Como funciona o seguro para Uber? Entenda aqui!

motorista uber Como funciona o seguro para Uber? Entenda aqui!

Desde que a Uber aterrissou em terras brasileiras em 2014, o cenário do transporte particular nunca mais foi o mesmo. A plataforma não apenas democratizou o acesso ao transporte individual, mas também abriu portas para uma nova forma de renda. Com mais de 22 milhões de usuários ativos, não é de se espantar que o número de motoristas cadastrados ultrapasse os 600 mil.

Ao entrar nesse universo, você também entra em uma estrada com alguns riscos. Quer saber como se proteger? Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber sobre seguros para motoristas da Uber.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Como funciona o seguro para motorista de Uber?

Quem dirige para aplicativos já deve ter pensando se é preciso ter um seguro. Essa é uma dúvida comum que rondam a mente dos motoristas. Se você se identifica com essas dúvidas, este artigo que vai esclarecer todas as questões sobre o seguro auto.

Desde que o aplicativo se instalou no Brasil, criou-se um novo nicho de mercado. Dessa forma, as seguradoras passaram a aceitar o seguro auto Uber, sendo que a principal questão é o enquadramento como uso comercial. Isto é, o veículo é utilizado como instrumento de trabalho.

Para fazer essa consulta na Minuto Seguros, selecione a opção “É usado para transporte de pessoas por aplicativo”.

motorista aplicativo Como funciona o seguro para Uber? Entenda aqui!

Também é preciso informar na “Utilização do veículo” que ele será usado em “Atividade comercial”.

utilizacao veiculo Como funciona o seguro para Uber? Entenda aqui!

Como escolher um seguro auto para Uber

Se você vai dirigir para a Uber, saiba que o Seguro APP é obrigatório. Ele cobre alguns pontos, mas é altamente recomendável que você também tenha um seguro mais completo, conhecido como seguro compreensivo.

Ao adicionar essas coberturas, você ganha proteções contra roubo, furto e acidentes, e ainda cobre danos a terceiros.

Para escolher o seguro auto você deve acompanhar os seguintes pontos:

  1. Entenda as opções de seguro: antes de tomar qualquer decisão, é crucial conhecer as categorias de seguro disponíveis para motoristas de Uber:
  2. Escolha as coberturas: após entender os tipos, escolha as coberturas que atendem às suas necessidades. Coberturas básicas como roubo, furto e assistência 24 horas são essenciais, mas considere também adicionais.
  3. Reputação da seguradora: opte por uma corretora de seguros confiável e bem avaliada. Uma boa prática é analisar as avaliações no Reclame Aqui.
  4. Leia a apólice com atenção: esteja ciente de todos os detalhes da sua apólice para evitar surpresas desagradáveis em caso de sinistros.
  5. Análise o valor da franquia: O valor da franquia e o custo da apólice estão inversamente relacionados. Escolha uma franquia que se encaixe no seu orçamento.
  6. Contrate apenas o necessário: Se você usa o carro com frequência, considere coberturas mais abrangentes. Se não, você pode optar por um plano mais enxuto para economizar.

Para tirar suas dúvidas sobre a escolha do seguro, leia nosso guia de como escolher seguro de carro ideal para seu perfil.

Dicas para contratar o seu seguro para Uber

Veja abaixo as principais dicas na hora de contratar um seguro auto se você trabalha como motorista no Uber.

1. Não cote o seguro aplicativo como se fosse um seguro ‘normal’

Ao cotar um seguro para Uber, é vital ser claro sobre o uso comercial do veículo. Ignorar esse passo pode resultar em custos mais elevados no futuro.

Se você não informar que o carro será usado para Uber, a seguradora pode negar indenizações em casos de sinistros. Portanto, sempre especifique o uso comercial na cotação para evitar problemas e garantir a cobertura adequada.

2. Mudança de seguro convencional para Uber 

Outra dúvida comum de quem deseja tornar-se motorista de aplicativo é o que fazer se ele já tem um seguro vigente. Primeiramente, analise se a sua seguradora aceita o enquadramento como Uber. Caso ela não tenha este tipo de aceitação, será necessário cancelar o seguro e fazer com outra empresa que aceite essa modalidade. Já se a sua seguradora atual trabalhar com seguro para Uber, será necessário realizar um endosso.

Para realizar o endosso, basta comunicar a sua corretora. Assim, apesar da alteração no valor do seguro, você estará protegido. Vale lembrar que na Minuto Seguros, este processo é rápido, fácil, e feito com todo o acompanhamento necessário.

3. Valor do seguro para Uber x valor do seguro convencional

Para você entender a diferença, fizemos um comparativo entre o seguro voltado para motoristas de Uber, e o seguro convencional. A análise foi baseada em um perfil médio: um homem de 35 anos, casado e sem filhos.

É importante frisar que os valores podem variar conforme as coberturas escolhidas e outros fatores. Portanto, essa comparação serve como um ponto de partida para entender as diferenças de custo entre as duas modalidades de seguro.

Veículo SEGURO PARA UBER SEGURO CONVENCIONAL
NOVO POLO COMFORTLINE TSI 1.0 FLEX AUT. 4P 2024 R$ 3.593,09

O perfil das simulações acima foi feito com o seguinte perfil:

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona o seguro para Uber? Mande para gente por meio dos comentários abaixo!

Se ainda tiver dúvidas sobre o seguro auto para Uber é só deixar seu comentário que terei prazer em ajudar.

46 comentários sobre “Como funciona o seguro para Uber? Entenda aqui!

      1. meu carro categoria aluguel mais não ultilizo como taxi, o seguro e obrigatório por uso taxi ou pode ser comercial e se por uso particular a vistoria recusa? e se aceitar terei cobertura no sinistro?

  1. Boa noite!

    Tenho um seguro convencional. Dirijo UBER eventualmente nos finais de semana apenas. Durante a semana uso o carro normalmente. Minha dúvida é: caso ocorra um sinistro num dia normal no qual não estou dirigindo para o UBER, o seguro vai cobrir? Ou só pelo fato do carro estar cadastrado no UBER já perde a cobertura?

    1. Oi, Geovani, como vai? Como a utilização do veículo como Uber tem mais risco (batidas, roubos e etc.) do que uma utilização não comercial, você deve, obrigatoriamente, modificar o seu seguro. Se você não informar para seguradora que o veículo é utilizado como Uber (mesmo apenas aos finais de semana) a sua cobertura estará comprometida, inclusive quando você estiver utilizando o seu veículo para o uso pessoal, pois você está pagando um valor menor no seu seguro, por não contemplar a utilização como Uber. Recomendamos que, o quanto antes, você procure o seu corretor e solicite essa alteração.

  2. Na hora de fazer o seguro do veículo, deve-se incluir obrigatoriamente também o seguro app ou seria duplicidade com o seguro upp que o motorista já paga? Em caso de também ser obrigatório, o mínimo para o app do veículo também é R$ 50.000? Obrigado.

    1. Oi, Sergio, tudo bem? O motorista do Uber não precisa incluir no seguro do veículo a cobertura de APP (Acidentes Pessoais aos Passageiros) se ele já tiver contratado um seguro especifico de APP.

    1. Oi, Benicio, como vai? Você pode contratar um seguro APP aqui na Minuto, mesmo. Entre em contato com a gente pelo 0300 773 3000 e explique a sua situação. Um de nossos consultores terá prazer em ajudá-lo. Se precisar de mais alguma coisa, pode voltar a nos procurar.

  3. Boa tarde! É verdade que as seguradoras só aceitam fazer seguro Uber somente para um motorista? Gostaria de fazer um seguro para mim e outro motorista, pois um vai trabalhar durante o dia e o durante à noite. Estou me referindo ao seguro completo mais o APP. Obrigado.

    1. Francisco, como vai? É possível, sim, indicar mais de um motorista para estar na apólice de seguro, mas isso depende da seguradora. Já o APP é seguro de acidentes pessoais para o passageiro. Não tem muita relação com o condutor, por isso, não há problemas. Mas, como dito, depende da seguradora.

    1. Flávia, como vai? Você precisa falar com o seu corretor para que ele enquadre o seu carro na categoria específica para Uber. Se você for cliente da Minuto, pode entrar em contato com a gente para darmos o suporte necessário pelo 0300 773 3000.

  4. Gostei muito dos esclarecimentos simples de entender e prático.vcs estão de parabéns por ajuda o consumidor a fazer oq ele acha mas simples e claro para ele .
    Parabéns pelas dicas .

  5. boa tarde , pra fazer um seguro de uber fica em media qntos reais ?
    pra trabalhar diariamente , e lazer , ex : supermercados , shoppings , restaurantes e etc …

    1. Oi, Lincoln, como vai? Isso varia bastante, pois é necessário avaliar diversos pontos, como o modelo do carro, região de maior circulação, idade, tempo de carta, ano do veículo, etc. Ligue para gente que passamos uma cotação detalhada. O nosso número é o 0300 733 3000.

    1. Katheleen, neste acaso é melhor você se informar diretamente com a Uber. Mas, pelo que entendemos, será necessário enviar a apólice de seguro.

  6. Boa noite, trabalhei com o aplicativo do UBER por dois meses porém tinha Seguro convencional, quando fiquei sabendo que meu carro estava descoberto cancelei minha conta da Uber, mais rápido possível e agora que não trabalho mais com o aplicativo meu carro está coberto normalmente?

    1. Leonardo, se você não tiver realizado nenhuma alteração no seu seguro, sim, você esta coberto normalmente como de inicio de vigência.

  7. Olá boa noite!
    Minha dúvida é a seguinte, quero ser motorista da uber. Meu carro não tem seguro nenhum, minha dúvida é a seguinte: pra poder trabalhar eu preciso apenas do seguro APP ? É isso?

  8. Como informar um sinistro a uber sofri um acidente semana passada e não estou conseguindo informar a uber alguém pode me responder ai obrigado

    1. Olá, Romeu, tudo bem? Você deve visitar o site da Uber, entrar no campo de “ajuda. Dessa forma, você poderá entrar em contato com eles via e-mail, ou se preferir ligue para 0800 591 7045 ou 0800 591 1032 para falar com um atendente.

  9. Meu esposo faleceu de infarto ele trabalhava como Uber diariamente , deixou um filho de 6 anos e eu esposa estou desempregada quero saber se tenho direito , o mesmo faleceu pela manhã em casa antes de ir trabalha??

    1. Olá, Adriana, tudo bem? Lamentamos pela perda, recomendamos que você consulte o seu corretor para esclarecer qual as coberturas possuí o seguro contratado.

  10. Boa noite sou motorista de aplicativos meu seguro e Ituram e não tem nada especificando que sou motorista de aplicativos e no contrato esta escrito: tipo de veículo passeio e utilitário estou coberto pelo seguro

    1. Olá, Wagner, tudo bem? É de extrema importância esclarecer no contrato do seguro quais são suas atividades com o veículo. Recomendamos que verifique com o seu corretor sobre este detalhe.

    1. Pedro, em qualquer alteração de atividade com o seu veículo você deve comunicar ao seu corretor para que seja feito a alteração dos dados.

  11. Boa noite
    Contratei um seguro e através de e-mail informei que seria para veículo que trabalharia na Uber, eles me retornaram informando qual campo identificava que o veículo seria utilizado para trabalho, porém o corretor colocou em letras miúdas acima do endereço onde resido que o veículo rodaria na região em 85%, que creio não estar correto,entendo que o veículo de trabalho com app não deveria ter esta margem, pois é utilizado em quase todas as cidades inclusive na grande sp e roda por mais tempo a trabalho doque fica na residência, gostaria de saber como deveria ser identificado corretamente na apólice este percentual? Poderiam me orientar por gentileza ?

    1. Olá, Stela, como vai? É preciso que entre em contato com os eu corretor para que ele faça a alteração na sua apólice do seguro, e coloque informações coerentes com o real uso do automóvel. Pois caso o contrário, a seguradora pode negar uma indenização dependendo do sinistro.

  12. olá boa noite, fui assaltado enquanto trabalhava no uber, mas não fiz a alteração pois não trabalhava no uber antes da renovação. Posso está com a cobertura comprometida?

    1. Olá, Felipe, como vai? Sim, independentemente de qual seja a alteração nas atividades realizadas com o veículo, é preciso comunicar a seguradora para que haja o endosso na sua apólice.

  13. Minha duvida é a seguinte as empresas app como Uber e 99 podem passar informações para as seguradoras? Se não gostaria de saber como as seguradoras sabem se o motorista estava ou não trabalhando com app?

    1. Marcelo, tudo bem? As seguradoras têm funcionários especialistas em análises de sinistros, que podem comprovar, ou não, a veracidade dos fatos. Não temos a informação se os aplicativos podem passar determinadas informações, mas, sim, é possível descobrir se o motorista estava trabalhando ou não. O mais indicado e correto é, no momento de cotar o seguro, informar que você usa o carro como instrumento de trabalho e não correr o risco de não ser indenizado. Às vezes, a mudança de custos é mínima e a garantia é 100%.

  14. Olá,tenho um irmão que começou a trabalhar na Uber ele possui uma apólice de seguro de vida de mais de cinco anos se ocorrer um sinistro grave tipo um passageiro tentar matar para roubar o carro a seguradora poderá negar o pagamento de indenização alegando que ele está trabalhando em outra categoria de trabalho?

    1. Charlotte, tudo bem? É importante verificar se a seguradora que o seu irmão tem seguro aceita esse tipo de risco. Vale a pena entrar em contato para saber sobre a aceitação de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *