Seguro com rastreador: como funciona, vantagens e preço

motorista seguindo trajeto por meio de GPS no smartphone
Quer saber como funciona o seguro com rastreador? Então você está no lugar certo. Veja tudo que você precisa saber sobre ele.

Segundo o Monitor da Violência do g1, o estado de São Paulo tem 15 veículos roubados ou furtados por hora. No primeiro semestre de 2023 foram mais de 65 mil ocorrências, um crescimento de 3% em relação a 2022.

Esse crescimento sublinha a importância do seguro com rastreador, uma realidade não só em São Paulo mas em todo o país.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

O que é o rastreador veicular?

O rasteador veicular é parte de um sistema implantado no veículo, que permite localizá-lo em tempo real.

Existem três maneiras de realizar o rastreamento veicular:

  • Rastreador por GPS: esse sistema usa uma rede de satélites que identifica a posição do veículo e envia a localização para a central.
  • Rastreador por radiofrequência: neste modelo, o aparelho instalado no carro é capaz de captar os sinais emitidos pelas ondas de rádio. Estes sinais, por sua vez, são formados por diversas antenas receptoras que estão em uma determinada área.
  • Rastreador automotivo híbrido: essa opção engloba tanto o sistema GPS quanto o de radiofrequência. Muitos decidem instalar esse tipo de dispositivo por precaução. Em lugares onde o sinal do GPS é fraco, o aparelho utiliza a radiofrequência – e vice-versa. Dessa forma, o veículo não fica sem monitoramento.

Com o avanço da tecnologia, o rastreador veicular ganhou mais funcionalidades, por exemplo: monitoramento em tempo real do trânsito e telemetria. Por meio desse último recurso, o proprietário é avisado pelo sistema sobre a necessidade ou a proximidade de uma manutenção preventiva.

Veja abaixo, você entende de um jeito bem simples o funcionamento de um rastreador e quais são esses novos recursos.

Não existe dinheiro no mundo que pague a sensação de tranquilidade ao sabermos que nossos bens estão seguros. Sendo assim, o melhor a fazer é contratar um seguro com rastreador. Dessa forma, o proprietário une segurança com economia e o resultado dessa junção é um excelente custo-benefício.

Qual seguradora tem rastreador?

No Brasil, algumas seguradoras oferecem opções de seguro auto que incluem serviços de rastreamento veicular.

Entre as que podem oferecer seguro com rastreador estão:

Vantagens do seguro com rastreador

Para gerar a maior proteção possível para o automóvel, o ideal é contratar um seguro com rastreador. Mas quais são os benefícios disso? A seguir, elencamos os principais.

Segurança

Utilizar o rastreamento veicular no seu carro traz inúmeros benefícios. O mais importante deles refere-se à segurança. No caso de um sequestro, por exemplo, é possível encontrar a localização do automóvel precisamente em tempo real após a central ser notificada.

Dessa forma, a informação pode ser transmitida às autoridades responsáveis pela busca, com seu trabalho facilitado. Além disso, é possível que roubos e furtos sejam dificultados e até mesmo evitados.

Economia no seguro

Ter o rastreador possibilita que as seguradoras ofereçam um desconto no seguro. Isso é possível porque as chances de recuperar um automóvel que foi furtado ou roubado são muito maiores com o rastreador.

Rastreamento online

As empresas contratadas para o monitoramento do veículo oferecem suporte de 24 horas por dia. Assim, o segurado pode localizar o seu carro por meio de aplicativos a qualquer momento do dia com facilidade.

Recuperação em caso de roubo ou furto

Com o rastreador instalado, as chances de recuperação do veículo após um sinistro de roubo ou furto são maiores. Quando o aparelho é instalado, a central tem acesso em tempo real às informações referentes à localização, como mencionado anteriormente.

Vantajoso para empresas

Para quem possui uma empresa com frota de carros, o rastreamento veicular é extremamente vantajoso. Além de ser útil nos casos mencionados acima, ele possibilita o controle sobre cada automóvel utilizado pela companhia.

Quanto custa um rastreador com seguro?

Para saber quanto custa essa modalidade de seguro você pode fazer uma cotação grátis na Minuto Seguros.

Além de ser um processo simples, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiança: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Economizar até 30%: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras em um único lugar;

Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre seguro com rastreador.

Quanto custa em média um rastreador?

O preço do rastreador pode variar bastante de acordo com sua localidade, mas ele costuma ser acessível. Em junho de 2023, a média do preço desse aparelho variava entre R$57,90 a R$169,00 em empresas como a Ituran.

Existem rastreadores que não possuem mensalidade, porém estes não contam com monitoramento externo, o que diminui a chance de localizar o carro.

Qual a diferença do rastreador para outros aparelhos?

Além do rastreador, existem outros dispositivos que podem ser instalados no carro para aumentar a segurança, bem próximos ao rastreador. Para não haver confusão entre o que cada aparelho tem como função, indicaremos quais são as características dos bloqueadores e localizadores. Vamos lá:

  • Bloqueador: sua única função é a de travar o veículo e impedir que ele continue o deslocamento. Para isto basta acionar a central, que por meio de frequências de rádio, emite um comando para que o carro seja bloqueado.
  • Localizador: ele utiliza frequências de rádio para identificar sua localização, mas isso deixa seu alcance limitado as áreas de cobertura.

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o seguro com rastreador. Se ainda tiver perguntas, por favor, deixe seu comentário e ajudaremos a esclarecer!

Um comentário em “Seguro com rastreador: como funciona, vantagens e preço

  1. Sem dúvida, as novas tecnologias de rastreamento via satélite são uma bênção para o monitoramento constante, especialmente em áreas remotas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *