, o preço é acessível e evita gastos inesperados. Por um valor único mensal, você desfruta de diversas coberturas e ainda pode contar com serviços adicionais, que seriam muito mais caros caso fossem contratados separadamente. 

Agilidade e praticidade na contratação

Para desfrutar das vantagens do Seguro Residencial, basta entrar em contato ou acessar o site da corretora, preencher um formulário e encontrar o plano ideal para você. Todo o processo é rápido, prático e sem complicações desnecessárias.

Personalização de coberturas

Você só contrata o que realmente precisa no Seguro Residencial. Ou seja, há autonomia para escolher as coberturas e serviços da apólice. Tudo é feito de acordo com as suas necessidades, sem precisar pagar por soluções adicionais desnecessárias ou indesejadas.

Garantia de indenização

A indenização é garantida, assim como a sua tranquilidade. Caso ocorra algum incidente coberto pelo contrato, você receberá a quantia para arcar com os prejuízos. O mesmo vale para os serviços de assistência, que cobrem reparos domésticos. 

Principais coberturas 

Para entender melhor o Seguro Residencial e como funciona, você precisa conhecer as suas coberturas. Elas correspondem ao conjunto de sinistros que dão direito à indenização para o segurado. As principais são: 

Incêndio

Em primeiro lugar, citamos a cobertura básica do Seguro Residencial. Ou seja, a proteção que faz parte de qualquer plano contratado. Essa proteção pode ser acionada em caso de sinistros que sejam originados por incêndio, raio ou explosão. Mas como funciona o seguro incêndio?

 

Imagine que houve um acidente doméstico por conta de um vazamento de gás que causou uma explosão. Neste caso, o segurado receberá a indenização de acordo com o que está previsto na apólice para sanar os prejuízos financeiros que decorreram desse sinistro. 

Roubo e furto

Cobertura muito comum no Seguro Residencial, a proteção contra roubo e furto é uma segurança para os moradores da casa não saírem no prejuízo se houver subtração de bens por parte de criminosos que invadiram a residência.

 

Ou seja, se forem levados pertences após ameaça, uso de armas ou violência física (no caso de roubo) ou arrombamento, destruição ou rompimento de obstáculo (em caso de furto), haverá indenização do Seguro Residencial.  

Danos elétricos

Ao contratar o Seguro Residencial e adicionar a cobertura para danos elétricos, todos os aparelhos conectados à parte elétrica estarão cobertos em casos de problemas de energia, como curto-circuito. A lógica é a mesma do seguro de incêndio residencial ou contra roubo.

 

Essas são ocorrências que normalmente geram dores de cabeça aos moradores, podendo fazer com que determinados itens fiquem inutilizáveis. Caso isso aconteça, a seguradora garante o reparo ou indenização dos aparelhos afetadosse os danos forem irreversíveis

Impacto de veículos e queda de aeronaves

Essa cobertura, que também pode ser adicionada ao Seguro Residencial, protege contra prejuízos causados por batidas de veículos ou acidentes aéreos. Dessa forma, se um carro desgovernado colidir e danificar o muro ou portão da residência, por exemplo, a seguradora efetuará a indenização de acordo com o que está descrito na apólice. 

Desastres naturais 

Quanto ao seguro vendaval, o que cobre? Ao contratar o Seguro Residencial, é possível adicionar a cobertura que engloba desastres naturais. Essa proteção garante ao segurado indenização em caso de danos ao imóvel causados por vendaval, tornado e chuva de granizo, por exemplo. 

Desmoronamento

Com esta cobertura contratada, o Seguro Residencial cobre desmoronamento parcial ou total, reconstrução por ameaça de mais um desmoronamento ou demolição e ainda despesas por manutenções para prevenir novos prejuízos.

Responsabilidade Civil

Cobertura adicional essencial para você garantir a tranquilidade e a proteção para vizinhos ou prestadores de serviço, por exemplo. A Responsabilidade Civil oferece total suporte a terceiros (danos involuntários, materiais ou corporais) em caso de ações causadas por você, familiares, empregados e até o pet da sua casa.

O que o seguro não cobre? 

As coberturas do Seguro Residencial podem variar de acordo com a seguradora e o plano assinado. Por isso, é importante ficar atento ao seu contrato para saber exatamente em quais situações é possível usar a proteção. 

 

Outro ponto importante é consultar o Manual do Segurado e ler o item “riscos excluídos”. Isso evita que você solicite a indenização por danos elétricos e acabe descobrindo, por exemplo, que só tem direito à cobertura para incêndio e furtos. 

 

Claro que esse tipo de situação é mais difícil de ocorrer. Entretanto, é válido ficar atento às principais exclusões, que costumam incluir furtos sem vestígio de arrombamento, falhas na construção e defeitos preexistentes

 

Também há alguns bens materiais que não costumam ser ressarcidos pelas seguradoras. Normalmente, eles incluem pedras preciosas, metais, objetos de arte em geral, joias, raridades, entre outros semelhantes.

Serviços emergenciais e assistenciais do Seguro Residencial

Além de proporcionar coberturas que têm como objetivo proteger o segurado de eventuais prejuízos com riscos imprevisíveis, o Seguro Residencial também oferece outro grande diferencial: os serviços emergenciais e as assistenciais. Entre eles estão:

 

  • chaveiro;
  • eletricista;
  • vidraceiro;
  • encanador;
  • reparo de eletrodomésticos;
  • reparo de eletrônicos;
  • Help Desk.

 

Os serviços emergenciais são um apoio essencial para o segurado. Afinal, quem nunca se deparou com problemas corriqueiros do dia a dia? Como a resistência queimada do chuveiro, encanamento do banheiro entupido ou mesmo quando você se tranca para fora de casa, por exemplo

 

Em casos assim, de qualquer maneira, será preciso chamar um profissional para fazer os reparos necessários. Dependendo do contrato, o Seguro Residencial cobre vazamentos, reparos domésticos, serviços de chaveiro e o que mais estiver listado na apólice. 

 

Com o seguro para residência, os serviços emergenciais podem ser acionados durante 24 horas por dia. Ou seja, quando houver situações que precisam ser resolvidas naquele momento, basta entrar em contato com a seguradora e solicitar que o profissional seja enviado até a sua casa. 

Quanto custa o Seguro Residencial?

Após conferir tantos benefícios, você deve estar se perguntando quanto custa um Seguro Residencial. Na simulação de um plano básico para um imóvel no valor de R$ 250 mil em São Paulo, SP, o custo do Seguro Residencial é de apenas R$ 0,50 por dia! 

 

O valor do Seguro Residencial pode variar de acordo com as características do imóvel, das coberturas e serviços contratados que são válidos apenas para itens pessoais dos moradores. Por isso, o ideal é fazer uma cotação com uma corretora

Por que devo contratar um Seguro Residencial?

Quando se fala da aquisição de um imóvel, o ideal é sempre mantermos nosso patrimônio protegido. Afinal, trata-se de um bem que é fruto de muito esforço e que, muitas vezes, simboliza a realização de um sonho. Contratar o Seguro Residencial vai trazer a segurança e o resguardo que você precisa para o seu lar.

 

Além das coberturas que são voltadas para sanar eventuais prejuízos à estrutura do imóvel, como incêndio e desmoronamento, existem diversas proteções que abrangem os bens valiosos que você possui no seu lar, como roubo e furto e danos elétricos. 

 

Isso sem contar o apoio das assistências técnicas e serviços emergenciais, que fazem o custo-benefício do seguro ser ainda mais atrativo! 

 

Considerando todas as vantagens oferecidas pelo Seguro Residencial, o valor investido na seguradora acaba se tornando muito vantajoso. Afinal, além de contar com a segurança das indenizações, você ainda garante mais tranquilidade para o seu dia a dia. 

Como contratar o seguro ideal? 

Na hora de encontrar o plano ideal para manter a sua casa segura, a definição das coberturas e serviços varia conforme o perfil do segurado. Confira alguns pontos importantes para você considerar na sua escolha: 

Para quem mora em família

Normalmente, o Seguro Residencial com coberturas adicionais, serviços emergenciais e assistenciais é mais indicado para quem mora em família. O mesmo vale para os moradores que passam bastante tempo em casa. 

 

Nesses casos, as chances de acionamento são muito maiores. Afinal, há mais probabilidade de um ralo entupir, de alguém ficar para o lado de fora de casa ou de um eletrodoméstico (que é usado com mais frequência) estragar, por exemplo.

Para quem mora sozinho

Em geral, aqueles que residem sozinhos em uma casa ou apartamento podem contratar apenas o Seguro Residencial com coberturas básicas. Elas incluem apenas incêndio, explosões e raios. Essa lógica também é válida para quem passa pouco tempo na residência.

 

Afinal, os eletrônicos e eletrodomésticos são menos utilizados, assim como os demais itens residenciais. Ou seja, eles têm menos chances de apresentar problemas. Em alguns casos, vale adicionar a cobertura para danos elétricos, já que eles podem ser causados por raios. 

Para quem possui eletrodomésticos e eletrônicos

Independentemente de você morar com mais pessoas ou de passar muito tempo dentro de casa, também é importante ficar atento à quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos na sua residência. 

 

Para protegê-los, recomenda-se adicionar a cobertura de danos elétricos. Ela pode ressarcir aparelhos danificados em caso de curto-circuito. Lembre-se que a cobertura para raios, presente nos planos básicos, é voltada apenas aos danos estruturais. 

Para quem não mora na casa

Se você possui uma residência em que não mora, como uma casa de praia ou de campo, por exemplo, também é possível protegê-la com o Seguro Residencial. Nesses casos, as coberturas básicas com adicional de cobertura para furto e roubo bastam.

 

Como esses locais ficam bastante tempo desocupados, eles se tornam mais suscetíveis a esse tipo de problema. Portanto, essa pode ser uma boa proteção para evitar prejuízos. 

Contrate seu Seguro Residencial com a Minuto Seguros

Gostou de descobrir tudo sobre Seguro Residencial? 

 

Garanta sua tranquilidade, faça a cotação do seu Seguro Residencial com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

 

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com nossos consultores.

5 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sair da versão mobile