Como é o seguro de carros usados? É mais caro do que para carros novos?

Para comprar um veículo, todos os proprietários devem fazer uma extensa pesquisa para saber qual o negócio mais vantajoso. Por isso, deve-se avaliar se tem um bom valor de revenda, seu consumo de combustível, se sua manutenção é cara e, também o preço do seguro. No caso de veículo antigo, o valor será mais alto que um novo?  Para entender como é o cálculo do seguro de carros usados e se ele é mais caro do que o de um automóvel zero, continue lendo abaixo.

carros

Mas, antes de falar sobre o preço do seguro de carros usados em si, é necessário salientar a importância que o seguro auto tem para todos os veículos. Afinal, no dia a dia todos estamos expostos a riscos, como sofrer roubo e furto ou colidir com outros veículos, por exemplo. Em casos como esses, quem possui seguro vai receber todo o apoio para não sair no prejuízo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Portanto, faça a sua cotação com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba planos de acordo com a sua necessidade, seu perfil e utilização do carro. Cotamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do mercado. Dessa forma, garantimos uma proposta ideal que esteja de acordo com o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Seguro para carros usados x carros novos

Existe uma série de fatores que influenciam no preço do seguro. Afinal, trata-se de um produto especial, que avalia o perfil do motorista, modelo do carro e diversos outros itens. O ano de fabricação do veículo também é levado em conta no cálculo do preço por parte das seguradoras. Um carro zero quilômetro, por exemplo, tende a ter menos problemas mecânicos do que um usado, além de possibilitar uma maior chance de suas peças serem encontradas para eventuais trocas. Por isso, a possibilidade do seu seguro possuir um custo menor é alta.

Mas, ao comparar o preço do seguro de carros usados com o de novos, é preciso ficar atento a uma informação específica: o quanto o valor do seguro representa diante do preço de mercado do veículo? 

Em números absolutos, automóveis que acabam de sair da concessionária podem ter o prêmio do seguro mais elevado. Contudo, é necessário avaliar a sua porcentagem em relação ao quanto custa o automóvel para saber se está mais barato ou mais caro.

Tabela comparativa do seguro de carros usados

Para ajudar a avaliar se o seguro de carros usados é mais caro ou mais barato que o de veículos novos, fizemos uma simulação, como você pode ver na tabela abaixo.

tabela seguro de carros usados

*Perfil utilizado nas cotações: Homem casado, 35 anos, residente em São Paulo/SP

Para realizar os comparativos, utilizamos como referência o Gol, carro que está entre os mais vendidos de 2019 e sempre foi uma das preferências dos brasileiros. Na tabela, é possível observar que, quanto mais antigo o carro, mais alta é a porcentagem que o preço do seguro representa em relação ao seu valor de mercado. A versão de 2015, por exemplo, supera o modelo zero quilômetro até em números absolutos. Ou seja, no caso do carro da Volkswagen, o seguro de carros usados é mais caro do que o de novos.

Quais fatores impactam nessa diferença de preços?

Como mencionamos anteriormente, as seguradoras consideram que os carros zero quilômetro possuem menos riscos de apresentar problemas mecânicos. Dessa forma, as possibilidades dele sofrer um sinistro por conta de defeitos é menor. Já quanto mais antigo é o carro, estima-se que manutenções e troca de peças sejam mais recorrentes.

Aliás, por falar em peças, elas também são um fator relevante na mensuração do preço de seguro de carros usados. À medida que o modelo fica mais antigo, mais difícil é encontrar os componentes certos para realizar as trocas. Esse fator faz com que eventuais reparos fiquem mais caros. 

seguro de carros usados

Além disso, quanto mais raras são as peças de um carro, mais ele se torna visado por ladrões. Isso acontece porque, muitas vezes, os componentes desses veículos são de grande valor para desmanches ilegais, justamente por serem tão escassos. Dessa forma, o fato do veículo ser um forte alvo de bandidos faz com que haja uma elevação no preço do seguro. Para automóvel fora de linha, então, a tendência é de ser ainda mais procurado por bandidos a fim de movimentar o mercado de peças roubadas. 

Existe diferença de cobertura para carros usados e novos?

As coberturas escolhidas no momento da contratação do seguro auto devem ser adequadas às necessidades do cliente. Não existe uma diferenciação somente por se tratar de veículos zero quilômetro ou mais antigos. Por isso, é necessário fazer uma análise para saber quais são as situações em que o automóvel possa ficar mais exposto, a fim de protegê-lo da melhor forma possível. 

As opções de seguros para carro são várias e as coberturas vão desde roubo e furto até colisões, seguro para terceiros, danos contra vidros, carro reserva, entre outros. A dica é estar em contato com uma corretora de confiança, como a Minuto Seguros, para prestar toda a assessoria necessária. Até porque é preciso que o proprietário do automóvel saiba de tudo exatamente o que estará coberto em sua apólice e quando pode acionar o que foi contratado. 

Quais são os fatores que influenciam no preço do seguro?

Já citamos anteriormente alguns dos fatores que são levados em conta para o cálculo do preço do seguro. Entretanto, trazemos agora de forma um pouco mais detalhada. 

O perfil do motorista é um dos principais fatores. Ou seja, sua idade e histórico como condutor, por exemplo, são fatores relevantes. Além disso, o modelo e ano do carro são considerados, assim como o índice de roubos e furtos da região onde o veículo passa a noite, por exemplo. São esses e diversos outros itens que vão determinar o valor do seguro de carros usados e também dos novos. 

Ficou com alguma dúvida sobre o seguro de carros usados? Mande pra gente por meio dos comentários abaixo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *