1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro com rastreador: 6 vantagens de utilizar essa modalidade

motorista seguindo trajeto por meio de GPS no smartphone

Quer tirar suas dúvidas sobre seguro com rastreador? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar tudo que você precisa saber para evitar problemas.

Segundo um artigo do site de notícias UOL, o roubo de carros cresceu 15% no primeiro semestre de 2021  se comparado com o ano anterior. Esse crescimento anual não é algo inédito, infelizmente. Mas como os proprietários de veículos podem se proteger? Uma das maneiras é por meio do seguro com rastreador.

Neste artigo, explicaremos como funciona e as vantagens desse tipo de proteção. Falaremos também sobre a diferença entre o rastreador de carro e outros dispositivos de segurança. Acompanhe os próximos tópicos!

Ainda sem seguro para seu carro?
Cote grátis seu seguro auto com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil, e receba cotações de até 16 seguradoras de uma só vez.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

O que é rastreador veicular?

O rastreamento veicular funciona por meio de um sistema implantado no veículo, que torna possível localizá-lo em tempo real pela central da empresa responsável pelo rastreador.  

 Existem duas maneiras de realizar o rastreamento veicular. Uma delas é utilizar o rastreador por GPS, o mais comum dos modelos. Esse sistema usa uma rede composta por 24 satélites que identifica o posicionamento global do veículo e envia as informações exatas de localização coletadas para a central.

 A outra tecnologia de rastreamento veicular utilizada é a que funciona por meio de radiofrequência. Neste modelo, o aparelho instalado no carro é capaz de captar os sinais emitidos pelas ondas de rádio. Estes sinais, por sua vez, são formados por diversas antenas receptoras que estão dentro de uma determinada área. 

Uma terceira opção é o rastreador automotivo híbrido que engloba tanto o sistema GPS quanto o de radiofrequência. Muitos decidem instalar esse tipo de dispositivo por precaução. Em lugares onde o sinal do GPS é fraco, o aparelho utiliza a radiofrequência – e vice-versa. Dessa forma, o veículo não fica sem monitoramento.

Com o avanço da tecnologia, o rastreador veicular ganhou mais funcionalidades, por exemplo: monitoramento em tempo real do trânsito e telemetria. Por meio desse último recurso, o proprietário é avisado pelo sistema sobre a necessidade ou a proximidade de uma manutenção preventiva.

Diferença para outros aparelhos

Além do rastreador, existem outros dispositivos que podem ser instalados no carro para aumentar a segurança, bem próximos ao rastreador. Para que não haja confusão entre o que cada aparelho tem como função, indicaremos quais são as características dos bloqueadores e também dos localizadores.

 Começamos falando dos bloqueadores. Entre os três equipamentos, este é considerado o mais simples, pois sua única função é a de travar o veículo e impedir que ele continue o deslocamento. Quando o motorista é vítima de roubo ou furto, ele aciona a central, que por meio de frequências de rádio, emite um comando para que o carro seja bloqueado. 

Entre as vantagens desse tipo de dispositivo, podemos citar:

  • Segurança durante um assalto – o proprietário entrega as chaves para os criminosos, certo de que serão surpreendidos pelo bloqueio do veículo;
  • Mais tranquilidade ao estacionar – quando o carro é estacionado na rua, caso seja roubado, o dono fica tranquilo pois os criminosos não irão muito longe;
  • Sem alteração da originalidade – a instalação do aparelho não altera as características e nem o preço do seguro do automóvel. 

Já o localizador é um dispositivo mais avançado em relação aos bloqueadores, mas ainda inferior ao rastreamento veicular. Além de também possuir a função de travar o veículo, ele é capaz de identificar sua localização, porém não de forma tão precisa.

 Ele utiliza frequências de rádio, o que deixa seu alcance limitado a regiões metropolitanas e determinadas cidades que estão dentro das áreas de cobertura. Podemos destacar alguns benefícios do localizador, como:

  • Fácil instalação;
  • O custo costuma ser acessível;
  • Inserção de outras funcionalidades. Por exemplo, a delimitação de uma área urbana segura para dirigir. Quando o veículo sai desse perímetro (talvez ao ser dirigido pelo filho do proprietário), o sistema emite uma notificação de alerta para o dono. 

Ou seja, de todos os dispositivos disponíveis, o que agrega mais funções, é mais preciso e sofisticado, é o que realiza o rastreamento veicular. Ele é capaz de mostrar a localização de forma mais precisa, além de armazenar informações sobre todo o trajeto percorrido pelo automóvel.   

Importância do seguro auto

No trânsito brasileiro, existem riscos que vão além de roubo e furto. Casos de atropelamento, colisões e quebra do veículo, por exemplo, acontecem todos os dias, principalmente nos horários de pico durante a semana. 

Esses eventos podem ocorrer com qualquer pessoa em um momento inesperado. Quando o proprietário tem um seguro auto, fica protegido e obtêm as seguintes coberturas:

  • Danos a terceiros – cobertura dos prejuízos causados ao outro motorista em um acidente;
  • Danos naturais – alagamentos, quedas de árvores, granizo etc.;
  • Assistência 24 horas – guincho para rebocar o carro;
  • Perda total ou parcial – indenização pelos danos causados no veículo. No caso de perda total, o proprietário é ressarcido com o valor do carro segundo a tabela oficial da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Por isso, é imprescindível contratar um seguro auto para contar com uma proteção que englobe o maior número possível de sinistros.

Vantagens do seguro com rastreador

Para gerar a maior proteção possível para o automóvel, o ideal é contratar um seguro com rastreador. Mas quais são os benefícios disso? A seguir, elencamos os principais.

1. Segurança

Utilizar o rastreamento veicular no seu carro traz inúmeros benefícios. O mais importante deles refere-se à segurança. No caso de um sequestro, por exemplo, é possível encontrar a localização do automóvel precisamente em tempo real após a central ser notificada.

Dessa forma, a informação pode ser transmitida às autoridades responsáveis pela busca e tem seu trabalho facilitado. Além disso, é possível que roubos e furtos sejam dificultados e até mesmo evitados.

2. Economia no seguro

Uma das vantagens de instalar o rastreador no veículo é o fato das seguradoras oferecerem um desconto no seguro para carros que já possuem o acessório.

As chances de recuperar um automóvel que foi furtado ou roubado são muito maiores quando contam com a ajuda do rastreador para mostrar a sua localização. Essa informação é transmitida diretamente para as autoridades locais, assim, elas podem trabalhar para reaver o carro que foi subtraído.

Portanto, a melhor escolha é fazer a combinação do acessório e do serviço de proteção, contratando um seguro com rastreador.

3. Não passa por análise do perfil

Ao contratar um seguro convencional, é necessário passar por uma análise do perfil, que leva em conta a idade do condutor, tempo de habilitação, local onde a pessoa reside, entre outros dados. O objetivo é avaliar se o cliente possui um perfil que apresente riscos. O resultado dessa análise determinará o preço final do seguro.

Na contratação do seguro com rastreador, não é realizado o questionário para a coleta de dados, pois o próprio serviço já possui um preço único caso contratado diretamente com a seguradora. Portanto, a análise não é necessária. Isso pode ser muito vantajoso para motoristas cujo perfil indique altos índices de sinistralidade, situação comum para pessoas que estão na faixa etária de 18 a 24 anos, por exemplo.

4. Rastreamento online

Muitos fatores ajudam na recuperação de um veículo roubado, e as informações de localização estão entre as principais. Com o auxílio sendo prestado no momento exato em que houve um roubo ou furto, as autoridades têm mais chances de ter sucesso para encontrar e reaver o automóvel.

As empresas contratadas para o monitoramento do veículo oferecem suporte de 24 horas por dia. Assim, o segurado pode localizar o seu carro por meio de aplicativos a qualquer momento do dia com facilidade.

5. Recuperação em caso de roubo ou furto

Com o rastreador instalado, as chances de recuperação do veículo após um sinistro de roubo ou furto são maiores. Quando o aparelho é instalado, a central tem acesso em tempo real às informações referentes à localização, como mencionado anteriormente.

Assim, se o carro for roubado ou furtado, é possível não apenas identificar onde o automóvel se encontra, como também paralisá-lo caso o serviço de bloqueio também faça parte do que foi contratado.

6. Vantajoso para empresas

Para quem possui uma empresa com frota de carros, o rastreamento veicular é extremamente vantajoso. Além de ser útil nos casos mencionados acima, ele possibilita o controle sobre cada automóvel utilizado pela companhia. 

Dessa forma, é possível constatar se o veículo foi utilizado de forma indevida, por exemplo, caso ele não esteja dentro do percurso programado para a realização do trabalho. Isso é possível pois as informações obtidas pelo aparelho englobam velocidade média de deslocamento, rota utilizada, período em que o carro ficou parado, entre outros dados úteis. 

Não existe dinheiro no mundo que pague a sensação de tranquilidade ao sabermos que nossos bens estão seguros. Sendo assim, o melhor a fazer é contratar um seguro com rastreador. Dessa forma, o proprietário une segurança com economia e o resultado dessa junção é um excelente custo-benefício.

O que achou do nosso artigo? Entendeu como funciona o seguro com rastreador? Se ainda tiver dúvidas é só deixar seu comentário!

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 773 3000 para falar com um de nossos consultores.

5 / 1 voto

[addtoany]

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.