Seguro para carros antigos: como funciona, preço e quem faz

Mulher fazendo cotação de seguro auto online
Quer saber como funciona o seguro para carros antigos? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, entenda a diferença desse tipo de cobertura e o que influencia no preço do seguro. Confira!

Segundo dados do Sindipeças, a idade média da frota de carros no Brasil é de 9 anos e 6 meses. No entanto, na hora de contratar um seguro sempre surgem dúvidas sobre como funciona o seguro para carros com mais de 10 anos.

Para te apoiar nesse momento, selecionamos neste texto tudo o que você precisa saber sobre o seguro auto para carros mais velhos. Continue lendo e descubra!

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por que contratar seguro para carro antigo?

Carros antigos, assim como qualquer outro veículo, precisa estar resguardado por um seguro auto. Por mais antigo que ele seja, é um patrimônio e precisa de proteção. veículo está protegido é fundamental.

Isso porque imprevistos podem acontecer com todos os tipos de carros, sejam eles novos, seminovos ou usados. As seguradoras têm inúmeros produtos que, certamente, irão se adequar ao seu carro e a idade dele. Como dito no tópico anterior, muitas seguradoras já criaram pacotes exclusivos para carros antigos.

A Minuto Seguros trabalha com mais de 17 seguradoras altamente qualificadas e prontas para montar um plano para suas necessidades.

Como funciona o seguro para carros antigos? 

Esse tipo de seguro busca considerar o valor de mercado do veículo e o processo de depreciação. Portanto, o automóvel pode desvalorizar, por exemplo, nos primeiros 5 anos e tende a se estabilizar após esse tempo. Aliás, são questões que dependem de cada modelo de carro.

A grande questão é que existe seguro para carros mais velhos, sim, porém não é uma solução oferecida por todas as seguradoras. Nesse sentido, quem espera que o seguro de um carro novo seja mais caro do que o do carro antigo está enganado.

Isso acontece porque carro antigo possui mais chances de sofrer sinistros e suas peças são mais dificeis de encontrar. Por exemplo, se o carro já saiu de linha, a reposição de itens pode sair com valor mais alto.

Sendo assim, você encontra ofertas de seguro para carros com mais de 10 anos de fabricação, mas ele tende a ser mais caros.

Seguradoras que ofecerem seguro para carros antigos

O serviço de seguros para carros mais velhos pode ser considerado recente no mercado. Somente nos últimos anos essa frente ganhou mais relevância. Por esse motivo, é fundamental  checar se a seguradora que você está cogitando contratar conta com esse tipo de seguro. 

Abaixo, destacamos algumas seguradoras que oferecem esses serviços em suas atividades. Confira!

Itaú Seguros

logo itau seguros 17 melhores seguradoras no Brasil em 2023
Nota no Reclame Aqui: 7,8

O serviço de seguro para carros mais velhos oferecido pela Itaú cobre automóveis de passeio nacionais que contem com o limite de 26 anos de fabricação. Esse modelo está disponível no plano Itaú Seguro Auto Roubo.

Confira alguns benefícios:

  • Parcelamento em até 10 vezes sem juros ou em 12 parcelas com juros;
  • Assistência 24 horas, com limite de até três utilizações durante a vigência do contrato, dispondo de: chaveiro, guincho para até 100 km, socorro emergencial, pane seca e troca de pneus;
  • Cobertura opcional.

Cote grátis seu seguro auto

Porto Seguro

porto seguro logo 17 melhores seguradoras no Brasil em 2023

Nota no Reclame Aqui: 7,2

Muito tradicional no mercado brasileiro de seguros, a Porto Seguro oferece grande variedade de produtos. No quesito seguro auto, as opções são vastas e abrangentes. Alguns dos planos são o Seguro Auto, Seguro Auto Jovem e Seguro Auto Sênior.

Em relação aos benefícios da Porto Seguros, destacamos: 

  • Possibilidade de coberturas básicas;
  • Opção de contratar cobertura para acidentes pessoais de passageiros e responsabilidade civil facultativa.

Cote grátis seu seguro auto

Azul Seguros

azul seguros logo 1 17 melhores seguradoras no Brasil em 2023Nota no Reclame Aqui: 7,1

Componente ilustre do Grupo Porto Seguro desde meados de 2003, a Azul Seguros é uma seguradora que, hoje, possui uma cartela de clientes que ultrapassa a casa dos 2 milhões de veículos cobertos, além de mais de 30 mil corretores parceiros.

As vantagens mais significativas do plano da Azul Seguros são: 

  • Oferece desconto para o pagamento da franquia em rede referenciada, em caso de sinistro, tanto para pagamento à vista ou em até três parcelas;
  • Contratação pode ser feita em até 100% sobre o valor da Tabela Fipe;
  • Possibilidade da contratação de coberturas extras, incluindo lanternas, vidros, faróis, retrovisores e outros.

Cote grátis seu seguro auto

Todas essas corretoras fazem seguros para carros até 2008, mas se você precisar de um seguro para veículos mais antigos do que isso o ideal é entrar em contato com um corretor da Minuto Seguros via o número 0800 882 0656.

Como contratar seguros para carros antigos? 

Para contratar seguros para carros antigos de maneira assertiva, você não pode fechar negócio com a primeira empresa que surgir na sua frente.

É necessário realizar uma cotação com diversas alternativas, examinando os prós e contras de cada uma, bem como valores e coberturas oferecidas. Por isso recomendamos que você faça uma cotação grátis do seguro na Minuto.

Conheça algumas das vantagens de cotar seu seguro com a Minuto:

  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras em um único local;
  • Bicampeões Prêmio Reclame AQUI: ganhamos em 2021, pela segunda vez, o Prêmio Reclame AQUI de melhor empresa de seguro online. Um reconhecimento pela excelência do nosso atendimento.
  • Confiança: Somos a maior corretora online do Brasil. Oferecemos soluções de seguros para proteger suas conquistas de forma simples, rápida e econômica.
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o perfil de cada cliente;
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone.

Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as resposas para as principais dúvidas sobre seguro para carros antigos.

É possível fazer seguro carros antigos com mais de 20 anos?

Sim, é possível fazer um seguro de carros com mais de 20 anos, mas isso não é uma tarefa fácil. Como já explicamos, quanto mais velho o veículo, maior é dificuldade para encontrar peças de reposição em caso de sinistro.

Se precisar de um seguro para modelos com mais de 20 anos você deve entrar em contato com um corretor da Minuto Seguros via o número 0800 882 0656.

Por que carros antigos tem o seguro mais caro?

Essa questão é simples: os carros antigos, no momento de sinistro de perda parcial, apresentam peças de reparo mais difíceis de serem encontradas.

Se o carro já saiu de linha, a dificuldade aumenta, impactando diretamente no preço.

Todos carros antigos podem fazer seguro?

Algumas seguradoras, por conta da idade do carro, não fazem seguro para veículos com mais de 20 anos de fabricação. Nesses casos, o mais indicado é ter, pelo menos, um seguro para terceiros.

Além de contratar o seguro para terceiros, você pode contrar um seguro com rastreador, que é uma opção mais viável para carros antigos. O seguro com rastreador também é uma forma de baratear o preço.

Qual a diferença entre carros antigos, usados e seminovos?

Antes de você decidir sobre o seguro para carros mais velhos, saberia diferenciar um veículo usado, antigo e seminovo?

  • Seminovo: um automóvel seminovo possui menos de três anos de fabricação. Além disso, ele é marcado por 20 mil quilômetros rodados, pois, passando disso, já é visto como um carro usado.
  • Usado: o automóvel usado, por sua vez, é aquele com mais de 20 mil quilômetros rodados, mais de 3 anos desde sua fabricação. O estado estado de seus itens, como lataria, motor e câmbio também é levado em conta.
  • Antigos: os modelos que saíram de linha e não são mais fabricados ficaram conhecidos como carros antigos.

Ainda na dúvida sobre seguro para carros antigos? Então deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *