Seguro para carro rebaixado ou modificado: como fazer e preço

carro rebaixado
Quer saber mais sobre seguro de carro rebaixado ou modificado? Então você está no lugar certo. Entenda como fazer seguro desse tipo de veículo e quais são os possíveis problemas.

É comum encontrar carros modificados pelas ruas das cidades brasileiras. Por estilo, esporte, motivos de trabalho ou segurança, diversos veículos sofrem modificações de seu estado original.

Seja mudar a pintura, rebaixar, colocar adesivos, neons, aerofólios ou turbinar o motor, todas essas modificações podem alterar o seguro auto.

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Nesta matéria mostraremos se é possível contratar seguro, quais modificações são permitidas e apontaremos os principais pontos que dificultam a realização do seguro.

É possível fazer seguro para carros rebaixados ou modificados?

Sim, você pode fazer um seguro para carros que foram modificados, mas nem todas as seguradoras oferecem esse tipo de cobertura. No geral, as que oferecem o seguro, estabelecem suas próprias regras e coberturas.

Normalmente, os preços dos seguros de carros tunados costumam ser mais altos do que os de não modificados. Sendo assim, é importante que o proprietário se informe bem sobre as regras do CONTRAN e das seguradoras antes de iniciar as alterações.

O primeiro passo para conseguir seu seguro é regularizar a prática de mudar as características do veículo. Para isso, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) produziu a resolução n0 292/2008. Garanta que seu carro tenha modificações que correspondam a essas regras oficiais.

Se precisa de ajuda para adaptar seu veículo, consulte nosso guia sobre como ter um carro modificado obedecendo às leis.

Quais as modificações permitidas e vedadas pelo CONTRAN?

Para esclarecer as normas do Conselho Nacional de Trânsito, veja abaixo o que é proibido em relação às modificações de veículos.

Motor

Não é proibido turbinar o motor do carro. Mas, para ser aceito pelo CONTRAN, é preciso:

  • Autorização do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN);
  • Vistoria realizada por uma oficina autorizada pelo DETRAN;
  • Laudo de aprovação e conclusão do processo.

Rodas e pneus

O CONTRAN não permite o aumento ou a diminuição do diâmetro externo do conjunto pneu e roda. Isso significa que, para permanecer nos parâmetros oficiais, se o aro for maior, a largura do pneu será diminuída — e vice-versa.

Faróis

As regras para os faróis são:

  • LED: o farol de led só é permitido em veículos que já contam com esse acessório original de fábrica. Não é possível modificar esse item, conforme a lei de trânsito nacional em vigência, sendo passível de punição.
  • Xenônio: proibida a instalação desse tipo de farol. Exceto para os carros que saíram de fábrica ou proprietários que emitiram o Certificado de Segurança Veicular (CSV) antes de 2011.

Insulfilm

Não é proibida a instalação de insulfilm. Desde que:

  • Vidros dos para-brisas e das demais áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo – não poderá ser inferior a 70%, anteriormente o limite era 75%;
  • Vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo – não existe percentual mínimo, anteriormente o limite era 28%.

Para saber mais sobre esses limites, consulte nosso guia sobre a legislação do Insulfim.

Rebaixamento

A altura mínima permitida para o rebaixamento do carro é de 100 mm (medidos do solo até o ponto mais baixo da carroceria ou chassi).

Cor

A cor pode ser alterada sem autorização do DETRAN, caso a nova tonalidade não cubra mais de 50% da superfície do veículo (os vidros são excluídos desse percentual).

Principais motivos para as seguradoras não realizaram o seguro

Existem algumas restrições que podem impedir você de contratar um seguro auto para modificados. Apesar de algumas modificações terem sido regularizadas pelo CONTRAN, esses veículos têm aceitação restrita com base em alguns argumentos:

  • Peças originais são retiradas do carro para a inserção de novos elementos que podem aumentar o risco de acidentes ou agravamento dos danos. Essas alterações afetam diversas características determinadas pela montadora do veículo (dirigibilidade, centro de gravidade, etc.).
  • O custo de reparação do veículo pode ser maior que o esperado devido às peças customizadas. As seguradoras também teriam dificuldade para avaliar o tamanho do prejuízo em caso de um sinistro.
  • Motoristas com perfil de direção mais agressiva tem maiores riscos de se envolverem em acidentes.

Com certeza, vale a pena fazer seguro carro modificado ou rebaixado, mas esteja ciente desse contexto.

Quanto custa o seguro para carro rebaixado ou modificado?

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Tire suas dúvidas

Veja as respostas sobre as principais dúvidas sobre como fazer seguro de carros rebaixados ou modificados.

Posso modificar o carro depois da vistoria?

Caso o veículo seja modificado depois da vistoria, se ocorrer um sinistro o veículo pode perder a cobertura. Isso porque o veículo já não são mais o mesmo do momento em que foi feita a apólice. Se for necessário fazer uma modificação no veículo, você deve avisar as alterações a seguradora.

Agora que você já sabe tudo sobre seguro para carros rebaixado ou modificado, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de deixar seu veículo seguro.